Entenda porque você deveria ir ao ginecologista mais vezes

  • A importância do ginecologista para a saúde da mulher
  • Se você pensa em ser mãe atenção
  • Vida sexual saudável

Quando foi a última vez que você foi ao ginecologista? Aliás, você vai frequentemente a este profissional ou apenas acaba marcando uma consulta quando algo verdadeiramente não está bem? Em outras palavras, você se preocupa com a necessidade dos cuidados preventivos? Ou você apenas procura ajuda quando percebe que o problema já se instalou e você apresenta dores ou desconforto?

Leia mais

Outubro Rosa, conheça e saiba a sua importância

Alimentos para controlar o aumento do apetite no inverno

Por sabermos que o número de mulheres que vão ao ginecologista com a frequência adequada ainda é muito baixo, resolvemos reunir aqui os principais motivos que deveriam motivá-la a buscar mais vezes este profissional. Antes de começarmos lembre-se que a sua saúde deve vir em primeiro lugar e os cuidados com você mesma são tão importantes quanto qualquer outra coisa.

Como estamos no mês de outubro, característico pelas campanhas do Outubro Rosa, falaremos um pouco mais sobre a saúde da mulher.

A importância do ginecologista na prevenção de doenças

Com a frequência das consultas ginecológicas a mulher tem a possibilidade de realizar todos os exames indicados para a sua faixa etária. A mulher, a depender de sua idade, tem uma série de exames anuais que deveria ser feito como por exemplo o papanicolau, o ultrassom das mamas e o exame transvaginal. A partir dos quarenta anos a mulher também deve realizar anualmente as mamografias e a partir dos cinquenta a densitometria também deve ser feita.

Como bem sabemos o diagnóstico precoce de qualquer patologia otimiza e muito o seu tratamento e as chances de êxito. Desta forma, com a consulta regular a mulher realizará todos os exames necessários com a periodicidade indicada.

Mudanças comportamentais possíveis de serem identificadas pelo ginecologista

A menstruação é um processo totalmente normal e natural na vida da mulher a partir da fase da pré adolescente Tão normal quanto são as mudanças que este período acaba provocando. Entretanto, algumas mudanças comportamentais podem esconder algum problema ou alteração importante. Alteração esta que merece e necessita de acompanhamento e atenção especializada. Para que você tenha um bom relacionamento com amigos e companheiro é fundamental que a sua saúde esteja em plenas condições.

Mulheres que sonham ser mães

Se você está pensando em engravidar o indicado é que você comece o acompanhamento com o ginecologista. Este acompanhamento deve ser iniciado ao menos três meses antes do início das tentativas. Isso garantirá uma gravidez mais segura e saudável, longe de eventuais doenças. Entre os primeiros passos que a futura nova mamãe acabará dando diz respeito aos níveis das principais vitaminas e outros nutrientes como o ácido fólico. Ela também precisará fazer a atualização do seu calendário de vacinação.

O ginecologista é fundamental para uma vida sexual mais saudável

ginecologista

Para a mulher que acabou de iniciar a sua vida sexual e para aquela que após iniciar nunca foi a uma consulta com o ginecologista, atenção. Com o início da prática sexual é necessário que a mulher conheça os melhores métodos contraceptivos para a sua rotina. Também é fundamental que ela conheça meios de prevenção as doenças sexualmente transmissíveis.

E por falar nisso…

ginecologista

Já que começamos a falar sobre os métodos contraceptivos vamos a mais uma importante informação. O método contraceptivo ideal e perfeito para a sua amiga não será igualmente o melhor método contraceptivo para você. Existem atualmente uma infinidade de métodos indicados para quem não quer ter filhos.  Como por exemplo as famosas pílulas, o Diu, e também os menos conhecidos implantes hormonais. Com esta variedade somente um profissional habilitado e de sua confiança poderá auxilia-la na melhor opção para você.