Veja Quais São As 7 Coisas Que Você NUNCA Deve Ter No Seu Quarto

Para ter um bom sono, sabemos que algumas coisas não podem nem mesmo passar muito perto do quarto.

Veja Quais São As 7 Práticas do Feng Shui Para Melhorar O Seu Sono

Aprenda: Sete Mandamentos Para Acabar Com A Bagunça Da Sua Casa

A gente sabe que dormir é uma das coisas que mais estão relacionadas à nossa saúde e à nossa qualidade de vida. É um momento de relaxamento, aprendizado, descanso e que acaba por regular de fato o bom funcionamento do nosso organismo.

E para que tudo isso ocorra da forma correta, é mais do que necessário criar um espaço acolhedor, confortável, aconchegante e que inspire sempre momentos de qualidade para a nossa vida.

Mas é claro que algumas coisas, infelizmente, acabam por atrapalhar de forma considerável essa qualidade para criar esse clima gostoso de sono e nem sempre notamos quais são.

Assim, que tal ter uma ideia do que são e como elas acabam influenciando a sua vida?

Animais de estimação devem ficar fora do quatro

Fofinhos, cheirosos, amorosos, quentinhos, aconchegantes e… e ladrões do sono.

Algumas pesquisas feitas com donos de animais domésticos ressaltam dados importantes sobre a correlação entre a qualidade do sono e a presença deles no seu quarto. Um desses resultados é, no mínimo, bem curioso.

Pelo menos 30% dos ouvidos pela pesquisa apontaram que acordam à noite por conta do pet que divide o quarto. Assim, é mais do que importante avaliar se há realmente grande vantagem nessa divisão, por mais gostoso que seja ter sempre seu animalzinho por perto.

Comida? Seu lugar é na cozinha

Quando a gente come no quarto o nosso cérebro entende que aquele não é só um espaço de descanso, mas também é um espaço de alimentação.

Infelizmente, isso deixa de ser prazeroso porque ele também passa a enviar sinais, por exemplo, de fome, quando, na verdade, deveria induzir nosso corpo ao relaxamento que nos levará a sentir sono.

Assim, por mais gostoso que seja comer aquele pedacinho de chocolate antes de dormir, vale a pena também medir os benefícios reais dessa prática, que pode acabar por comprometendo também a qualidade do seu sono.

Lugar de trabalhar não é na cama não

Quando a casa é pequena é bem comum que a gente acabe arranjando um cantinho no quarto para trabalhar, tanto porque fica mais pertinho das coisas que a gente precisa usar, tanto porque acaba sendo um lugar mais tranquilo da casa.

A questão é que nesse ambiente não podemos trabalhar, porque o cérebro acaba por confundir o espaço de relaxamento com o espaço de trabalho. Assim, quando formos descansar, seremos influenciados pelo trabalho e quando formos trabalhar, acabamos por ser influenciados pelo sono. Então é melhor pisar no freio nisso aí 🙂

Equipamentos eletrônicos também não podem ficar no quarto

Por mais tentador que seja manter o telefone sempre do lado da cama para dar aquela última olhadinha nas redes sociais, rir do último meme ou conversar um pouquinho antes de dormir, acredite: essa é uma péssima ideia.

A presença desses materiais eletrônicos e similares no ambiente em que deveríamos descansar pode fazer com que o nosso cérebro fique cada vez mais ativo, atrapalhando consideravelmente o processo de indução ao sono.

Então vale a pena sempre acabar desligando o aparelho ou mantê-lo em outro cômodo próximo, o que pode fazer, inclusive, com que você acorde mais disposto por ter dormido melhor.

Para dormir melhor, evite sempre cores fortes

Dentro do quarto as cores devem ser neutras, sempre buscando tons de branco, areia ou verde.

Deixe fora das paredes, elementos decorativos e até mesmo em roupa de cama os tons vibrantes como vermelho, laranja e até mesmo o rosa.

Aposte sempre em tons de verde e azul, que são cores que inspiram calmaria e tranquilidade, que é justamente aquilo que a gente busca em todos os momentos antes de ir dormir.

Muitos móveis também não são das melhores coisas

Pense: quais são as coisas que a gente realmente precisa para poder dormir de forma confortável?

Se você respondeu cama, roupa de cama e um cobertor na medida certa para a estação do ano, você respondeu corretamente.

Assim, que tal começar a repensar a verdadeira função do seu quarto? É lógico que precisamos nos atentar aos objetos que precisamos ter ao nosso redor, como um criado mudo, um bom tapete ou a boa penteadeira de sempre, mas é legal pensar se aquele móvel abarrotado de livros e eletrônicos deve mesmo ter espaço por ali.

Luzes brancas e luzes azuis devem ficar fora do quarto

Um pouco antes falamos sobre quão danoso pode ser para o nosso sono a presença de produtos eletrônicos no quarto e parte disso se deve ao fato de que eles tem em sua composição as chamadas luzes azuis, que afetam diretamente nossos neurotransmissores e, por conseguinte, a qualidade do nosso sono.

E se isso estiver sendo usado na iluminação do seu quarto, talvez também seja hora de observar qual o tipo de luz usada no quarto. Se for branca, troque já por uma luz amarelada, que vai conduzir naturalmente a produção de melatonina no seu cérebro.


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “Veja Quais São As 7 Coisas Que Você NUNCA Deve Ter No Seu Quarto”

  1. […] Coisas para não ter no quarto: Livre-se hoje […]

  2. […] Veja Quais São As 7 Coisas Que Você NUNCA Deve Ter No Seu Quarto […]