Conheça 6 Passos Para Manter A Casa Livre de Estresse

A gente bem sabe que os dias são cada vez mais pontuados pelo estresse e que é bem difícil manter-se imune a ele, mas que tal mudar um pouco de perspectiva?

Veja Quais São As 7 Coisas Que Você NUNCA Deve Ter No Seu Quarto

Veja Quais São As 7 Práticas do Feng Shui Para Melhorar O Seu Sono

Chegar em casa depois de um dia extremamente atribulado e recheado de atividades deveria ser um grande alívio, mas nem sempre é.

E nem sempre é por uma razão muito simples: às vezes a nossa casa está tão recheada de problemas que poderiam ser resolvidos com mais facilidade do que aqueles já presentes em nossa vida fora dela.

E é diante disso que a gente se perguntou aqui na redação o que poderia ser feito para minimizar os efeitos desse momento de relaxamento e de descanso se tornar mais uma maratona para nossa saúde emocional e constatamos que essas dez maneiras de tornar a casa um lugar livre do estresse são mais fáceis de executar do que pensávamos.

Quer ver quais são?

Vem com a gente!

Para fugir do estresse, crie um espaço de felicidade

Não importa se é a sua poltrona favorita, um cando de meditação, um espacinho no jardim ou mesmo um cômodo inteiro. Pode até mesmo ser um naco de espaço da sua estante da sala.

O que importa é ter um espaço na casa em que você possa reunir paz, alegria e tranquilidade sem que ninguém te incomode – e por isso é importante sempre deixar bem claro para todos que moram com você que todas as vezes que te virem nesse espaço é porque você não quer interagir, já que é um momento só seu.

Aí, no lado imediatamente oposto a esse lugar, é importante deixar também um espaço para as coisas que são inevitáveis da vida: as contas, os exames, as listas de compras de mercado ou as tarefas domésticas.

Essa organização permitirá que, dentre outras coisas, as coisas fiquem balanceadas para você.

Sempre arrume a sua casa

A gente tem falado muito sobre organização nesse começo de ano – o que faz parte desse projeto de tornar a vida mais agradável – e uma das coisas que podemos ressaltar é a diferença entre organizar e arrumar o seu lar.

Organizar é um momento prévio, de planejamento intenso, de limpeza e de reconhecimento das coisas que realmente são importantes e funcionais para você. Já arrumar tem a ver com o simples ato de recolocar as coisas em seu devido lugar.

Como bem sabemos, os efeitos de encontrar uma casa arrumada no fim de um dia atarefado nos livra imediatamente do peso da segunda jornada. Assim, que tal já, ao acordar, arrumar o quarto? Levar copos para o lugar certo? Lavar a louça do café da manhã depois de tomá-lo? Quando sair de casa, já sair com o lixo?

Isso permite maior tempo de relaxamento e, por conseguinte, uma casa livre de estresse.

Quando você for organizar a sua casa, leve em conta também as suas emoções

É bem interessante lembrarmos sempre que as coisas que estão ao nosso redor tem também a sua própria narrativa.

Assim, que tal dar fim naquelas coisas que não tem a narrativa mais legal e que acabam sempre por te inspirar a lembrar de momentos ruins?

Remédios, fotografias, livros, discos, presentes, materiais decorativos ou até mesmo aquelas roupas que você já não usa podem simplesmente impedir que você viva com mais tranquilidade dentro da sua própria casa. Então, que tal desapegar de algumas coisas e elaborar a narrativa do seu lar de forma mais leve?

A melhor luz da sua casa é a que vem de fora

E ela pode ser sua melhor amiga logo que você acordar, bem como o ar que vem de fora, seja ele da cidade ou do lugar que for.

Abrir a janela logo pela manhã pode proporcionar momentos de grande conforto, uma vez que a claridade já nos ajuda a despertar. Assim, que tal já planejar também uma eventual troca de cortinas para deixar a luz ser um despertador mais legal do que o alarme do celular?

Tenha um ritual antes de dormir

Para fazer com que a sua mente reconheça sempre que é hora de descansar, crie um ritual para antes de dormir.

Pode ser lavar a louça da pia, tirar a roupa da máquina e estender ou mesmo escrever duas linhas sobre seu dia e tarefas realizadas em um app antes de ir dormir.

Se seu cérebro identificar que o fim do dia desperto está acabando, ele te conduzirá para o relaxamento com mais regularidade.

Se você tem uma tarefa a cumprir, crie um timer para ela

É como um game: se você realizar tarefa x antes do cronômetro zerar, você ganha mais pontos ou uma recompensa.

Fora do mundo dos jogos, na vida o que você ganha é a sensação de dever cumprido sempre que terminar algo que estava procrastinando fazer.

Assim, se você precisa realizar alguma atividade que sempre é adiada, crie um cronômetro em seu telefone e realize essa tarefa sem pausas. Depois de 15 ou 20 minutos, você vai notar e com alívio, que aquilo era mais fácil e demandava menos tempo do que você supôs.

 


Publicado

em

por