Dicas eficientes para combater a halitose

  • Conhecendo as causas do mau hálito
  • O hortelã contra o mau odor bucal
  • Se o problema persistir…

O mau hálito também conhecido como halitose é um problema sério e com certeza desagradável. Muitas vezes o mau hálito é ocasionado por outros fatores como por exemplo o tabagismo, o consumo de álcool ou ainda a ingestão de alimentos como alho e cebola. Em outros casos é um problema que se torna crônico e apresenta uma doença subjacente que precisa ser identificada. Mas afinal o que causa o mau hálito e como combate-lo?

Leia mais

Dicas para melhorar a qualidade do sono do seu filho

Pontas duplas: o que causa e como acabar com o problema

O que causa a halitose?

Independente de como é de fato conhecido, seja mau hálito ou halitose, este é um problema que ninguém gostaria de ter. A halitose é provocada pela multiplicação de bactérias que causam odores em nossa boca. Estas bactérias  naturalmente estão presentes em nossa boca mas a sua multiplicação excessiva ocasiona o mau hálito. Esta multiplicação pode ser desencadeada por uma série de fatores, dentre eles podemos citar idade avançada, dietas extremamente rigorosas, boca seca e também respiração pela boca.

Certamente você deve ter se perguntado porque as dietas também provocam mau hálito. Veja, com a ingestão menor de alimentos, a boca tende a salivar menos, o que resulta em boca seca. Como vimos a boca seca é um dos motivos que podem levar a halitose.

Embora muitas vezes os problemas de hálito ruim sejam facilmente resolvidos é preciso estar atento quanto a eventuais doenças que podem se manifestar desta maneira. Dentre elas podemos citar a sinusite crônica.

O hortelã e o seu papel no combate à halitose

halitose

Todos os métodos caseiros e naturais, por assim dizer, para eliminar o mal hálito devem estar associados a uma higiene correta e satisfatória da boca. E isso inclui desde escovação após as refeições como uso de fio dental, enxágue bucal e escovação da língua. Embora os enxaguantes encontrados no mercado defendam que são eficazes contra o mal hálito estes produtos apresentam um tempo de ação curto. Ou seja, o problema não é de fato solucionado, é apenas controlado. Uma dica para que você acabe de vez com o mau hálito é a utilização de gotas de hortelã pimenta duas vezes ao dia. Esta espécie tem a propriedade de destruir bactérias. Mas cuidado, limite-se a utilizar apenas duas gotas. Mais do que isso pode ocasionar problemas digestivos e intestinais. Chá de hortelã pimenta ou até mesmo hortelã também auxiliam a evitar a halitose.

Erva doce, um excelente aliado

halitose

A erva doce também é um excelente aliado para quem quer vencer o problema do mau hálito de maneira simples. Basta que você mastigue alguns grãos de erva doce e você terá um hálito agradável. Outra opção seria mastigar um cravo da Índia. Você também pode, como uma alternativa interessante, ferver algumas colheres de chá de erva doce com uma xícara de água. Assim que a bebida estiver pronta espere esfriar e faça gargarejos.

Apesar destas dicas é importante que você utilize o fio dental de maneira regular. O mesmo deve ser utilizado ao menos uma vez ao dia.

Se o problema da halitose persistir…

Se mesmo após adotar estas opções caseiras de como acabar com o mau hálito ele não for embora é hora de buscar ajuda de um médico de sua confiança. Ele poderá avaliar o quadro, identificar se há causas patológicas para o problema e poderá indicar a melhor solução para que você se livre de uma vez por todas da halitose. Doenças na gengiva, como a gengivite por exemplo podem desencadear o mau hálito, por isso consultar um profissional é tão importante.