Ansiedade? Veja 4 Formas De Controlar Isso

A ansiedade é um distúrbio que hoje afeta, pelo menos 25% da população brasileira.

Aprenda O Que Deve Ser Feito Para Organizar O Guarda-Roupas Agora Mesmo

Saiba Quais São As 8 Formas De Aumentar A Serotonina E Ser Mais Feliz

Ela pode atingir vários níveis e acaba por comprometer a nossa vida de muitas formas absolutamente nocivas, gerando grande desconforto, grande incômodo e sensação de insuficiência diante dos problemas que o cotidiano nos apresenta.

E isso é uma grande porta aberta, escancarada, para a indústria farmacêutica lucrar de forma pesada com isso, nos vendendo remédios dos mais diversos tipos, desde ansiolíticos de uso controlado até os de livre comercialização, como os fitoterápicos.

Ainda que diante desse quadro grave de ansiedade no Brasil, existem algumas recomendações muito simples que podemos seguir em um momento que nos encontramos em um estado de ansiedade muito elevado. São coisas que requerem alguma tranquilidade e algum grau de relaxamento.

São justamente essas duas coisas juntas que nos permite alcançar um estado emocional que foque mais no agora do que no depois, controlando nossos ímpetos que nos conduzem sempre a estados de grande desgaste, uma vez que é geralmente nesses momentos de grande ansiedade que nossa cabeça nos conduz a focar apenas no futuro.

Veja abaixo quais são as nossas dicas essenciais para quem já possui transtorno de ansiedade diagnosticado e como nós, por nós mesmos, podemos criar uma rotina mais saudável para as nossas emoções – e, consequentemente, para as pessoas que estão ao nosso redor.

Sentir-se grato é uma ótima arma contra a ansiedade

 

Em um momento de grande ansiedade, é sempre muito difícil para aquele que sofre do transtorno conseguir focar no presente e no que há de positivo nele, porque um dos méritos do transtorno é, justamente, fazer com que nós saiamos desse estado presente e foquemos, tão somente, em um futuro próximo.

Assim, para você voltar a sua atenção para o agora, que tal começar a observar tudo aquilo que está ao seu redor? É uma tarefa muito simples, basta olhar para algum objeto específico e agradecer por você tê-lo em sua vida. O mesmo vale para os seus amigos, familiares, casa e animais de estimação, pelos quais é importante mesmo agradecer sempre.

Por mais difícil que seja, respire fundo e devagar

Algumas técnicas de meditação, como o mindfulness, por exemplo, te conduzem a simplesmente prestar atenção e focar tão e somente em uma úncia coisa.

Para ela, não é necessário que o praticante adote uma posição, postura ou se encaminhe para um lugar específico. Basta que, durante um minuto, a pessoa se concentre em todos os movimentos que são necessários para respirar profundamente, sem desviar o foco e nem deixar de respirar.

Outra técnica que funciona muito bem é puxar o ar pelo nariz por dez segundos e depois, lentamente, soltar o ar por dez segundos, mas dessa vez pela boca. Esse processo pode ser repetido inúmeras vezes até que se encontre novamente algum nível de concentração e calma, o que costuma acontecer imediatamente após a primeira rodada do exercício.

Praticar exercícios físicos faz bem para o corpo e para a mente

Embora não seja das coisas mais fáceis que podemos fazer no nosso dia, acordar cedo e ir para a academia ou mesmo dar uma corrida no parque ou em uma praça, pode fazer muito bem para você alcançar a saúde que o seu corpo precisa e até mesmo a aparência que você sempre desejou ter.

Além disso, fazer atividade física faz muito bem para a sua mente, pois retira dela o foco em problemas do cotidiano e ainda nos ajuda a pensar em alternativas que antes eram insondadas.

Assim, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso, vale a pena embarcar em uma jornada rumo a um corpo mais feliz e a uma vida emocionalmente mais estável. E de quebra, isso ainda vai fazer com que você se sinta realizado por todo o resto do seu dia.

Para cada dia um objetivo a ser cumprido

Às vezes a gente acaba entrando naquela onda de criar listas de atividades que precisam ser cumpridas, mas para quem tem algum transtorno de ansiedade isso pode ser uma forma muito perigosa de criar um ambiente ainda mais problemático, já que a urgência que uma lista transmite tem a ver com a pressão por um resultado específico.

 

Assim, que tal elencar um objetivo para o seu dia? Maior, mais elaborado, mais envolvente e, sobretudo, algo capaz de ser realizado plenamente? Essa é uma ótima forma de planejar suas atividades e de fazer com que as coisas se movimentem na sua vida, sem que, necessariamente, você entre em crise de ansiedade por causa delas.

E se houver qualquer princípio de ansiedade, é interessante observar o que a desencadeia. Se é uma atividade específica ou um conjunto delas, que acaba por criar um clima de maior instabilidade.


Publicado

em

por

Comentários

4 respostas para “Ansiedade? Veja 4 Formas De Controlar Isso”

  1. […] Veja como controlar a ansiedade e acabe de vez com o problema […]

  2. […] Ansiedade? Veja 4 Formas De Controlar Esse Problema E Viva Mais Feliz […]

  3. […] Ansiedade? Veja 4 Formas De Controlar Isso […]

  4. […] Veja formas de controlar a ansiedade e diminuir o problema […]