Dicas de como não exagerar na comida e emagrecer com saúde

  • Você exagera no que come?
  • Comer de três em três horas não é o indicado nestes casos
  • Variedade alimentar no combate a gula

Este texto pode parecer desnecessário em um primeiro momento. Mas pense que você está no almoço de domingo com toda a sua família. Neste almoço e é servido o seu prato preferido. Seria fácil conter a gula e não exagerar na comida? Ingerindo apenas um único prato e controlando a vontade de se acabar em um outro? Seria fácil se sentir satisfeita em relação ao seu prato favorito comendo apenas um pouco?

Leia mais

Como acostumar o seu gato a outro gato?

Descubra alimentos que são proibidos para seu o seu pet

Esta é a promessa de alguns novos fármacos que podemos encontrar nas lojas de produtos naturais e nas farmácias de manipulação. Mas será que é possível não exagerar na comida com estes compostos? E o que pode ser feito? É sobre isso que vamos falar hoje.

Começando a dieta, como não exagerar na comida?

exagerar na comida

Há dois hormônios que são fundamentais para entendermos como funciona esta questão de perda de peso, saciedade e fome. Estes dois hormônios são a grelina e a leptina.

A grelina, a maior inimiga das dietas, conhecida também como hormônio da fome, é responsável por determinar os períodos em que sentimos que precisamos nos alimentar. Em contrapartida e amiga das dietas temos o hormônio chamado de leptina que é responsável pela sensação de saciedade. É a leptina que garante que não vamos consumir alimentos de maneira excessiva até passarmos mal. Em tese deveria funcionar desta forma.

Entretanto, quando entramos de dieta há uma verdadeira desordem nestes dois importantes hormônios. Veja, se você está de dieta e está seguindo-a da maneira correta há uma quantidade menor de alimentos no seu estômago, desta maneira, o seu cérebro vai liberar mais grelina, te forçando a comer. Com a quantidade de calorias escassa no seu organismo o seu cérebro também vai atuar sobre a leptina diminuindo a sua liberação.

Assim sendo, não deve ser nada fácil controlar a vontade de comer e evitar exagerar na comida não é mesmo? A melhor forma de minimizar este descompasso e evitar exagerar na comida é buscar uma perda de gordura otimizada com a aceleração do metabolismo.

Esqueça a regra do comer de três em três horas se você quer não exagerar na comida

Se você está acostumada a pesquisar sobre dietas e outras coisas relacionadas ao tema, certamente já deve ter ouvido falar da alimentação de três em três horas.

Não estamos aqui para dizer que ela não é boa ou que ela deve ser ignorada totalmente. Não é bem assim. Comer de três em três horas é o indicado para quem deseja emagrecer e manter o metabolismo trabalhando de maneira satisfatória. Contudo, se você sofre com os exageros a mesa o mais indicado ao invés de se alimentar de três em três horas é esperar a fome chegar. Neste caso, vale saber distinguir bem o que vem a ser fome e o que vem a ser a vontade de comer.

Como sabemos há a fome fisiológica e a emocional. Muitas vezes o exagerar na comida está diretamente relacionado a fome emocional.

Adicione ervas frescas para não exagerar

Está dica pode parecer estranha em um primeiro momento mas vamos justifica-lá. De acordo com um jornal participantes consumiram uma quantidade significativamente menor de uma sobremesa com forte aroma de baunilha. A premissa para este estudo é o que conhecemos. Sabemos que o cheiro de um prato pode nos dar água na boca e acredita-se que o reverso também é verdadeiro. Este estudo pode comprovar isso. Desta forma, indicamos que você adicione ervas frescas ao prato. Estas ervas vão enriquecer a sua percepção sensorial mas não vão agregar calorias a sua refeição.

A variação do que se come contra exagerar na comida

Achamos essa dica um pouco estranha no começo mas ela tem fundamento científico então…

Segundo uma universidade de Deakin, na Austrália, pessoas com o paladar vicioso tem chances maiores de episódios de claro exagero na comida. Isso acontece porque seus paladares estão acostumados costumeiramente a sal, gordura e açúcar e acabando desta maneira precisando de uma quantidade maior de alimentos. Segundo os pesquisadores o indicado é manter as refeições sempre como experiências interessantes e atrativas.

Comentários

3 respostas para “Dicas de como não exagerar na comida e emagrecer com saúde”

  1. […] Dicas de como não exagerar na comida e emagrecer com saúde […]

  2. […] Dicas de como não exagerar na comida e emagrecer com saúde […]

  3. […] Dicas de como não exagerar na comida e emagrecer com saúde […]