Meios de aumentar naturalmente a sua dopamina

  • Dopamina: o que é e quais as suas funções em nosso corpo
  • Aumento-a por meio da sua alimentação e os seus benefícios
  • Atitudes simples que melhoram a sua qualidade de vida

A dopamina é um neurotransmissor liberado pelo cérebro. Possui tantas funcionalidades em nosso organismo que ficaríamos horas e mais horas enumerando cada uma delas para você. E são funções extremamente importantes que podem afetar de modo significativo a nossa qualidade de vida.

Este neurotransmissor liberado é responsável por inúmeros fatores em nossa vida e em nosso dia a dia. É a dopamina um dos neurotransmissores liberados. Um dos neurotransmissores que trabalham sobre os nossos movimentos, nossa qualidade de sono, prazer, disposição, aprendizado e humor. Caramba, muita coisa não é mesmo?

Leia mais

Conheça os benefícios de ter um pet!

Aprenda como economizar para seus projetos

Agora imagina ter baixos níveis de dopamina sendo liberados pelo seu cérebro. Os transtornos que isso pode causar são impressionantes.

Baixos níveis de dopamina e os problemas adjacentes

Por ser responsável por inúmeros fatores em nossa rotina e em nosso corpo, a baixa deste composto em nosso organismo pode prejudicar seriamente o funcionamento de funções primordiais em nosso sistema.

Por exemplo, baixos níveis deste composto pode levar a falta de animo, motivação, desejo, capacidade de sentir prazer ou ter libido. Tão como pode prejudicar o nosso sono e nos tornar apáticos. Mas calma, é possível investir em meios naturais de aumentar a sua dopamina e deixar estes sintomas totalmente de lado. Nós vamos te ajudar a como fazer isso.

A baixa deste neurotransmissor em nosso organismo está inclusive atrelado ao desencadeamento de algumas doenças. Dentre elas podemos citar o Mal de Parkinson e a depressão. Mas calma! Há meios de aumentar a sua dopamina naturalmente e nós vamos te ajudar.

Aumentando por meio de alimentos

A baixa deste composto pode levar a hábitos viciosos e dentre eles poderíamos citar o hábito do comer compulsivo, o que não deixaria de ser um belo exemplo, mas da mesma forma que algumas pessoas podem se utilizar da comida para aumentar a sua dopamina, é possível usar da alimentação para manter este composto em alta.

Alguns dos alimentos que são amigos deste neurotransmissor no sangue são as aves, abacate, banana, maçã, chocolate, chá verde, dentre outros.

Aumentando a sua dopamina através de atitudes simples

dopamina

A maneira mais utilizada para aumentar a dopamina é por meio da inclusão de atividades físicas, isso porque com a prática regular de atividades físicas se aumenta o nível base de dopamina por meio do aumento de seus receptores no cérebro. Quimicamente um pouco difícil de entender, reconhecemos, mas que na prática só reforça a importância de nos exercitarmos diariamente.

A prática regular de atividade física, contudo, não aumenta apenas a dopamina, mas também a serotonina. Um hormônio responsável pela sensação de bem estar e prazer. Com a prática de atividades físicas de modo regular você também tem a liberação da noradrenalina. Um hormônio do estresse liberado durante a ocorrência do perigo ou da situação desgastante.

Outra maneira sobretudo super interessante de aumentar os níveis de dopamina no seu corpo, indicado para quem não suporta a ideia da prática de atividade física é por meio da meditação que pode ser feita de maneira simples e praticamente sem gasto algum.

Meditando para alcançar prazer

Para meditar você só precisa dedicar um pouco de tempo seu com você mesmo e em silêncio encontrar um ponto de equilíbrio. Sentado confortavelmente no chão, descalça, tente encontrar um ponto de equilíbrio onde a sua mente não é mais cheia de pensamentos dos mais diversos e passa a ser um lugar pacato e tranquilo onde você gostaria de habitar.

Comentários

2 respostas para “Meios de aumentar naturalmente a sua dopamina”

  1. […] Meios de aumentar naturalmente a sua dopamina […]

  2. […] Meios totalmente naturais de aumentar a sua dopamina […]