Dicas para não fazer feio no Amigo Secreto 

Mais do que a ceia de Natal outra comemoração tem ficado famosa no fim de ano. O Amigo Secreto.

Reutilize borra de café e presenteie seu Amigo Secreto

Decore sua casa com garrafas decoradas

Entenda o motivo das suas dores nas costas

O Amigo Secreto é uma comemoração que tem ganhado cada vez mais adeptos e é quase impossível não ser convidado a participar de um. Pode ser com a turma do trabalho, da faculdade ou mesmo a com família.

O jogo, brincadeira ou comemoração de Amigo Secreto consiste em presentear quem você “tirou”. Para determinar quem irá presentear quem no Amigo Secreto é realizado um sorteio. Os participantes retiram um pedaço de papel com o nome de alguém participante da brincadeira. Mais comum do que a sua prática é tirarmos alguém com quem não temos a menor afinidade e que possivelmente não saberíamos como presentear.

A brincadeira

amigo-secreto

O Amigo Secreto é a brincadeira mais comum nas confraternizações de empresas e corporações no fim de ano. É quase inaceitável não participar quando você é convidado. Quando falamos do Amigo Secreto da empresa falamos da possibilidade de afinar o seu networking. Melhorar a relação com seus colegas de trabalho.

O Amigo Secreto é uma oportunidade de aproximar a equipe que durante todo ano trabalhou junta. Se você tem medo de participar do Amigo Secreto da empresa por receio de errar feio no presente trouxemos algumas dicas. Dicas não apenas para você que tirou alguém que não é tão próximo, como para você que está organizando o Amigo Secreto.

Muitas pessoas já estão resumindo o Amigo Secreto a uma comemoração onde “se gasta dinheiro e ganha-se o que não gosta”. Pensando em mudar isso surgiram algumas outras brincadeiras semelhantes como o Amigo Chocolate. 

No Amigo Chocolate, todos os presentes trocados se restringem a artigos de chocolate. Temos ainda o Amigo da Onça que tem como objetivo brincar com o amigo sorteado. Presenteando-o com algo que ele não gosta. Quem já participou de um Amigo Secreto onde mesmo sem um acordo formal teve estas dicas implicitamente cumpridas sabe quão bom e divertido é a comemoração. Vamos as nossas dicas.

Não tente trocar

Tente contornar a situação caso venha a tirar alguém de quem não tem tanta afinidade. Ou pior ainda, alguém de quem não goste.

Evite tentar trocar o papel com o nome que você sorteou. Na melhor das hipóteses você não conseguirá trocar e na hora de entregar o presente saberão quem era a pessoa que você queria se “livrar”. Isso gerará um desconforto desnecessário em um momento que deveria ser marcado por sentimentos bons.

Estipule um preçoamigo secreto

Sempre costumam categorizar o Amigo Secreto como uma confraternização onde você gasta dinheiro e acaba levando para casa algo de que não gosta ou ainda, algo de valor inferior ao que você deu.

Para que não haja essa preocupação estipule a faixa de preço para os presentes. Assim quem comprar algo acima sabe que corre o risco de receber algo de valor inferior, uma vez que foi estipulado quanto gastar com os presentes. O valor estipulado deve ser do agrado e do alcance de todos.

Faça uma lista de sugestões

amigo secretoA lista de sugestões tem sido adotada em muitas confraternizações que realizam o típico Amigo Secreto. A lista nada mais é do que ideias de presentes que você gostaria de ganhar. Todos os participantes devem escrever o que gostariam de ganhar e a lista fica disponível e ao acesso de todos para que possa ser consultada.

Pergunte a todos

amigo secreto

Caso a pessoa que você tenha tirado não tenha sido clara em relação ao que deseja ganhar na lista, como por exemplo:  um livro, camiseta  ou caneca. Pergunte a três ou quatro pessoas (incluindo a que você sorteou)  e sobre as quais você não tem afinidade o que elas gostariam de ganhar tendo como base o que colocaram na lista. Assim ninguém desconfiará de fato quem você acabou tirando.

Divirta-se

Mais importante do que o valor do presente que você deu ou recebeu. Mais importante do que ter acertado ou errado no presente que foi ofertado é se permitir divertir-se.

É permitir que estes momentos se transformem em oportunidades de conhecer melhor as pessoas, de aproximar-se delas. O Natal é isso e não pode deixar que sua essência morra. O Natal é tempo de amor, amor que deve ser estendido para todos os meses do ano.

A confraternização marcada pelo Amigo Secreto, Amigo Chocolate ou qualquer outra brincadeira característica desta época não é o mais importante, o mais importante é aproximar as pessoas, permitir conhecê-las. Então não fiquei tão preocupado ou encanado com o que comprar, quanto gastar, se está dando muito na cara sobre quem tirou. Se permita curtir a confraternização sem neuras, se divirta e o presente vai ser apenas o símbolo de um momento único que você pode viver. Se permita contagiar-se pelo espírito do Natal.


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “Dicas para não fazer feio no Amigo Secreto ”

  1. […] Dicas para não fazer feio no Amigo Secreto  […]

  2. […] Como não fazer feio no Amigo Secreto […]