Doenças que você pode desenvolver pelo uso excessivo do celular

  • Por que somos viciados em tecnologia e aparelho celular?
  • Os benefícios que o uso responsável da tecnologia pode causar
  • As doenças desenvolvidas

Quando foi a última vez que você deu aquela conferida no seu celular? Verificou as últimas mensagens e/ou notificações, realizou transações ou qualquer outra atividade? Provavelmente faz poucos minutos.

A excessiva conexão das pessoas por meio dos aparelhos tecnológicos como celular, computadores ou notebooks tem causado problemas de saúde muitas vezes ignorados, ou que não conseguimos atribuir a causa.

Leia mais

5 frutas que você pode abusar sem culpa

Por que os jovens estão cada vez mais ansiosos?

Veja ao seu redor, quantas pessoas estão conectadas nesse momento? Não podemos ignorar que os nossos aparelhos conectados a internet facilitam e muito a nossa vida, mas a excessiva dependência tem causados transtornos emocionais e problemas comportamentais.

Para que você usa o seu celular? O uso da tecnologia tem facilitado a relação entre as pessoas. Embora haja quem menospreze a comunicação intermediada pelas tecnologias comunicacionais não podemos menosprezar que ela realmente aproxima as pessoas principalmente as que estão distantes. Até as que estão próximas, se você souber usar, podemos otimizar nossas relações interpessoais.

Outros benefícios do uso responsável das tecnologias e principalmente do nosso celular (atualmente principal meio de acesso a internet) são o rápido acesso as informações de interesse e otimização do tempo. Quantas vezes não fomos poupados de uma fila porque usamos o internet banking do nosso aparelho? Ou quantas vezes evitamos chegar atrasados em um evento por termos a possibilidade de chamar um Uber?

Os benefícios são inúmeros e certamente a sua popularidade se dá devido as suas mil e uma funcionalidades. Mas você sabia que o uso demasiado destas tecnologias pode causar dependência e mudanças comportamentais. Os problemas mais frequentes do uso dos aparelhos ansiedade, o mal do século, estresse, irritabilidade e mudanças no apetite.

A mudança no apetite se dá de modo gradual. Quando comemos distraídos com aparelhos eletrônicos, não damos muita atenção ao que estamos comendo, isso pode levar a um quadro de ingestão demasiada de comida.

Estes problemas se ignorados podem levar ao surgimento de doenças crônicas. Nós do Arteblog separamos outras doenças que podem ser desencadeadas pelo uso irresponsável das tecnologias.

Toque fantasma do celular

celular

De nome engraçado essa patologia tem características simples mas podem ser atormentadoras. Você provavelmente já deve ter sido vítima do seu sintoma. O toque fantasma é caracterizado pela sensação de que o seu aparelho está vibrando ou tocando quando na verdade não está. Pode ser interpretado como uma super conexão com o aparelho e a necessidade de interação e uso chegando ao ponto de imaginar que ele está vibrando ou tocando.

No mobile

celular

No mobile é o o nome da patologia muitas vezes conhecida apenas como nomofobia. Nomofobia é caracterizada pela ansiedade causada pela falta do aparelho seja por um distanciamento físico e real e ou apenas porque acabou a bateria. A nomofobia pode ser exemplificado também por uma angústia sem o aparelho. O indivíduo sente como se precisa-se realmente do aparelho para estar completo e feliz.

Depressão

celular

Assim como a ansiedade a depressão pode ser considerada o mal do século. Estudos indicam que o uso frequente e desenfreado do aparelho celular e de outros meios similares pode ser desencadeadores da depressão. Segundo o mesmo estudo o indivíduo atrelaria a sua felicidade e plena realização a sua presença nas redes sociais. Em outras palavras o número de seguidores e/ou curtidas e comentários em suas postagens.

Insônia

Você tem noites mal dormidas? Sabia que isso pode ser uma manifestação de que você está exagerando no celular? Muitas pessoas acreditam que mexermos no celular a noite pode desencadear o sono, mas isso é mentira. A luz dos aparelhos eletrônicos retarda a produção de melatonia, importante hormônio que regula nosso sono.

Comentários

2 respostas para “Doenças que você pode desenvolver pelo uso excessivo do celular”

  1. […] Doenças que você pode desenvolver pelo uso excessivo do celular […]

  2. […] Doenças que você pode desenvolver pelo uso excessivo do celular […]