7 Dicas Para Ter A Melhor Noite De Sono Da Sua Vida

Parece que ter uma boa noite de sono é uma tarefa cada vez mais difícil para as pessoas.

Ansiedade? Veja 4 Formas De Controlar Isso

Índice glicêmico: Pode ser o segredo da silhueta perfeita

Mas a boa notícia é que com algumas ajudinhas e com algumas mudanças na sua rotina, você com certeza vai conseguir melhores resultados nessa empreitada cada vez mais complicada para as pessoas das grandes cidades e envolvidas nas rotinas dessas atividades do cotidiano.

Se você sempre tem dificuldades para pegar no sono ou se sente cansado mesmo após ter dormido, logo que acorda, talvez algumas respostas de um especialista em sono da Universidade de Washington, Dr. Nate, possa te ajudar a entender melhor essas questões.

Diante dessas respostas, vale a pena mesmo identificar o que você pode fazer para melhorar a sua qualidade de vida através desse momento tão importante do dia.

Veja as perguntas que o Dr. Nate respondeu e que podem garantir uma melhor noite de sono pra você

1 – Meu cérebro nunca se aquieta e meus problemas para dormir começaram ainda na infância, quando eu tinha seis anos de idade. Tenho a sensação de sempre estar pensando em alguma coisa. O que posso fazer para melhorar?

Dr. Nate: Você pode criar o hábito de escrever, todos os dias, uma página de um diário. Se isso acontecer pelo menos uns 15 minutos antes de ir pra cama, você pode colocar ali todos os seus pensamentos negativos, transferindo para um registro em papel todas as angústias que estão nos seus pensamentos antes de dormir.

2 – De que forma dá para saber qual a quantidade de sono que uma pessoa realmente precisa?

Dr. Nate: É comum pensarmos que todo mundo precisa de uma mesma quantidade de sono, como se todos fossem iguais. Mas um adulto precisa, em média, de pelo menos sete horas de sono todas as noites, mas cada um é único à sua maneira, podendo um ou outro precisar de mais horas, como nove ou dez para se sentir descansado.

É importante que você possa, pelo menos durante três semanas, dormir pela quantidade de tempo que você quiser, dormindo na hora que se sentir cansado. É dessa forma que conseguimos precisar qual o tempo de sono que cada um precisa, em média, para dormir.

Se isso parecer impossível ante à sua rotina, vale a pena tentar dormir mais cedo e dormir mais, retirando de perto as distrações que sempre sabemos ter ao nosso redor na hora de dormir.

3 – Eu me sinto muito mais disposto à noite do que durante o dia. Queria entender por qual motivo algumas pessoas são mais noturnas do que diurnas. 

Dr. Nate: Essa explicação é muito mais genética do que fisiológica. Portanto, não é como se existisse uma explicação causal para isso, tampouco determinada pelo meio. Mas o fato é que dormir é importante para todos, independente da forma.

4 – Essa é das mais simples, doutor: por que nós dormimos?

Dr. Nate: É incrível pensar que muitos aspectos que envolvem esse assunto ainda estão longe de serem descobertos por nós, estudiosos do tema. Mas um aspecto importante é que quando nós dormimos alguns espaços específicos do nosso cérebro se expandem e isso pode fazer com que a limpeza dos pensamentos do dia seja feita.

Outro dado interessante é que alguns pensamentos ligados ao aprendizado se constituem também nesse período. Portanto, dormir também permite que nós aprendamos melhor.

5 – O que é possível ser feito para que o nosso sono mais profundo seja melhorado?

Dr. Nate: Essa dica é das mais acessíveis e não envolve nem remédio, nem técnica específica: basta que você tome um banho quente logo antes de ir para a cama dormir para que a qualidade do seu sono seja potencializada.

 

7 – Quais são as consequências de uma noite mal dormida – ou de uma sequência de noites dormindo mal?

Dr. Nate: Quando você dorme pouco, acaba sobrecarregando suas estruturas nervosas e físicas, já que o corpo realmente requer o descanso proporcionado pela noite de sono de qualidade. Vale ressaltar que quando falamos de uma noite de sono bem dormida implica em pelo menos sete horas de sono.

Ainda existem estudos que trazem dados importantes sobre a correlação existente entre a potencialização de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, obesidade, depressão e outras doenças que decorrem da falta de qualidade do sono.

Assim, vale ainda ressaltar: é bem pouco provável que pessoas que dormem pouco ou dormem mal alcancem algum sucesso em suas empreitadas pessoais ou menos a saúde necessária para ter qualidade de vida.


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “7 Dicas Para Ter A Melhor Noite De Sono Da Sua Vida”

  1. […] 7 Dicas Para Ter A Melhor Noite De Sono Da Sua Vida […]

  2. […] Dicas para ter noites de sono melhores […]