Latas de alumínio em casa? Veja o que você pode fazer

Você pode reciclar é criar lindos objetos decorativos com o que você tem a mão. Latas de alumínio, garrafas pets, papelão.

Como evitar a ferrugem

Picolés podem ser consumidos na dieta? Veja aqui

Como não fazer feio no Amigo Secreto

A grande parcela da população não recicla. Isso é uma triste constatação. Podemos ver isso pela grande quantidade de lixo acumulada em lixões e aterros sanitários. Quando pensamos em reciclagem não estamos nem mesmo falando de criar peças ou objetos decorativos com o que poderia acabar indo para o lixo. Estamos falando apenas do simples fato de colocar os materiais recicláveis em local diferenciado ao utilizado para destinação de material orgânico. Colocando o que é coletado a disposição de coletores de material reciclável. Material este que acaba sendo levado a cooperativas que o destinam para grandes empresas que o reutiliza em inúmeros produtos.

Podemos observar a magnitude do ato de reciclar quando vemos a infinidade de utilizações que a garrafa pet pode ter. Ou como o papel pode se tornar novamente útil para ser utilizado ou reutilizado.

Nós que não dispomos de máquinas ou grandes equipamentos para reciclar o que temos, podemos criar peças tão interessantes quanto em casa mesmo. Peças estas que podem inclusive serem comercializadas posteriormente e gerar uma renda extra.

Para começar a reciclar

Para começar a reciclar você não precisa de absolutamente nada, basta começar a olhar para o que você já tem com outros olhos. Ver primeiramente as propriedades daquilo que você joga fora antes de coloca-lo na lixeira e descartá-lo. Invista na reciclagem e ajude o meio ambiente, diminuindo a quantidade do que é destinado aos aterros sanitários.

Comece guardando latas, garrafas e veja algumas das nossas dicas. Com o tempo e com a prática você será capaz de criar suas próprias obras de arte e quem sabe comercializá-las em feiras de artesanato.

Antigamente a grande parte dos produtos que consumíamos era produzida em latas de alumínio. É o caso do óleo, da massa de tomate, das conservas, latas de ervilhas e milho. Atualmente por conta do compromisso ambiental, visto que não reciclamos nem 10% do que produzimos.  As empresas passaram a adotar outros tipos de embalagem. Como por exemplo, embalagens de plástico que acabam se deteriorando mais rápido no meio ambiente. Uma embalagem feita em plástico pode demorar por volta de 100 anos para se decompor, tendo em vista o tipo de plástico. O que pode ser  considerado pouco tempo, embalagens de alumínio demoram cerca de 500 anos para se deteriorarem.

Você já pensou em reciclar suas latas de alumínio mas não conseguiu pensar em nada além de um típico porta trecos? Nós podemos te ajudar. Estas ideias irão te inspirar a transformar as suas latas hoje mesmo. Recicle, reutilize, transforme. No final do post ensinamos um porta trecos diferente que você com certeza vai se apaixonar.

Luminária de mesa feita com latas

Além de não gastar com energia elétrica uma vez que as velas podem iluminar bem nestas luminárias. Você ainda vai reciclar as latas velhas que tem em casa.

Estás luminárias são um charme, você pode presentear alguém especial com elas. Basta caprichar no acabamento.

Antes de mais nada pinte as latas de preto. Pode-se usar tinta spray ou acrilex. Feito isso, marque os furos na lata. A melhor indicação é que você marque com um barbante passado com espaçamento de 0,5 cm e a cima de cada linha do barbante faça uma linha de furos. Para fazer luminárias decoradas você precisará desenhar com os furos do prego. Desenhe na lata primeiramente com canetão. Depois basta furar o traçado inicial do desenho.

Esta luminária pode ser utilizada na decoração de casamento. Fazendo trilhas ao longo de todo o caminho por onde passará os noivos. Está decoração é indicada para casamento feitos no período da noite ou noturnos.

Porta toalhas

latas

Esta é uma das opções para reciclar latas mais fofa que você vai ver. Por incrível que pareça não há segredo ou mistério. Encape uma placa de MDF com tecido ou papel contact. Feito isso, decore as latas igualmente com papel contact ou tecido. Agora é só uni-las. Você pode colar com cola quente ou cola universal para artesanato.

Mural de vasos

latas

Não tem espaço para uma horta? Não mais! Com algumas latas e um suporte você pode fazer a sua horta sem ocupar praticamente espaço algum. Fure as latas com um prego. Encape-as com contact. A placa de MDF também pode e deve ser decorada. Para prender os vasos você pode colar pequenos suportes de madeira na placa com cola universal.

Porta trecos

latas

Esse porta treco é diferente. Tem uma aba extra lateralmente. Para fazê-lo você vai precisar de tecido. Retalhos de tecido e cola universal para artesanato. Cole uma das pontas do tecido na lateral da lata.  O espaço entre a primeira ponta colada para a segunda deve ser de dois dedos. Passe cola na parte de baixo do tecido e cole, fazendo o fundo da aba. Repita o processo do outro lado. Você também pode fazer mais duas abas nas laterais opostas/restantes.


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “Latas de alumínio em casa? Veja o que você pode fazer”

  1. […] Veja aqui o que você pode fazer com latas de alumínio velhas […]

  2. […] Veja como reciclar latas de alumínio […]