Meios de facilmente driblar o sono no expediente

  • Já sentiu sono no trabalho?
  • Veja meios simples de lidar com a sonolência
  • Opções sem uso de cafeína.

Às vezes temos uma noite mal dormida. Às vezes por algum evento causal acabamos adormecendo tarde e consequentemente dormindo pouco. Enfim, é difícil encontrar quem tenha diariamente oito horas de sono. Oito horas plenas e tranquilas.

E como quase ninguém segue a recomendação de oito horas dormidas a cada noite, não é difícil vermos alguém caindo de sono em pleno expediente. E o que você faz neste caso? Como ajudar o amigo que teve uma noite difícil?

Leia mais

Meios de aumentar naturalmente a sua dopamina

Conheça os benefícios de ter um animal de estimação

Pensando nisso e nos amigos que você pode ajudar a não dar aquela cochilada no trabalho nasceu este post. Nós reunimos algumas dicas para quem precisa driblar o sono e manter o foco até o final do trabalho.

Vencendo a sonolência

A melhor e mais utilizada forma para vencer a sonolência certamente é com o uso do café. A cafeína, um conhecido estimulante, é excelente para quebrar o desânimo e um pouco a sensação de cansaço mas essa dica é das antigas. E caso você não seja muito fã de café e ou cafeína em si, trouxemos alguns outros truques e dicas para quebrar a sensação de sonolência e sono durante o expediente ou durante as aulas da faculdade.

Você vai adorar essas dicas e cada uma delas são às vezes mais adequadas para o trabalho e outras para as aulas, ou outras ocasiões.

Adeus sono, tchau sonolência

Se você começar a sentir-se sonolenta a melhor coisa a se fazer em um primeiro momento (depois do cafezinho ou caso você o dispense) é sentir o cheiro de um citrus e aqui podemos citar tanto o limão quanto a laranja. E não precisa de fato ser a fruta em si. Essências também são super bem vindas e podem ajudar.

Caso tenha essa possibilidade, uma ideia excelente seria que você descascasse uma laranja. Além de ajudar a acabar com o sono pode ser um excelente exercício contra o estresse. Então mantenha algumas laranjas no seu ambiente de trabalho ou então uma essência cítrica.

Fragmente o seu trabalho

Quantas vezes você já sentou para fazer uma atividade e de repente se sentiu desmotivado apenas alguns minutos após começar? Isso é comum, ainda mais quando estamos com sono, sonolentos.

Para evitar que você se sinta com sono durante a execução de um longo trabalho ou projeto, o indicado é que você fragmente o seu tempo e o trabalho a ser feito.

É basicamente como a dica da pausa, ou seja você trabalha um pouco e faz uma pequena pausa ou outra atividade distinta a que está realizando.

No caso do trabalho, adote uma pausa e ande um pouco, ou no caso da faculdade saia da sala, tome água e um pouco de ar. Se forçar a continuar em uma atividade com sono é a pior escolha no quesito produtividade.

Atividade física para espantar o sono

sono

Se o sono apertar e você realmente não estiver conseguindo manter os olhos abertos o indicado é que você se exercite um pouco. Exercícios intensos por pouco tempo auxiliam o seu corpo e o seu sangue a vibrarem. Você acaba despertando de certa forma.

E não estamos aqui falando de pular corda ou correr no meio do expediente. Estamos falando de subir um lance de escadas, por exemplo. O que pode ser uma ótima alternativa para quem trabalha em escritório e tem essa possibilidade.

Caso o seu local de trabalho não possibilite que você faça esse tipo de exercício pode apostar em movimentos rápidos com as pernas. Movimentos estes na cadeira mesmo. Toda e qualquer forma de movimento com o corpo faz o seu coração trabalhar e consequentemente o sono tende a dissipar-se.

Comentários

Uma resposta para “Meios de facilmente driblar o sono no expediente”

  1. […] Meios de facilmente driblar o sono no expediente […]