A Meditação Te Intriga? Veja 5 Formas De Começar

A meditação tem benefícios cientificamente comprovados para a saúde e para o bem-estar daquele que a pratica.

Estresse e ansiedade nunca mais

Dicas para reeducação alimentar familiar 

Se você se interessa pelas técnicas, formas e princípios da meditação, se ligue nesse post para aprender a fazer isso de forma cada vez melhor ou para sentir aquele empurrãozinho amigo se o caso for de ter a vontade de começar.

A meditação, temos certeza, só vai trazer vantagens para a forma que você vive, se relaciona e se entende consigo. E por mais diferente que possa ser do seu entendimento – e do de muitas pessoas -, a meditação não é só aquilo que se pratica sentado de pernas cruzadas no chão, em um lugar tranquilo e calmo.

Ela pode mesmo se ajustar à sua vida na cidade, à sua rotina corrida e ainda trazer os benefícios esperados de um longo ciclo de meditação. E tudo isso, claro, sem exigir nenhum tipo de gasto, sem exigir qualquer tipo de comprometimento mais elevado.

E essas dicas que trazemos hoje para quem deseja começar não vão tomar mais do que 15 minutos da sua vida e com a prática constante, com certeza você irá experimentar mudanças muito positivas, tais como a melhora na qualidade de vida, redução de quadro de ansiedade, stress, vai conseguir muito mais foco e ainda a sua saúde irá agradecer!

Meditação com mandalas coloridas

Mandalas são formas simétricas, fluídas, que representam o desprendimento do homem com as coisas físicas e materiais. Ao pintar uma mandala, efeitos terapêuticos se apresentam, como aumento da concentração, redução da ansiedade. E isso pode ser feito em qualquer lugar, mesmo com uma caneta de uma só cor.

Quanto mais você colori-las, mais os efeitos se apresentarão. Comece aos poucos e comece a perceber o mundo mais silencioso ao seu redor.

Para encontrar mandalas, entre nesse link e baixe as que você mais curtir. Depois é só imprimir e começar a colorir. Siga sua intuição, se inspire e relaxe. 🙂

Através de histórias

Olhe ao seu redor nesse exato momento. Veja as coisas, dê nome para elas. Agora comece a inventar uma história em que todas elas se relacionam de forma bem natural. Não importa se o lápis não é do mesmo gênero que o bloco de papel, nem mesmo se o copo sobre a mesa é totalmente diferente da caneta.

Essa é uma forma de desprender a atenção e desviar o foco da ansiedade ou mesmo de um momento de estresse intenso. Aproveite esse momento para potencializar o momento da pausa para o café ou mesmo para relaxar naquele momento antes de dormir.

Na contemplação

Sabe quando você está ali fazendo qualquer coisa e se pega olhando de forma fixa para algum lugar? Mesmo que ocorra quando você está em uma fila, durante uma refeição ou uma conversa com amigos, é o momento que a meditação também pode ocorrer.

Em um ambiente calmo, olhe para um ponto específico de algum lugar. Pode ser a conjunção de dois vidros, um piso ou mesmo a quina de uma parede. Quando você o fizer, ainda que o pensamento voe e mude constantemente de foco, você estará ali presente, com toda a completude de sua consciência.

Depois, com o passar do tempo, você encontrará mais facilidade para fazer isso, reproduzindo até em lugares públicos quando sentir necessidade.

Meditação de amor e bondade

Sempre no final do dia, pare por alguns minutos e pense em coisas boas que você fez. Não importa se for no trabalho, durante as aulas ou mesmo para alguma pessoa. Dê crédito a você mesmo, seja por algo grande pequeno ou grande.

Depois, pense em um parente, amigo ou pessoa querida que te faz bem, que você ama ou que mesmo você toma como companhia agradável, ainda que você nem tenha visto ou falado com a pessoa durante o dia.

Pense em algo bom que você fez por ela, algo bom que ela fez por você e qual a importância dela pra você.

Aí então, pense em uma segunda pessoa. Dessa vez, alguém “neutro”, dessas que não te faz nem bem e nem mal, só existe em seu mundo. Pense em algo bom que você pode fazer por ela.

Por fim, pense em alguém que te faz ou fez mal. Pense quais as dificuldades enfrentadas com essa pessoa na sua vida e em como consertar isso. No último passo, pense em todas as pessoas novamente.

Meditação no labirinto

Esse tipo de meditação é aquele que envolve zero gastos, só requer mesmo que você ande a esmo pela cidade, pelo bairro, por algum lugar que te traga conforto visual ou auditivo. Caminhe sem GPS, se desligue do mundo e só no fim, caso precise, cace no telefone celular um aplicativo de geolocalização. Ou experimente ainda falar com algum transeunte para te ajudar a se reencontrar na cidade.

Esse tipo de trabalho pode ser incrível para você se desligar dos seus problemas e assumir uma atitude contemplativa diante do mundo.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

1 Star
Loading...

Comentários

comentários

3 respostas para “A Meditação Te Intriga? Veja 5 Formas De Começar”

  1. […] A Meditação Te Intriga? Veja 5 Formas De Começar […]

  2. […] A Meditação Te Intriga? Veja 5 Formas De Começar […]

  3. […] Comece a meditar hoje mesmo e desfrute de seus benefícios […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *