Cuidados com o seu pet nos dias quentes do ano

  • Carrapatos e pulgas fazem a festa
  • Hipertermia e ações preventivas
  • O papel da hidratação neste processo

Quando temos um animal de estimação eles praticamente se tornam verdadeiros filhos para nós. Como não poderia ser diferente precisamos cuidar dos nossos pets com todo amor, zelo e cuidado. Durante os dias quentes estes animais precisam de ainda mais atenção de nossa parte e é sobre isso que falaremos hoje. Sobre os cuidados com o seu pet nos dias quentes de verão.

Leia mais

Dicas para vencer a compulsão alimentar

Erros bobos que destroem o seu cabelo; saiba como evitar

A estação mais feliz e mais quente do ano: cuidados com o seu pet

O verão sem dúvida é uma das estações mais animadas do ano. Podemos curtir praias e inúmeras outras atividades sob um sol radiante. Sol este que pode atuar sobre o nosso humor. Mas apesar de ser uma época do ano muito querida e apreciada por nós, nosso pet precisa de cuidados especiais para aproveitá-la. Isso acontece porque as altas temperaturas típicas deste período somada as terríveis variações e instabilidade climática podem desencadear problemas de saúde em no seu pet. Mas então o que fazer para contornar a situação e evitar problemas de saúde? Vamos há algumas dicas.

Atenção aos produtos a serem utilizados

 

Esta onda de calor pode favorecer a proliferação rápida de pulgas e carrapatos além de outros parasitas. Reprodução rápida que pode facilmente desencadear uma infestação. Mesmo animais que supostamente estariam protegidos em suas casas podem acabar sendo contaminados, por assim dizer, ao transitarem por um local onde um outro animal com pulgas ou carrapatos anteriormente passou. E como adiantamos as altas temperaturas típicas desta época favorecerão a rápida proliferação nos pelos do seu animal.

A melhor forma de evitar que isso aconteça é se atentando para a utilização de produtos preventivos. Mas não basta apenas utilizá-lo, é necessário se atentar quanto ao modo correto de utilização e sua durabilidade que fica em média em torno de vinte dias. Também é preciso atenção a outros possíveis fatores que podem alterar a funcionalidade bem como a durabilidade deste produto. Uma dica interessante é evitar a escovação do animal dois dias após a aplicação do produto tão como dois dias antes da aplicação. Excesso de banho também pode diminuir significativamente a eficácia deste produto.

Mesmo que em um primeiro momento carrapatos e pulgas não pareçam um problema sério estes podem ser responsáveis pelo aparecimento de outras doenças mais graves que demandaram tratamento especializado.

Hipertermia é um problema comum e é preciso atenção

pet

A hipertermia ou insolação é comum neste período e é necessário que tenhamos cuidado quanto a este problema. A hipertermia se configura pelo aumento da frequência cardíaca que pode evoluir para a falta de ar, o que pode ocasionar desde convulsões, desmaios e até mesmo provocar a morte do animal. A hipertermia pode ser sintetizada pela alta temperatura corpórea do pet. Para evitar problemas desta natureza recomenda-se que não sejam realizados passeios em dias muito quentes. Mesmo em dias com temperaturas mais amenas o mais indicado é que você saia com o seu pet logo pela manhã ao amanhecer, ou no final da tarde, evitando horários com grande incidência de raios solares.

Durante os passeios preste bastante atenção ao seu amiguinho, caso eventualmente ele apresente estar cansado ou ofegante é melhor terminar o passeio e retornar com o animal para casa. Ainda sobre os passeios, para os momentos de pausa escolha locais com sombra para que o animal possa descansar sem estar exposto ao sol. Mantê-lo hidratado ao longo do passeio e até mesmo em casa também é importante para evitar a hipertermia. Isso porque a ingestão de água ajuda a controlar a temperatura corpórea.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Cuidados com o seu pet nos dias quentes do ano”

  1. […] Cuidados com o seu pet nos dias quentes do ano […]