Conta De Luz Alta? Veja Como Diminuir

A conta de luz é uma das faturas mensais que mais tiram o sono de muitas pessoas.

Aprenda O Que Deve Ser Feito Para Organizar O Guarda-Roupas Agora Mesmo

Veja Quais São As Dicas Fundamentais Para Quem Quer Ter Uma Horta Em Casa

E ainda mais quando se fala tanto em crise e quando os preços estão sempre aumentando muito mais do que os nossos rendimentos, não é mesmo?

Mas algumas boas práticas que estão inseridas em um manual da Agência Nacional de Energia Elétrica – a Aneel – podem realmente salvar a sua vida financeira quando o assunto é a conta de luz e o melhor planejamento dos seus gastos, já que são vários os ladrões de energia que alimentamos em nossas casas.

Para saber como expulsar esses ladrões de suas finanças da sua casa, veja as nossas dicas de como tornar a sua casa mais eficiente no consumo de energia elétrica!

A conta de luz tá alta? Olhe já para o seu ar-condicionado

Se a sua cidade vive em um verão constante, acreditamos que já existe pelo menos um aparelho de ar-condicionado instalado em sua casa. No entanto, prestar atenção na forma do uso dele é mais do que importante caso você queira poupar na conta de luz.

Esse aparelho consome, pelo menos, 10 vezes mais energia que qualquer ventilador presente no mercado comum de eletrodomésticos. Assim, se você acha que é indispensável mesmo aliviar as temperaturas na sua casa, estude a possibilidade de instalar também esses aparelhos em sua casa, a fim de alternar o uso do ar-condicionado.

E para controlar ainda mais os gastos que o aparelho pode criar, verifique as condições de sua instalação, que deve, sempre, ser feita em um local com grande circulação de ar.

Outra dica fundamental é sempre manter portas e janelas fechadas, para que somente o ambiente em que você está seja refrigerado, bem como manter os filtros do aparelho sempre limpos, a fim de evitar sua sobrecarga.

Você adora um banho demorado? É melhor repensar isso

Se você é o tipo de pessoa que ama tomar banho quente e bem demorado, vale a pena reconsiderar essas suas duas preferências.

O primeiro dado que a Aneel traz em sua cartilha é que o tempo recomendado de banho é de apenas dez minutos – e ele é mais do que suficiente para dar conta de lavar o corpinho todo e até mesmo para dar uma boa relaxada.

Já o segundo dado, esse referente à temperatura, vale a pena deixar, sempre que seja possível, o chuveiro na posição de verão. Esse simples ato já faz com que haja uma economia de 30% na sua conta de energia elétrica.

 

Outras dicas importantes tem a ver com a manutenção do chuveiro, tais como fazer periodicamente a troca da resistência e sobre a limpeza de dutos e de buraquinhos por onde sai a água do chuveiro, já que isso aumenta a vazão da água e melhora consideravelmente a qualidade do seu banho.

Sabe a luz dos aparelhos que ficam em stand-by? Melhor tirar tudo da tomada

Aquela luzinha que fica ligada na sua TV por horas a fio, sem que ninguém a utilize, pode ser um grande ladrão do seu dinheiro e afetar consideravelmente a sua conta de luz.

Assim, sempre que você terminar de usar o seu microondas, TV, aparelho de som e até mesmo o carregador do seu celular, é melhor tirar tudo da fonte de energia elétrica.

Para descobrir o que pode ser retirado da tomada durante a madrugada, por exemplo, vale a pena desligar as luzes da casa e ir caminhando por ela, descobrindo quais são essas luzinhas que ficam por aí ligadas. Aí é só mesmo tirar tudo da tomada para economizar, já de cara, uma boa quantidade de dinheiro.

O microondas pode ser ótimo para aquecer algumas coisas, mas…

Embora ele seja uma mão na roda quando acordamos atrasados e sedentos por uma xícara de café antes de ir correndo para cuidar dos nossos compromissos, o microondas é um grande problema para a conta de luz.

Para você ter ideia, ele usa mais energia elétrica do que o ferro a vapor, que é um outro problema para quem quer economizar nessa conta.

Assim, vale muito a pena repensar também esse uso, porque dependendo do que você for cozinhar pode valer muito mais a pena usar o fogão convencional, o que pode ser também muito saudável do ponto de vista da sua saúde e não só do ponto de vista econômico.

Fogão cooktop é lindo, mas ele é um problema para a sua conta de luz

Por mais lindo, moderno, prático e incrível que possa ser ter um cooktop como esses que vemos por aí nos canais de culinária que adoramos, é melhor pensar bem na hora de investir em um: ele consome mais energia elétrica do que uma geladeira de duas portas e frost-free.

Ademais, ele consome 60 vezes mais energia do que um fogão a gás, do tipo mais convencional.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Conta De Luz Alta? Veja Como Diminuir”

  1. […] Veja dicas para diminuir a sua conta de luz e economizar […]