Veja Quais São As Dicas Fundamentais Para Quem Quer Ter Uma Horta Em Casa

Uma horta em um centro urbano é mais do que um privilégio.

Como Saber Se Frutas E Legumes Tem Aditivos? 10 Dicas Essenciais

Como Fazer Um Jardim Vertical Para Aproveitar Todos Os Cantos Da Sua Casa

Faz com que consumamos produtos alimentícios de mais qualidade, além de permitir que tenhamos contato com a terra e, de forma muito barata, que consigamos alimentos sem agrotóxicos e realmente orgânicos, sem qualquer tipo de comprometimento para a nossa saúde.

Assim, seja em jardins feitos em vasos ou mesmo no solo da casa, ter uma horta em casa pode não ser tarefas das mais simples e isso se deve a propriedades básicas de cada planta e suas características.

São diversos os fatores que podem interferir no processo de plantação e cuidados com a sua horta, mas hoje trouxemos algumas dicas que podem fazer toda a diferença no sucesso dessa sua empreitada. São dicas simples, mas que são muito importantes e que devem ser levadas em conta na hora de montar a sua horta.

Veja só:

1 – Uma horta precisa de sol

Infelizmente, quando moramos em uma cidade é muito difícil que tudo seja planejado de acordo com o nível de incidência solar durante o ano. Assim, é bem interessante que antes de fazer a sua horta, você perceba por alguns dias e durante o dia todo, quais são os locais de maior insolação em sua casa.

Vale a pena já ressaltar que uma horta requer pelo menos três horas de sol durante o dia, uma vez que é através da fotossíntese que a planta se mantém saudável e exuberante. Assim, é imprescindível que você mantenha-nas em exposição durante esse tempo e verifique a possibilidade de conseguir mais sol durante as outras épocas do ano.

Se você mora em um edifício, vale muito a pena considerar levar para reunião de condomínio a pauta da criação de uma horta em algum ponto estratégico do ambiente, como terraços. Lá, além da exposição solar por mais tempo, você consegue facilmente fazer coberturas a fim de manter as plantas resguardadas de intempéries.

Além disso, a horta coletiva pode ser uma forma incrível de atrair mais pessoas para a vida coletiva, além de também garantir mais mãos para manter e colher os frutos saudáveis dessa inciativa.

2 – As suas plantas precisarão de espaço

Então você analisou sua casa, a incidência de exposição solar e pelo tempo que ali fica insolado, você também conversou com seu síndico e conseguiram juntos convencer o grupo de moradores a aceitar a criação de uma horta coletiva.

Agora você tem um espaço grande, terra e mudas. É hora de começar a verificar coisas como, por exemplo, a quantidade de terra disponível para fazer o plantio ou transferência de suas plantas. Seja no vaso ou no solo, garanta antes de qualquer coisa o espaço que elas terão para se desenvolver.

E esse espaço não é somente o físico, mas também diz respeito à profundidade da cova que você terá de fazer para ali colocar suas plantinhas.

Esse passo é bem importante, já que uma muda de um tempero básico, como salsinha, precisa de pelo menos 15 cm de profundidade na terra para ali poder lançar e fixar suas raízes.

Também é primordial adequar essa profundidade ao espaço físico todo, uma vez que uma planta saudável e com essa garantia de espaço de solo, vai crescer, alcançando também certa altura.

3 – A drenagem será mais do que importante para a sua horta

Cuidar da forma de drenagem da sua horta é primordial para que ela seja um sucesso por mais tempo, fornecendo comida e temperos de qualidade para as pessoas que você ama.

E para ter mais sucesso nisso, faça o seguinte: forre sempre o fundo da sua horta com pedras e logo depois cubra-as com areia. É isso que vai fazer com que as raízes das suas plantas não encharquem e acabem por apodrecer antes mesmo de você aproveitar e saborear seus primeiros tomatinhos orgânicos.

Assim, logo depois de cobrir as pedras com a areia, é essencial que você coloque pelo menos o equivalente a três dedos de uma terra boa, escolhida de acordo com o que você pretende plantar. Aí então é só encaixar suas mudas e aí então cobrir a muda com um pouco mais de terra.

Esse tipo de técnica é muito importante, pois é ele que garante que você distribua as regas com mais uniformidade, além de fazer com que as plantas que não gostam muito de água se mantenham saudáveis por mais tempo.

Seguindo essas dicas simples é quase que uma certeza de que sua horta lhe renderá bons frutos, além de garantir que você e sua família tenham contato com as coisas mais simples, como a terra, a plantação e os cuidados que devemos ter com ela.

Desse jeito é saúde tanto no prato quanto na vida 😀


Publicado

em

por

Comentários

7 respostas para “Veja Quais São As Dicas Fundamentais Para Quem Quer Ter Uma Horta Em Casa”

  1. […] Veja Quais São As Dicas Fundamentais Para Quem Quer Ter Uma Horta Em Casa […]

  2. […] Leita também | Veja Quais São As Dicas Fundamentais Para Quem Quer Ter Uma Horta Em Casa […]

  3. […] Veja Quais São As Dicas Fundamentais Para Quem Quer Ter Uma Horta Em Casa […]

  4. […] Veja Quais São As Dicas Fundamentais Para Quem Quer Ter Uma Horta Em Casa […]

  5. […] Veja Quais São As Dicas Fundamentais Para Quem Quer Ter Uma Horta Em Casa […]

  6. […] Veja Quais São As Dicas Fundamentais Para Quem Quer Ter Uma Horta Em Casa […]

  7. […] Veja Quais São As Dicas Fundamentais Para Quem Quer Ter Uma Horta Em Casa […]