Animais de estimação: Conheça os benefícios de ter um

  • Animais de estimação combatem o estresse
  • Companheiros que ajudam a tratar a depressão
  • Ótima opção para crianças

Certamente só quem tem um cachorro em casa sabe da alegria que este bichano faz quando chegamos depois de um dia exaustivo de trabalho. Até mesmo quem possui gato em casa percebe a prospecção de carinho do animal. Isso logo após a chega de seu tutor.

Além de nos sentirmos plenamente amados você sabia que há inúmeros outros benefícios que estes animais podem trazer para nós?

Leia mais

Joelheira Arimo: conheça um pouco mais sobre esse produto

Você solta muitos gases? Descubra aqui se isso é um problema

Claro que não estamos aqui falando de ter um animal de estimação apenas para usufruir dos benefícios que eles podem trazer a nossa saúde e bem estar. Estamos falando de animais de estimação para quem os ama e gostaria de ter um, conhecendo os benefícios que trazem a nossa saúde.

É possível que, caso você já tenha um animal de estimação, o benefício mais conhecido e vivenciado seja a de controlar o estresse. Realmente isso acontece. O animal de estimação pode nos ajudar com o controle e minimizarão do estresse. Mas saiba que isso não é tudo e hoje te falaremos dos excelentes benefícios de ter um companheiro peludo em casa.

Animais de estimação e o estresse

animais de estimação

Você sempre acreditou que o seu animal te ajudou com aquelas crises de estresse depois do trabalho? Você nunca esteve enganada.

De fato segundo pesquisas feitas pela Universidade de Nova York os animais pode efetivamente ajudar com o estresse. Para chegar a essa conclusão foram feitos testes empíricos. Uma pessoa submetida a uma situação de estresse esteve em três momentos diferentes. Um deles sozinho, outro com o parceiro e em um terceiro momento com o seu pet. Somente neste último foi possível constatar diminuição nos hormônios responsáveis ou presentes quando estamos de fato estressados.

Animais de estimação podem dar adeus a depressão

Somente quem tem um animal de estimação sabe quão satisfatório e animador é chegar em casa e ter alguém nos esperando alegremente. Ou ainda alguém que aparece de repente quando começamos a chorar. Este é um outro benefício comprovado em relação a pessoas com animais de estimação. Isso porque pessoas que possuem pet’s tem mais facilidade para dissipar a tristeza, a ansiedade e a sensação de solidão.

Quem passa o dia ou parte do seu dia diretamente em contato com o seu animal de estimação produz mais hormônios relacionados a sensação de bem estar e estabilidade de humor. Dentre eles podemos citar a oxitocina e serotonina.

Combate as alergias em crianças

Muitos pais acreditam que ter animais de estimação pode prejudicar a qualidade de vida dos filhos pequenos. Principalmente no que diz respeito às alergias. Mas por incrível que pareça não é bem assim que as coisas funcionam na prática.

De acordo com pesquisas desenvolvidas em uma universidade em Madison, crianças que crescem com animais de estimação tem o seu sistema imunológico mais desenvolvido e consequentemente são mais fortes a possível manifestação de vírus.

Cuidados antes de adotar

Se estes benefícios fizeram você decidir definitivamente pela adoção (ou compra) responsável de um animal de estimação é preciso que você saiba que ele dependerá de você para sua subsistência. Isso até mesmo se você optar pela escolha de um gato (animal este tipicamente lembrado por sua independência). Tão como escolher um cachorro, que é mais dependente.

Assim como comprovado pelas pesquisas de Madison, os animais são ótimas opções para as crianças. Principalmente por ajudarem-nas no desenvolvimento do afeto, respeito, atenção e cuidado.

A melhor forma de inserir um animal de estimação na sua rotina e na rotina do seu filho é responsabilizando-o de certa forma pelos cuidados com o bichano, integrando-o a essa rotina de cuidados.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Animais de estimação: Conheça os benefícios de ter um”

  1. […] Conheça os benefícios de ter um pet! […]