Café faz bem para a saúde?

  • Café ajuda a emagrecer;
  • Café aumenta a expectativa de vida;
  • Café potencializa a memória.

Café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil. Só no ano passado, foram 21 milhões de sacas de café consumidos em nosso país, o que nos coloca na posição de 11º lugar no ranking de consumo mundial.

Saiba mais

Doenças que você pode desenvolver pelo uso excessivo do celular

5 frutas amigas da sua dieta! Elas reinam no quesito saciedade

Quando o consumo é diário e moderado – e por moderado, vamos lá: são só cinco xícaras de 50 ml cada, no máximo – os benefícios são incríveis. E uma das razões é a mais simples: como é uma planta, a riqueza nutricional do café é altíssima. Ele tem antioxidantes que diminuem, entre outras coisas, a ação dos radicais livres.

Com essa redução, o equilíbrio celular se dá e a prevenção de doenças também começa a acontecer. Quer descobrir quais são aquelas que podem ser evitadas com o consumo do café?

Ajuda a perder peso

A cafeína é uma das substâncias naturais que realmente ajudam a perder peso por uma razão muito simples: ela aumenta o metabolismo – que é o que realmente quebra as calorias que nós consumimos. E como ela aumenta também a adrenalina, as quebras de gordura são facilitadas por conta da ação desse hormônio.

E para quem adora esportes, essa também é uma boa notícia: a cafeína libera graxos ácidos livres que são uma espécie de combustível para as nossas células, potencializando a resposta do nosso corpo em exercícios físicos.

O café aumenta a sua expectativa de vida

Existe uma relação íntima entre longevidade e o consumo de café, é o que diz uma pesquisa do Imperial College de Londres.

E, pasme: o café previne doenças de qualquer tipo, inclusive aquelas do sistema circulatório e do sistema digestivo.

Mais café, menor o risco de depressão

Em um estudo feito pela Harvard, foi constatado que o café funciona como um antidepressivo natural. Isso se dá por conta da cafeína e da forma que ela atua no nosso sistema nervoso.

Foi constatado que ela aumenta a produção de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, que são responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.

O café também dá uma força para a sua memória

O consumo de café pode ser um incrível estimulante para a sua memória. Duas xícaras por dia já podem trazer benefícios quando o negócio está relacionado com a memória de longo prazo. Isto é: nada mais de esquecer data de aniversário de quem você ama.

A cafeína é excelente auxiliar quando estamos dirigindo

A cafeína, como melhora a capacidade de atenção e nos deixa em estado de alerta, acaba afetando o sono. Ela é excelente auxiliar quando precisamos fazer uma longa viagem ou até mesmo operar maquinários pesados.

Foi constatado que pessoas que bebem uma ou duas xícaras de café antes de assumir a direção de um veículo podem causar até 63% menos acidentes que outras, que não consumiram a bebida.

O café dá uma força para o seu coração

Em um estudo conduzido na Universidade de Harvard, se constatou que o simples ato de beber uma ou duas xícaras de café todos os dias pode ser uma excelente forma de manter seu coração saudável.

A insuficiência cardíaca, no caso de pessoas que consomem café regularmente, é reduzida em até 11%. Mas, cuidado: o ápice do benefício se dá quando consumimos a dose recomendada de quatro xícaras de 50 ml e diminui conforme o consumo aumenta.

O café pode prevenir o diabetes

O café também é um grande amigo de quem tem casos na família ou está em vias de ser diagnosticado com diabetes tipo dois, aquela que é adquirida.

Quando se consome café diariamente, o risco de ter diabetes se reduz em até 35%. E se você está no grupo daqueles que já tem diabetes, calma: o café também pode ser muito legal para metabolizar a glicose, que é o açúcar no sangue.

Quem faz isso naturalmente em nosso corpo é a insulina produzida pelo pâncreas. Como quem tem diabetes produz menos ou não produz a quantidade necessária de insulina para sintetizar o açúcar, o café pode ser uma mão na roda, já que acelera o metabolismo e quebra o açúcar antes que ele possa fazer muito mal.

Com a cafeína os sintomas do Parkinson são aliviados

Essa é uma excelente notícia: quando pessoas diagnosticadas com Parkinson fizeram uso de suplementos de cafeína, elas tiveram uma redução da rigidez dos membros superiores e inferiores, sintoma que é típico da doença.

É um grande aliado na prevenção do Alzheimer

Como tem ligação direta com o fortalecimento da memória, o café também é uma grande força quando o assunto é prevenir o Alzheimer. Em um estudo da Universidade de Miami, se constatou com que as pessoas expostas à cafeína evitaram de forma muito eficaz a manifestação da doença, que leva à dificuldade de recuperar e manter memórias.


Publicado

em

por