Acabe com a insônia: Essas 5 plantas vão te ajudar a dormir!

  • O que é a insônia;
  • Distúrbios do sono;
  • Como dormir melhor;
  • Cinco plantas que vão te ajudar a dormir melhor;

Não consegue dormir? Isso pode ser insônia!

(Fonte: National Sleep Foundation)

 

De acordo com médicos especialistas, a insônia é dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo, mesmo quando você tem a chance de fazê-lo ou se sente cansado o suficiente para isso.

As pessoas com insônia podem se sentir insatisfeitas com o sono e, geralmente, apresentam um ou mais sintomas relacionados ao distúrbio.

Principais sintomas da insônia:

  • Dificuldade em adormecer;
  • Dificuldade em permanecer dormindo (acordar constantemente durante a noite e ter problemas para voltar a dormir);
  • Acordar cedo demais de manhã;
  • Sono que não revigora (também chamado de “sono não restaurador”);
  • Fadiga ou baixa energia durante o dia;
  • Comprometimento cognitivo, como dificuldade de concentração;
  • Perturbação do humor, como irritabilidade;
  • Problemas de comportamento, como sentir-se impulsivo ou agressivo;
  • Dificuldade no trabalho ou escola;
  • Dificuldade nas relações pessoais, incluindo familiares, amigos e cuidadores.

Se você possui um ou mais sintomas, é aconselhável procurar um médico.

 Leia também |Truques para consertar objetos quebrados – Louça, Vidro e Plástico

Além da ajuda médica, você pode tomar dez atitudes que vão melhorar o seu sono:

  1. Faça exercícios de respiração e/ou meditação: isso ajudará a esvaziar a sua mente antes de deitar. Além disso, ajudará a diminuir qualquer tipo de sentimento ruim, como estresse, raiva ou tristeza.
  2. Coma proteína magra ou alimentos ricos em magnésio: o magnésio e as proteínas magras ajudam muito na hora de dormir. Esses alimentos aumentam os níveis de serotonina no seu corpo, o que ajuda no sono.
  3. Tome um banho quente: ao elevar a sua temperatura a um ou dois graus com um banho (um pouco antes de dormir), a queda de temperatura pós-banho irá fazer com que você caia em um sono profundo e sem interrupções.
  4. Evite usar o celular antes de dormir: a luz que é emitida pela tela do celular pode ser muito prejudicial ao sono. Pesquisas mostram que o brilho azul emitido pode interromper a produção de melatonina (responsável por você dormir bem).
  5. Pratique exercícios antes de dormir:  os exercícios são ótimos para manter o corpo e a mente saudáveis. Pessoas fisicamente ativas relatam ter noites de sono melhores do que pessoas sedentárias.
  6. Desligue a TV uma hora antes de ir dormir: para ter um sono melhor, você deve tentar manter sua mente tranquila. Desligue a TV e o computador por, pelo menos, uma hora antes de dormir. Fazendo isso, sua mente terá tempo  o suficiente para relaxar.
  7. Vá ao banheiro: se você demorar a dormir, se levante e vá ao banheiro. Nada é pior do que pegar no sono e acordar logo depois com a bexiga cheia.
  8. Evite cafeína no período da tarde e da noite: os efeitos da cafeína podem durar até seis horas no seu corpo, por isso, reserve esse estimulante para tomar somente pela manhã.
  9. Beba chá: faça uma bebida quentinha, com propriedades calmantes, pra auxiliar seu corpo a relaxar antes de dormir.
  10. Diminua a temperatura do quarto: a temperatura ideal é de aproximadamente de 15 a 20 graus. Se puder, abra a janela, ligue o ar condicionado ou o ventilador, se o ambiente estiver quente demais.

Leia também | Truques para transformar paredes sem gastar quase nada!

Cinco plantas que vão te ajudar a dormir melhor

(Fonte: Revista Casa e Jardim)

Se você gosta de manter o contato com a natureza e está tendo noites de sono ruins, aprenda como usar a jardinagem como um benefício ao seu sono.

Algumas plantas possuem propriedades relaxantes e aromas gostosos que ajudam o corpo a relaxar e limpam a mente de pensamentos ruins.

Você pode deixá-las em seu jardim, e manter as janelas abertas um pouco antes de dormir,  plantá-las em um vasinho e deixar no seu quarto ou fazer um chá antes de dormir.

  1. Capim Cidreira: ajuda a acabar com pesadelos, insônia e desordens do corpo. Traz um sono que vai te vitalizar e energizar,  limpa humores obsessivos, gera harmonia e elimina a ansiedade em geral, o nervosismo e a irritação mental.
  2. Erva Doce: ajuda na motivação e na força de vontade. Aumenta a coragem, diminui a ansiedade, te deixa mais dinâmico e ajuda a organizar prioridades. Por diminuir a ansiedade, quando utilizado antes de dormir em um chá, por exemplo, induz a uma leve sonolência.
  3. Hortelã levante: tem a capacidade de limpar a mente e o campo energético, desacelera a atividade mental e alivia tensões. Também ajuda a descongestionar os pensamentos e expandir a consciência.
  4. Ipê roxo: tem efeitos antiestresse, anti-insônia e calmante contra o nervosismo e a hiperatividade. É um poderoso relaxante e indutor do sono.
  5. Laranjeira: diminui memórias negativas, cria estabilidade emocional, equilibra o excesso de maturidade, elimina a sensação de abandono e solidão no mundo.

 Leia também | Sente dor nas costas? Você e seu médico estão fazendo tudo errado

 


Publicado

em

,

por

Comentários

4 respostas para “Acabe com a insônia: Essas 5 plantas vão te ajudar a dormir!”

  1. […] Leia também | Acabe com a insônia: Essas 5 plantas vão te ajudar a dormir! […]

  2. […] Acabe com a insônia: Essas 5 plantas vão te ajudar a dormir! […]

  3. […] Acabe com a insônia: Essas 5 plantas vão te ajudar a dormir! […]

  4. […] Acabe com a insônia: Essas 5 plantas vão te ajudar a dormir! […]