Chiclete: motivos para você não mascá-los

  • Chiclete x ansiedade
  • Porque a goma de mascar não é uma heroína
  • Malefícios do seu consumo

Você certamente gosta de mascar chicletes e se não gosta certamente acaba mascando vez ou outra quando está ansioso. Porque afinal, a goma excepcionalmente de menta pode diminuir os sintomas da ansiedade.

A ansiedade é o mal do século é mais da metade da população tem transtornos psíquicos relacionados a ansiedade. Não estamos aqui para falar que bom, a ansiedade pode ser curada pelo chiclete.

Leia mais

Kefir: Conheça os benefícios e comece a consumir hoje mesmo

Descubra porque você não consegue esquecer o seu ex

Pelo contrário, estamos aqui para falar dos prejuízos que esse hábito de mascar pode acometer a nós.

Chiclete não é lá um herói

chiclete

Apenas de ajudar a aliviar a tensão e a ansiedade o chiclete não é assim esse herói que pode parecer e hoje traremos os males que o seu consumo pode acarretar.

Mas fique tranquilo, não estamos aqui falando do consumo moderado de chiclete, vez ou outra para evitar crises de ansiedade, ou para tirar algum gosto da boca, mas do consumo diário, “a torta e a direita”.

Você certamente já deve ter ouvido falar da sua mãe que mascar chiclete da úlcera, será?

Quais os reais malefícios?

chiclete

Para quem sabe que o chiclete, excepcionalmente de menta pode ajudar no controle da ansiedade não deve ver mal algum em seu consumo. Mas antes de mais nada precisamos pontuar: o chiclete não é como já foi um dia.

Embora isso pareça extremamente poético, é verdade. Antes, o produto era basicamente feito de látex, fruto do sapotizeiro, algo natural e sem tantos malefícios para o nosso organismo.

Isso se ignorarmos o açúcar, contudo, com a produção massiva e o consumo desenfreado o chiclete precisou sofrer mudanças.

Sua matéria prima deveria ser algo que pudesse suportar o consumo massivo de chiclete por toda a população. Atualmente o chiclete é feito de borracha e é extremamente prejudicial.

Hoje o chiclete é feito de derivados de petróleo e a sua goma base são acrescidos corantes e açúcares. Uma mistura perigosa não é?

Cárie

chiclete

Antigamente os chicletes era feito por meio de material natural não sintético, o inverso do que ocorre hoje. Dessa forma, se antes podia até não fazer bem, mas certamente não fazia mal. Hoje, o consumo de chiclete excessivamente pode resultar em cáries.

Isso ocorre porque o açúcar que falamos ser misturado na goma base pode servir de alimento para as bactérias que já temos na boca. Bactérias estas que podem acabar contribuindo para o surgimento de cáries.

Se você já teve cárie sabe do sofrimento que é tratá-la, além dos custos nada amigáveis.

Disfunção da temporo-mandibular

chiclete

Você já ficou muito tempo mastigando e quando parou sentiu uma dor ou incomodo na mandíbula? Isso realmente não foi uma impressão sua.

Muito pelo contrário, o movimento repetitivo de mastigar pode de fato causar disfunções na mandíbula temporo-mandibular, o que em segundo plano pode te trazer dores de cabeça e de ouvido, além da tensão na boca.

O açúcar existe

chiclete

Há quem opte por consumir uma goma para evitar a ingestão de outro doce ou carboidrato, mas se você tenta utilizar o chiclete como uma forma de mascarar a sua vontade de doces talvez você esteja fazendo isso errado.

A goma de mascar tem açúcares e dependendo do modelo que você escolher esse açúcar vai diretamente paras a corrente sanguínea e a longo prazo pelo uso recorrente pode acabar levando a um quadro de resistência a insulina o que e sabemos bem como isso termina.

Ainda sobre a estrutura do chiclete que você estará consumindo há sem dúvida a presença de correntes que prejudicam e muito a saúde do seus dentes e o seu aspecto geral, bem como o esmalte.

Comentários

3 respostas para “Chiclete: motivos para você não mascá-los”

  1. […] Chiclete: motivos para você não mascá-los […]

  2. […] Chiclete: motivos para você não mascá-los […]