Ama Orquídeas? Veja Dicas Para Mantê-Las Sempre Lindas

Se você é um amante das orquídeas, mas nunca conseguiu cultivá-las, essa matéria será ótima para você! Daremos cinco dicas de como cultivar e plantar. Se seguir as dicas do Arteblog, com certeza conseguirá ter uma planta linda e saudável!


Venha aprender como deixar as suas Orquídeas sempre lindas e bem cuidadas!

 

As orquídeas são plantas ornamentais que apresentam uma beleza sem igual, possuindo uma vasta variedade de cores, tamanhos e formas.

Elas são mais comuns em países com climas tropicais, mas é possível cultivar essas plantas em diversos climas. Apesar disso, em locais muito úmidos, é preciso ter um cuidado maior, pois as orquídeas são propensas a murcharem com excesso de água, além de desenvolver fungos em suas raízes.

Leia também | Cultive Uma Dessas Cinco Plantas Na Sua Casa E Seja Mais Feliz

5 dicas para cuidar das suas orquídeas

Dica 1: tenha cuidado na hora de regar

Não há segredos na rega: você deve sentir o substrato no qual a planta está. Se ele está úmido, não precisa de mais água, se está seco, coloque água normalmente.

No verão ou em locais muito quentes, a orquídea pode precisar ser regada diariamente, mas, no geral, regar duas vezes na semana é o mais indicado.

A quantidade de água necessária para essas flores vai depender do quão úmido e quente é o local onde estão. Além disso, o recipiente no qual ela está plantada também pode interferir.

Prefira vasos de barro ou recipientes nos quais a drenagem da água seja eficiente.

A combinação de vaso de plástico e musgo sphagnum é uma das que mais retêm umidade, o que é ideal para lugares com muito sol e vento. Se esse não for o seu cenário, adicione casca de pinus para que o vaso fique seco mais rápido”, aconselha especialista.

Leia também | 15 Vasos De Plantas Incríveis Para Decorar A Sua Casa

Dica 2: Escolha o adubo certo

Essas flores precisam ser adubadas com cuidado. Usar pouco adubo pode prejudicar o florescimento e crescimento de brotos; já adubar demais pode acabar salinizando o substrato.

O ideal é usar um adubo do tipo NPK 20-20-20.

Se você quer a sua orquídea sempre bonita, pode investir em fertilizantes diluíveis em água e aplicá-los (bem diluídos) a cada 15 dias nas plantas.

Leia também | 10 Plantas Que Podem Modificar o Microclima Da Sua Casa – Acabe com o Excesso de Umidade

Dica 3: Deixe a planta em um local iluminado

A orquídea precisa de um local com bastante iluminação para crescer bonita e saudável.

Apesar dessa necessidade de iluminação, cuidado com o sol! Essas flores não precisam de sol para sobreviver e ele pode ser realmente prejudicial para ela.

Para saber se a sua orquídea precisa de mais ou menos iluminação, repare na cor das folhas dela: elas devem ter uma cor verde, parecida com a cor da couve, nem clara e nem escura. Essa é a cor de uma folha saudável.

Em hipótese alguma ela deve ficar direto no sol, mas precisa de muita claridade. Encontre um cantinho assim para ela e a flor crescerá sem problemas nenhum!

Leia também | Conheça plantas que filtram o ar e que você pode usar dentro de casa

Dica 4: Elas precisam ser replantadas

Apesar de ser uma planta de crescimento aparentemente lento, as raízes das orquídeas são bastante ativas.

Sendo assim, é ideal que, a cada um ano, você a tire do vaso onde está plantada, avaliando se há raízes podres, pragas ou fungos.

Não é bom usar o mesmo vaso para o replantio, principalmente se a planta estava com alguma praga. Escolha um vaso com 2 dedos a mais de diâmetro e replante a sua flor.

Leia também | Como usar plantas e Feng Shui para equilibrar a casa

Dica 5: É importante podar a sua orquídea 

Galhos muito antigos, hastes secas, folhas mortas… Isso tudo exige que a planta gaste mais energia e pode retardar que elas floresçam, além de chamar fungos e bactérias para as plantas.

Na poda, esterilize a tesoura e use canela como cicatrizante.

Em resumo

Leia também | Cuidados com Orquídea Cymbidium

Comentários

2 respostas para “Ama Orquídeas? Veja Dicas Para Mantê-Las Sempre Lindas”

  1. […] Ama Orquídeas? Veja Dicas Para Mantê-Las Sempre Lindas […]

  2. […] Cuide de orquídeas e mantenha-as por mais tempo […]