Envelhecer bem não é questão de sorte

Quem nunca imaginou permanecer jovem e nunca envelhecer?

Cuidados especiais na terceira idade

Sua avó estava errada; Entenda porquê

Coisas para não ter no quarto: Livre-se hoje

Acredito que todos já pensaram em nunca envelhecer. Uns por vaidade, outros simplesmente para manterem a sanidade e a autonomia. Ou seja, vários motivos, alguns relacionado ao físico, mas também ao psicológico.

Contudo envelhecer faz parte do processo natural da vida. Todos estamos sujeitos a esse processo, que nada mais é do que um ciclo da própria vida. Mas é preciso entender que envelhecer é natural e esperado, mas envelhecer bem é uma escolha que depende exclusivamente de nossos hábitos desde cedo.

Quem não gostaria de chegar aos 50 ou 60 anos bem? Acreditamos que todos nós gostaríamos de ter esse privilégio. Apesar da genética estar muito atrelada ao nosso físico podemos trabalhar bem o nosso psicológico para envelhecermos bem.  Afinal, envelhecer bem é ter autonomia psicológica, física e financeira.

Ha diversas práticas que podemos adotar para envelhecermos melhor e bem. E é essa a pegada do post de hoje. Nós do Arteblog fomos atrás das causas e práticas que podem favorecer uma vida mais saudável e tranquila e consequentemente um envelhecimento mais pleno.

A idade pouco importa

envelhecer

Não importa a idade que você tem, pode e deve começar a se cuidar hoje mesmo. São escolhas que favorecem as nossas vidas e o nosso bem estar. Todos nós, não importa se temos 20 ou 40 anos, queremos envelhecer bem e com saúde e isso começa hoje. Agora mesmo!

Imagina chegar as 80 com saúde e vitalidade? Autonomia e com o psicólogo saudável? Tudo isso é possível. Escolher cuidar-se. Há inúmeros exercícios que podem ser feitos em casa mesmo, hoje mesmo. Exercícios que com certeza te trarão um enorme bem a longo prazo.

Cuide da saúde do seu corpo e da sua cabeça, seja ativo e isso te tornará ainda mais saudável.

envelhecer

Antes de prosseguirmos ao que de fato deveria ser feito para envelhecer bem e saudável. Vamos categorizar o envelhecimento saudável. O envelhecimento saudável nada mais é do que do que o idoso ativo, com autoestima, independente e com participação social e acima de tudo feliz.

Qualidade de vida para terceira idade, em outras palavras, seria um conjunto de práticas. Alimentação balanceada, atividade física regular, convivência social e participação. Não só na melhor idade, mas em todas as idades é necessário atividades que minimizem nosso estresse. Tudo que de certa forma seja realmente inclusivo e não apenas participativo.

O aumento da expectativa de vida no Brasil cresceu muito nos últimos anos e isso gerou um processo de melhoria (ao menos na prática) da qualidade de vida e do acesso as políticas públicas voltadas para terceira idade. Atualmente contamos com 600 milhões de idosos (pessoas acima dos 60 anos) e em menos de dez anos este número vai duplicar. Ou seja, em 2025, o número de idosos vai ser o dobro do atual.

Todas estas transformações no processo de envelhecimento e na maior longitude do povo brasileiro especificamente, tem gerado uma mudança na configuração social. Conquistas acerca da melhor idade foram obtidas, em algumas cidades por exemplos pessoas acima de 65 anos não pagam ingresso no cinema. Esse tipo de ação pode ser considerada uma mudança na configuração social e ainda assim inclusiva. Proporciona ao idoso meios de interação social. Mais do que manter-se fisicamente ativo, é preciso manter atividades sociais e sempre estar disposto a aprender algo novo.

Com a expectativa de vida atual de 74 anos, todos queremos envelhecer e envelhecer bem, vamos conhecer práticas que podem nos favorecer um envelhecimento mais sadio.

Participe das convenções sociais

envelhecer

Essa pode parecer a mais difícil na prática. Algumas famílias por julgarem a limitação que a idade pode impor já automaticamente excluem o idoso das atividades, viagens ou ações sociais. Sempre que possível participe dos eventos sociais em família, e até mesmo dos amigos. Não se isole, e isso deve ser começado a ser praticado logo cedo, em qualquer idade. Socialize, isso vai te ajudar a envelhecer em um bom círculo de amigos e se isso não acontecer te trará boas lembranças e experiências. Não estamos sozinhos no mundo.

Mantenha-se ativo para envelhecer bem

Envelhecer bem, como dito anteriormente é sermos capazes de mantermos nossa capacidade funcional. Doenças podem nos acometer a qualquer idade, mas não podemos deixar de nos cuidarmos em todas as faixas etárias.

Precisamos manter nossa capacidade funcional ativa e para isso nada melhor do que atividade física. Não precisamos de horas na academia, mas precisamos nos exercitar. Yoga, pilates, exercícios de baixo impacto. Não importa, o que não podemos é enferrujar.

A ociosidade é um mal

Tente ocupar-se de todas as formas possíveis. Jogos de memória, raciocínio lógico, puzzle, exercite-se. A ociosidade pode causar a sensação de que você já não está fazendo ou aprendendo nada, ou seja, pode haver a sensação de inutilidade. O que sabemos que não é verdade. O maior trunfo ou segredo de quem deseja envelhecer bem emocionalmente e psicologicamente é a atividade.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Envelhecer bem não é questão de sorte”

  1. […] Envelhecer bem não é apenas uma questão de sorte […]