Mindfulness Em 8 Exercícios Rápidos

Você, com certeza, já ouviu falar de mindfulness, que é a nova palavra da moda, né?

A Meditação Te Intriga? Veja 5 Formas De Começar

Reeducação Alimentar Para A Família Toda – 5 Dicas Importantes

Mas será que já entende como praticar meditação mindfulness?

A prática consiste em inserir no seu dia-a-dia formas de limpar a mente, concentrar a capacidade de atenção, bem como aumentar a criatividade, potencializando suas atividades diárias. E a parte mais legal: você pode fazer isso em qualquer lugar.

E mais: qualquer pessoa pode praticar mindfulness, fazendo com que a pressão das atividades diárias não afunde sua atenção ou mesmo o seu tempo.

Medite caminhando

Se você passa algum tempo do seu dia caminhando – até mesmo no caminho do escritório para o restaurante já vale – você pode fazer um pouco da meditação mindfulness enquanto anda. Você também pode fazer isso em qualquer lugar mais tranquilo, como um parque ou praça, mas não hesite em começar caso só sobre a rua.

Para começar, focalize toda a sua atenção na troca dos seus passos, no movimento dos seus braços ou mesmo na sensação da roupa sobre seu corpo. Depois, tente focar na sua respiração, ou nas coisas que estão ao seu redor. Traga sempre a sua atenção para você.

Ou enquanto come

Essa é uma atividade que você vai ter de fazer em algum momento e consiste em concentrar toda a sua atenção, desde a primeira mordida, ao que você está comendo. Sinta texturas, olhe para a sua comida em seu prato, identifique todos os detalhes que puder, tais como cheiro, temperatura e à forma que seu corpo reage.

No intervalo do trabalho

Substitua a pausa das redes sociais que você acaba criando para poder relaxar ao fim de uma atividade por uma saída do ambiente em que você se localiza. Vá para longe do seu local de trabalho, o suficiente para se desligar momentaneamente dele. Sinta seu corpo, perceba sua frequência cardíaca. Sinta os seus pés tocando os sapatos, que por fim tocam o chão.

Em meio a uma atividade estressante, pare

Esteja presente no momento, no lugar, observe tudo o que está ao seu redor. Faça com que a sua mente foque no presente, no instante em que você está sentado, respirando, sentindo seu corpo, observando seus próprios sentimentos naquele momento.

Não importa onde ele esteja, o que importa é estar presente ali e trazer a sua mente para aquele momento.

Ouça o mundo que está ao seu redor

Não importa o lugar em que você esteja: force sua atenção para o mundo que está ao seu redor e acaba por ser suprimido quando estamos focados em alguma coisa ou passando por algum momento estressante.

Ouvir, prestar atenção aos sons que estão no mundo ao nosso redor faz com que nos situemos de novo nele, sendo capazes de atenuar essas emoções que nos projetam para fora dele.

Quais são as coisas que você pode ouvir nesse instante?

Suprima sua mente e ouça, apenas, qualquer coisa que está ao seu redor. Pode ser uma música, pode ser o latido de um cão. Impeça que a mente divague ou mergulhe em lembranças. Foque e deixe que aquilo flua sem que você preste atenção em qualquer coisa senão a música em si.

Escove os dentes

Alguns hábitos são tão automatizados que acabamos por nem prestar mais atenção neles. Escovar os dentes é uma dessas rotinas que estão inseridas no nosso dia-a-dia, mas que são executadas de forma que nem mais percebemos como.

Você já se perguntou se escovou mesmo os dentes em algum momento do seu dia? Se sim, é porque notadamente não estava ali presente quando executou essa atividade.

Para meditar enquanto escova os dentes – ou faz qualquer outra atividade, como tomar banho, arrumar a cama ou se vestir – preste atenção em cada detalhe, desde o sabor da pasta de dentes até o contato das cerdas com a sua gengiva, língua, dentes, lábios. Observe cada detalhe, sem desviar a atenção.

Se concentre em respirar

Perceba como o ar entra pelas suas narinas, como seu peito começa a inflar, como seu abdômen o acompanha nesse movimento. Depois, como ele esvazia, quais são os locais que se movimentam antes, quais se movimentam depois.

Um único momento observando isso pode fazer com que seus níveis de estresse baixem imediatamente.

Acenda uma vela

Essa técnica é simples: requer que você desligue a luz e acenda uma vela.

Observe a chama com bastante atenção: como ela se movimenta, qual o odor que ela emite. Concentre-se apenas na forma com que ela crepita, isole ali a sua atenção.

Observe a natureza

A natureza é uma fonte inesgotável de formas de praticar mindfulness. Em um ambiente como um parque, é grande a oferta de coisas a se perceber.

Eleja um dia para apenas observar folhas. Note cores, formas, densidades. Toque-as. Concentre toda a sua atenção em notá-las.

Depois, concentre toda a sua atenção a ouvir todos os sons que ali se reproduzem. Quão alto é, de que tipo é. Isole apenas um e depois descreva-o para você mesmo, procurando outros similares.


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “Mindfulness Em 8 Exercícios Rápidos”

  1. […] Exercite-se com estes 8 exercícios rápidos […]