Dicas para melhorar a qualidade do sono do seu filho

  • A prioridade na qualidade do sono
  • Respeito o tempo mínimo indicado por faixa etária
  • A alimentação pode fazer a diferença na qualidade do sono

Sabemos quanto dormir é importante em nossas vidas. Sabemos o quanto a qualidade do sono interage com diversos outros fatores muito além da indisposição depois de uma noite mal dormida. A qualidade do sono pode afetar o nosso humor, o nosso peso, dentre inúmeros outros pontos importantes para uma vida saudável. E quando pensamos em nossos filhos? O sono desempenha um papel ainda mais importante?

Leia mais

Cuidados com o seu pet nos dias quentes do ano

Gymnema Sylvestre: o emagrecedor da moda

A qualidade do sono deve ser prioridade

Colocamos que a qualidade do sono do seu filho deve ser prioridade por conta de alguns aspectos. O sono, o ato de dormir, é fundamental para o desenvolvimento pleno, para o crescimento e também para a manutenção saudável da criança. Pensando na importância deste ato tão simples reunimos algumas dicas efetivas. Dicas estas para que você consiga proporcionar ao seu filho as melhores noites de sono possíveis. Vale ressaltar aqui que a qualidade do sono de maneira satisfatória pode ser um agente preventório de doenças e garante a saúde e o bem estar mental.

Tenha um padrão de sono estabelecido

É importantíssimo que os pais criem desde cedo uma rotina de dormir e acordar para a criança. Estabeleça um horário confortável para que a criança ou o bebê acorde e durma e evite variações mesmo no fim de semana.

Até os seis ou sete anos os cochilos a tarde, que são muito comuns, devem acontecer por volta do início da tarde. Filhos na adolescência também devem ser monitorados. Nesta fase há uma tendência natural para se dormir tarde, o que pode causar um sono deficitário. Sono este que como já comentamos pode trazer outros problemas até mesmo de aprendizado e rendimento.

O tempo em que se passa dormindo e a qualidade do sono

As crianças até os doze anos acabam necessitando de um número maior de horas de sono e os pais devem estar atentos quanto a isso. Crianças de até doze meses, por exemplo, precisam de até dezesseis horas de sono diárias incluindo as sonecas. Vale considerarmos que a maior parte do tempo recomendado de sono deve ocorrer no período noturno e não no período matutino ou vespertino.

De acordo com a Academia Americana da Medicina do Sono, cada faixa etária tem as suas necessidades particulares e os responsáveis devem ter conhecimento sobre isso. Os filhos entre treze e dezoito anos precisam de oito a dez horas de sono. Valor este bem abaixo dos bebês.

Acostume seu filho ao seu próprio espaço

qualidade do sono

Muitos pais acabam permitindo que a criança durma com eles, às vezes até na mesma cama por boa parte da infância, o que não é recomendado pela classe médica.

De acordo com pediatras, os bebês devem permanecer no quarto (e não na cama) dos pais até por voltar dos seis meses. A partir deste período é indicado que você passe a acostuma-lo ao seu próprio espaço.

Assim que a criança adormecer a leve para a sua cama ou berço. Permita que ela se ajeite e aprecie o seu espaço da melhor maneira possível.

A alimentação pode ser um fator determinante na qualidade do sono

qualidade do sono

Sabemos bem como a ingestão de alimentos pode causar reações em nosso organismo. Para o caso das crianças, novamente segundo especialistas, os “lanches” da madrugada deve ser retirados gradativamente. Este processo deve retirada deve ser concluído até os dez meses. Esta interrupção pode, desta forma, evitar despertares e consequentemente insuficiência do sono.

Para as criança de até seis, ou sete anos um leite morno antes de dormir pode fazer toda a diferença.

Para qualquer idade, todavia, é totalmente contraindicado a ingestão de cafeína, refrigerantes e outros alimentos extremamente pesados. Isso pode surpreendentemente atrapalhar a sua noite e a qualidade do seu sono.

Comentários

3 respostas para “Dicas para melhorar a qualidade do sono do seu filho”

  1. […] Dicas para melhorar a qualidade do sono do seu filho […]

  2. […] Dicas para melhorar a qualidade do sono do seu filho […]

  3. […] Dicas para melhorar a qualidade do sono do seu filho […]