Truques para consertar objetos quebrados – Louça, Vidro e Plástico

  • Como consertar objetos quebrados;
  • Como consertar vasos de louça;
  • Como consertar vidro rachado;

Consertando seu vaso de louça quebrado

(Fonte: Casa Abril)

(Foto e tutorial: Casa Abril)

Muitas vezes, acabamos perdendo objetos de cerâmica que realmente gostando (canecas, pratos, vasos etc.), por conta de ter quebrado ou rachado.

Isso é muito ruim, pois geralmente esses objetos possuem valor sentimental para a gente.

Essa é a solução para essa situação: nunca mais jogue fora objetos de cerâmica que você gosta. Você só precisa selar ele, para poder voltar a usar ou para guardar com carinho.

Para fazer isso, você só precisará de um selador aerosol, da marca que você preferir.

Como selar o seu objeto de cerâmica:

  • Passo um: Lixe a superfície do objeto de forma leve, apenas para tirar as possíveis imperfeições. Assim, o produto irá aderir melhor e dispensará muitas aplicações.
  • Passo dois: retire os resíduos, após lixar, passando uma escovinha ou um pano levemente umedecido.
  • Passo três: Agite o spray selador com movimentos circulares e aplique uma camada fina no objeto. Espere secar e, se necessário, reaplique para cobrir todas as fissuras.
  • Passo quatro:Após 24 horas, o vaso estará pronto para ser pintado. Mas cuidado ao escolher a tinta: ela deve ser à base de água. Esse tipo de selador pode ser utilizado em outros materiais também. O tempo de secagem é o mesmo para qualquer material, seja cerâmica, plástico ou PVC.

Leia também | Truques para transformar paredes sem gastar quase nada!

Consertando objetos de vidro trincados

(Fonte: Histórias com valor)

(Foto e tutorial: Histórias com valor)

Se algum objeto de vidro seu rachou ou tá com aqueles pequenos arranhões, nós podemos te ajudar a deixá-lo novinho.

O melhor é: sem gastar nada!

Basta usar um dente de alho, para consertar pequenos arranhões e rachaduras. Um simples alho podemos arrumar um vidro  rachado ou pelo menos fazer com que se mantenha até que se possa comprar outro.

Esta planta contém compostos de sacarose, chamados frutanos, em alta quantidade em sua composição. Frutanos são responsáveis pela faca ficar pegajosa quando cortamos um desses vegetais. Esta substância é uma espécie de cola natural.

Como colar o seu objeto de vidro:

  • Passo um: Quando um vidro estiver rachado, corte um dente de alho ao meio e esfregue-o sobre a área quebrada. Isso deve ser feito com cuidado para evitar que quebre mais.
  • Passo dois: utilize um pedaço de pano ou papel para limpar o vidro que vai escorrer, após esfregar o alho.
  • OBS: O alho é uma solução temporária, de emergência, não uma solução definitiva. Por isso, logo que possa, substitua o vidro ou compre outro objeto (se for um copo ou plástico)!

 Leia também | Sente dor nas costas? Você e seu médico estão fazendo tudo errado

Consertando objetos de plástico quebrados

(Fonte: Wikhow)

Quem tem crianças, vive se deparando com brinquedos quebrados. Nem sempre é fácil consertar, por isso, eles acabam no lixo.

Mas, com essa dica que trouxemos para você, o conserto não será mais um bicho de sete cabeças.

Como colar o seu objeto de plástico:

  • Passo um: Remova a gordura do plástico. Lave com sabão, use um limpador de plásticos especializado ou mergulhe o plástico em álcool isopropílico para limpar. Evite tocar a peça com as mãos nuas depois disso, para minimizar o resíduo de óleo.
  • Passo dois: Lixe a superfície a ser colada. Lixe levemente o plástico com uma lixa d’água 120-200 para criar uma superfície grossa para grudar a colar. Palha de aço e lixa de unha também funcionarão, mas lembre-se de que só precisa lixar um pouco.
  • Passo três: Misture os dois componentes de uma cola Epóxis, se necessário. “Epóxis” de duas partes requerem que dois ingredientes sejam misturados para ativar o adesivo. Leia as instruções na embalagem cuidadosamente, pois há muitos tipos de epóxi e cada um requer certa proporção dos dois ingredientes. Alguns podem ser usados muitas horas depois de misturados, enquanto outros requerem aplicação dentro de poucos minutos.
  • Passo quatro: Aplique a cola em ambas as superfícies do brinquedo quebrado. Use uma escovinha para aplicar uma camada regular de adesivo em ambas as superfícies que serão coladas. Para peças muito pequenas, como uma peça quebrada em um modelo plástico, você pode usar a ponta de uma agulha ao invés da escovinha.
  • OBS: Se estiver usando uma cola solvente (não uma cola para poliestireno ou cola plástica), você deve pregar as peças antes, depois use um aplicador para colocar uma linha fina de cola solvente ao longo da borda entre as peças, onde elas se tocarão.
  • Passo cinco: Pressione as peças levemente. Pressione-as para colocá-las no lugar e remover bolhas de ar. Não empurre muito forte para que o adesivo não escorra para fora da junção. Se isso ocorrer, limpe o excesso, a menos que você esteja usando uma cola acrílica, a qual deve ser deixada para evaporar.
  • Passo seis: Mantenha as peças firmemente no lugar. Use um grampo, um torno, uma fita crepe ou elásticos para segurá-las juntas firmemente. Leia as instruções na embalagem do adesivo para saber quanto tempo deixá-las juntas. Dependendo do tipo e marca do adesivo, a pega pode ocorrer em qualquer momento entre alguns minutos a 24 horas.

Leia também | Se sobrou azulejo, decore!

Comentários

2 respostas para “Truques para consertar objetos quebrados – Louça, Vidro e Plástico”

  1. […] Truques para consertar objetos quebrados – Louça, Vidro e PlásticoA […]

  2. […]  Leia também |Truques para consertar objetos quebrados – Louça, Vidro e Plástico […]