Como economizar para realizar seus sonhos

  • Economizar é possível com paciência
  • Defina o que é essencial e que é supérfluo
  • Saiba o que você pode cortar

Entra ano, sai ano e todo mundo faz uma lista do que gostaria de fazer no ano que se inicia. Muitos dos projetos que nos propomos a fazer demandam recursos financeiros que às vezes não temos. Daí vem a ideia de economizar.

O ano que passou foi um ano difícil. Mal você conseguiu pagar todas as suas contas, algumas até tiveram seu pagamento atrasado. Você pensa inclusive que ter planos para o próximo ano é uma verdadeira furada.

Sabia que boa parte da nossa insatisfação com relação ao que ganhamos vem da ideia de que o dinheiro é pouco (às vezes, realmente é)? Essa ideia vem, muitas vezes da má administração, o famoso “meu dinheiro não rende”.

Leia mais

Autofobia é cada vez mais comum, descubra o que é

Sonhos repetidos: o que eles querem nos dizer?

Pensando nisso reunimos algumas dicas para que você consiga economizar. E desta forma, consequentemente realize todos os sonhos que você deixou para trás.

Economizar: é preciso paciência

É claro que todos nós temos inúmeros sonhos e muitos deles, se não todos, demandam recursos financeiros. Entretanto, é preciso que você tenha paciência e saiba identificar as suas prioridades, isso porque se você resolver fazer tudo de uma vez poderá extrapolar o orçamento e acabar como mais uma pessoa inadimplente.

O primeiro passo para quem deseja economizar sem dúvida é saber o que é importante e é preciso equilíbrio. Por exemplo, se você resolver gastar o dinheiro do seu fundo de emergência com alguma atividade de lazer, deverá arcar com as responsabilidades disso depois. Assim que precisar de dinheiro novamente não o terá.

Da mesma forma se você deixar tudo o que ganha no seu fundo de emergência não saberá quão bom é desfrutar do dinheiro que ganhou arduamente trabalhando.

Defina os seus gastos essenciais e os seus gastos supérfluos

Assim que você entender que é preciso paciência para começar a economizar e realizar os seus sonhos, é preciso que você defina o que vem a ser os seus gastos essenciais.

Os gastos essenciais como o nome sugere, são aqueles gastos sob os quais não poderíamos viver sem. São a nossa casa, a nossa comida, as roupas (de maneira necessária, é considerado um item básico) nosso transporte, dentre outras coisas.

Alguns consultores financeiro pregam que para que você realmente economize se restrinja a viver apenas com os seus gastos essenciais. Todavia, como adiantamos no início é preciso que haja um equilíbrio e mais do que sobreviver você precisa viver.

Sobre os gastos opcionais: o que eu posso diminuir e o que eu posso cortar

Você simplesmente só consegue juntar dinheiro se souber se replanejar economicamente sobre o que você ganha.

Muitas vezes, nem mesmo se você trocasse de trabalho, para alguma atividade com melhor salário, resolveria o problema, uma vez que careceria do mais importante: educação financeira.

E como se educa financeiramente? Com as dicas que trouxemos aqui você já estará dando os primeiros passos rumo a sua educação e posterior independência financeira.

É preciso que você identifique todos os seus gastos (recomendamos que você monte uma verdadeira lista). Após identificar os seus gastos veja o que é supérfluo e o que essencial.

Dentre as coisas que você considerar supérfluo veja o que pode ser cortado. Muitas vezes temos gastos que nem mesmo nos damos conta e que prejudicam o nosso orçamento. Saber exatamente para onde o nosso dinheiro está indo pode ajudar.

Do que puder ser cortado, faça os cortes e sinta a diferença no seu orçamento. O indicado é que este dinheiro extra seja investido ou poupado.

Ainda sobre os seus gastos supérfluos, para economizar veja o que pode ser diminuído, reduzido. A soma aqui também será expressiva e deve ser poupada ou investida.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 2

Como economizar para realizar seus sonhos

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: