Descubra porque você não consegue esquecer o seu ex

  • Por que você não para de pensar no seu ex?
  • Passos para afastar estes pensamentos
  • Não trate as suas lembranças como inimigas

Essa sem dúvida é uma pergunta que todos nós habitualmente fazemos. Principalmente após o fim do nosso relacionamento como esquecer nosso ex?

Depois de devolver a aliança, as coisas que estavam em casa, apagar todas as mensagens, parar de ouvir as músicas que ouviam juntos.

Leia mais

Mito ou verdade: Limão e água limpam as artérias? Descubra aqui

Débito ou crédito: quando escolher cada um deles?

Você fez todos estes passos, chegou até mesmo a excluir as fotos e a bloquear em toda e qualquer rede social. Proibiu inclusive seus amigos de falarem sobre ele (ela). Em contra partida você ainda não conseguiu parar de pensar no (a) seu (sua) ex. Por quê?

O início

Na verdade o término, ou o início do término sempre vai ser árduo e difícil. Você precisa  se reacostumar sem aquela determinada pessoa. Por mais que até mesmo você reconheça que já não era amor, a mudança de hábito, rotina e a quebra do costume doem. Doem e são difíceis de serem encaradas.

De acordo com dados oriundos da psicanálise, o fim de um relacionamento, o momento foça tende a durar em média dez dias. Mas isso varia de pessoa para pessoas, podendo ser de 7 a 17 dias em média.

Bom, já que é assim tão pouco tempo você certamente deve estar se perguntando porque ainda não esqueceu seu ex

Passos para esquecer o seu ex

ex

O primeiro motivo pelo qual certamente você não consegue esquecer o seu ex é justamente pelo fato da pessoa, do terminado, ficar relembrando do parceiro, dos trejeitos que você adorava, e até mesmo dos trejeitos quê você detestava.

Outra característica que pode contribuir para que você não esqueça o seu ex é culpar-se pelo fim do relacionamento. Como se surpreendentemente você o devesse algo. Frases não ditas, perdões não pedidos, dentre outras coisas.

É nesse momento que pensamos que nunca seremos bons para alguém, nunca aquela dor do término vai passar. Mas é ela vai passar, porque sempre passa. E agora de acordo com a psicanálise essa dor tem prazo de validade. Após o fim do relacionamento, do término, cerca de 17 dias até que as coisas melhorarem de fato.

Por que você não esquece o seu ex?

ex

De acordo com essa teoria o primeiro passo para que você consiga de fato esquecer o ex é pensar que o que poderia ser feito já foi feito.

Grande parte dos dias que passamos sofrendo é relembrando momentos, histórias, acordos, promessas, pensando onde poderíamos ter relevado, agido diferente. E de acordo com a teoria dos 17 dias esse é o maior causador de sofrimento. Quando nos damos conta de que não adianta mais pensar sobre como seria se tivéssemos pedido que ele ficasse.

Se não tivéssemos brigado pelo atraso, pela mentira, pelo esquecimento do aniversário.

O primeiro passo é pensar que não há mais o que ser feito, nem para o bem nem para o mal. Acabou!

Aceita que dói mesmo? É o que dizem!

ex

Normalmente você já deve ter ouvido, o famoso “aceita que dói menos”. Quem disse isso certamente estava falando do fim de um relacionamentos certamente. Quando você aceita que foi suficiente, que fez o que pode e deu o seu melhor realmente parece surpreendentemente que faz a dor doer menos.

Isso acontece porque você só sente a dor da falta e dos planos deixados de lado. Não fica se lamentando pelo que poderia ter sido e nem mesmo se sente culpado por não ter percebido isso. O fim do relacionamento não é culpa sua, unicamente sua, dependendo do relacionamento não é culpa de ninguém.

As lembranças não são um problema

ex

O principal erro das pessoas que terminam um relacionamento é não querer ter lembrança alguma. Antes de mais nada, às lembranças que você tem não são do seu ex parceiro (a) são suas também, fazem parte da sua vida.

Tanto que quando você supera o fim do seu relacionamento quando você se lembra destes momento você não está se lembrando dele (a) mas de você, de momentos da sua vida.

Não seja inimigo das suas lembranças, mas tente evitar revivê-las agora, logo após o término. Elas apenas vão reforçar a falta do outro mesmo que você não esteja pensando de fato nele (a), mas apenas no momento.

 


Publicado

em

por