Outubro Rosa, conheça e saiba a sua importância

  • Outubro Rosa mais do que um mês
  • Entendendo a sua origem
  • O câncer de mama em números e o autoexame

Não é de hoje que cada mês do ano recebe uma cor diferente para a sensibilização e para chamar atenção de toda a sociedade a respeito de determinados temas. Temos o maio amarelo de atenção e preservação de vidas no trânsito, posteriormente o setembro azul em lembrança as conquistas da comunidade surda. Temos também o setembro amarelo de combate e prevenção ao suicídio, dentre inúmeros outros.

Leia mais

Dicas de como não exagerar na comida e emagrecer com saúde

Descubra alimentos que são proibidos para seu o seu pet

E inegavelmente neste calendário multicolor temos o Outubro Rosa. Mas você sabe o que significa este mês? Qual a sua importância? É sobre isso que falaremos hoje, sobre a importância e o significado do Outubro Rosa.

Entendendo as origens do Outubro Rosa

outubro rosa

O Outubro Rosa é um movimento que acontece durante todo o mês de outubro. O seu objetivo é chamar atenção das mulheres e da sociedade como um todo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. É um movimento mundial que em todas as suas localidades se estende por este período, ou seja, o mês de outubro.

O tal do Outubro Rosa, surgiu em meados dos anos noventa nos Estados Unidos da América. Cada estado fazia isoladamente ações relacionados a temática sem que se houvesse um período estabelecido ou determinado para tanto. Com a posterior aprovação pelo Congresso Americano ficou instituído que o mês de outubro seria o mês oficial para estas ações em todo o país. Foi, desta forma, centralizada as ações em um determinado período.

Para sensibilizar a população acerca do tema e para chamar-lhes a atenção, todas as cidades passaram a investir em decoração com laços rosas por todos os lados. A primeira ação, ou por assim dizer, a ideia dos laços rosa teria sido da Fundação Susan G. Komen for the Cure. E todos os participantes envolvidos nas ações feitas recebiam estes laços.

A primeira entrega massiva de laços de cor rosa em alusão ao Outubro Rosa aconteceu na Corrida pela Cura. Corrida esta realizada nos Estados Unidos da América.

O Brasil e o seu envolvimento com o Outubro Rosa

outubro rosa

Agora que já sabemos onde teria surgindo o Outubro Rosa, vamos assim ao papel do Brasil neste contexto. O primeiro sinal de envolvimento do nosso país com a luta aconteceu somente doze anos depois, em meados de 2002. Este envolvimento ainda fora distante e pouco expressivo. As luzes de um prédio público paulista recebeu a cor rosa durante o mês de outubro.

O verdadeiro envolvimento com os objetivos do Outubro Rosa aconteceu somente em 2008. Quando uma parcela representativa das cidades brasileiras abraçaram o tema elaborando ações voltadas para a prevenção do câncer de mama e do diagnóstico precoce.

Outubro Rosa, o câncer de mama e alguns números

outubro rosa

O câncer de mama infelizmente é o segundo tipo mais comum de câncer em todo o mundo. No Brasil os números de casos registrados é elevado e a mortandade por esse tipo de doença também são preocupantes. Ao que tudo indica os níveis são altos porque o tratamento só é iniciado quando o câncer já está em estado avançado. Desta forma se faz necessário investirmos no autoexame e na realização de mamografias.

Fazendo o autoexame

O autoexame consiste em uma técnica onde a mulher apalpa os próprios seios primordialmente em busca de anormalidades na região. Embora possa auxiliar na identificação de estágios precoces da doença o mesmo não deve substituir o exame médico realizado por um profissional capacitado para tal atividade.

Comentários

2 respostas para “Outubro Rosa, conheça e saiba a sua importância”

  1. […] Outubro Rosa, conheça e saiba a sua importância […]

  2. […] Outubro Rosa, conheça e saiba a sua importância […]