Jogos e aplicativos para o nosso cérebro são confiáveis?

  • Jogos e aplicativos para a saúde mental
  • Testes comprovam
  • O que podemos fazer para melhorar nossa capacidade intelectual?

Certamente você já deve ter se deparado com uma série de jogos e aplicativos que prometem uma melhor do nosso desempenho cognitivo. Caso você não tenha tido esta experiência, tente digitar “apps para o cérebro” ou “jogo para o cérebro” na loja de aplicativos do seu smartphone. O número de resultados que você vai encontrar pode até assustar.

Leia mais

Dicas de como não exagerar na comida e emagrecer com saúde

Como acostumar o seu gato a outro gato?

Jogos e aplicativos que prometem melhorar nossa capacidade de memória, nossa capacidade de aprendizado e atenção. Não importa qual especificamente é a sua função, mas todos estes aplicativos prometem melhorar nosso intelecto, em outra palavras, o nosso cérebro. Mas será que estes aplicativos realmente são eficientes no que prometem?

Vale considerarmos aqui que muitos destes jogos e aplicativos prometem até mesmo nos livrar do Alzheimer. Sim, Alzheimer. Entretanto, como nem tudo são flores, muitos destes mesmos jogos e aplicativos apresentam pouquíssimas funções gratuitas, o que leva os usuários a compra de pacotes dos mais diversos valores. Mas afinal, estes aplicativos são eficientes ou não? É sobre isso que falaremos hoje.

Jogos e aplicativos para o seu desempenho intelectual

jogos e aplicativos

Sem dúvida alguma todos nós queremos ter uma memória melhor. Ter uma capacidade de identificar padrões e resolver problemáticas em pouco tempo. Tomar decisões e ter um desempenho satisfatório em relação a estímulos lógicos. Justamente por prometer uma melhora exponencial nestes aspectos os jogos e aplicativos fazem tanto sucesso. Mas será que há embasamento científico de que são realmente boas opções?

Entre as ferramentas mais utilizadas e consequentemente mais conhecida para esta finalidade, há em um deles um acervo com mais de cinquenta jogos diferentes para estimular exatamente estes aspectos que mencionamos. Em tese inicialmente o usuário teria apenas que clicar sobre as respostas ou ações que julgar como corretas. O que segundo seus desenvolvedores vai muito além disso. Ou seja, são aplicações que nos permitem desenvolver e aprimorar diversos aspectos em nós mesmos.

Tudo isso parece extremamente positivo, mas e se lhe disséssemos que não há comprovação científica alguma de que estes jogos e aplicativos trazem algum benefício? É isso mesmo, nenhum destes aplicativos tiveram seus benefícios atestados em estudos realizados.

Estudos comprovam…

Um famoso aplicativo voltado especificamente para o aprimoramento de nossas capacidades técnicas e cognitivas foi testado por um grupo de pesquisadores. Este grupo selecionou uma amostragem para fazer parte deste estudo. Metade dos indivíduos foram submetidos a treinos de dez semanas utilizando este aplicativo. O outro grupo, entretanto, ficou dez semana jogando um videogame que em nada tem haver com o primeiro aplicativo.

Antes dos dois grupos serem expostos ao jogo e também ao aplicativo, os participantes realizaram testes cognitivos. Após estas dez semanas os testes foram repetidos e todos melhoraram os resultados iniciais. Desta forma, os pesquisadores puderam concluir que qualquer jogo ou aplicativo pode melhor nossa resposta cognitiva da mesma maneira que um app ou jogo voltado especialmente para isso. Desta forma, estes aplicativos não asseguram que o usuário terá efetivamente uma melhora mas há outra ponderação que precisamos fazer.

Quando você utiliza qualquer ferramenta que exercita a sua memória ela ficará progressivamente melhor. Não é necessário, assim sendo, uma aplicação para isso.

O que então ajuda o nosso cérebro?

Já que não podemos contar especialmente com aplicações que melhoram o nosso desempenho intelectual que tal algumas dicas que podem de fato ajudar?

Se você quer melhorar a sua capacidade de concentração, memória e raciocínio o primeiro passo é dormir bem. Quando falamos de dormir bem não estamos falando apenas de oito horas diárias mas também de qualidade de sono. É preciso que mais do que um sono com tempo mínimo você tenha um sono com qualidade adequada e satisfatória.

Outra importante dica para que você melhore o seu intelectual é a sua utilização. Pode parecer uma dica estranha mas quanto mais estímulos o cérebro tiver mais ele tende a agir com rapidez. Leia, escreva, estude, estimule a sua criatividade.