Retalhos de tecido para presentear

Estamos a uma semana do Natal. Apenas sete dias de uma das comemorações mais esperadas do ano. Que tal presentear usando retalhos de tecido e ainda não gastar quase nada?

Remova manchas de tecido com estas dicas

Veja como reciclar latas de alumínio

Use óleos essenciais para perfumar a casa

Seja pela comilança, pela decoração alegre em tons de verde e vermelho. Seja pela decoração reluzente à noite, ou apenas pelo clima, não há quem não goste do Natal.

O Natal é uma das épocas mais esperadas do ano. Perde talvez apenas para o Ano Novo e o Carnaval. Sendo sem dúvida uma das melhores festas de todo o ano. Há quem diga inclusive que o clima de Natal é diferente. Mais amor, paz e solidariedade. Sentimentos que não deveriam ser recorrentes somente nessa época.

A decoração de Natal é um charme a parte neste período. Papai Noel, bonecos de neve, árvores e pisca-piscas reluzentes. Tudo para dar ainda mais corpo e cor ao famoso espírito natalino.

Com tantas opções de decoração e a cada ano novas estão sendo lançadas, é extremamente difícil não encontrar alguém que não tenha encontrando dificuldade em escolher o que utilizar em sua decoração natalina.  Quando pensamos nas opções de presentes temos ainda outro dilema, o que dar?

Escolher um presente para alguém é uma tarefa árdua, podemos errar, e o mais importante, nunca queremos gastar muito para presentear alguém.

A melhor forma de economizar na hora de presentear é investir no DIY, na reciclagem. É colocar as mãos na massa. No caso nos tecidos nas linhas e agulha. Separamos algumas ideias de como reaproveitam retalhos de tecido para criar peças novas e originais. Peças que podem servir para presentear aquela pessoa especial.

Se você já trabalha com costura, certamente vem acumulando muitos retalhos. Economize criando peças únicas com o que acabaria sendo descartado e economize na hora de comprar os presentes de Natal. Você só vai precisar de retalhos e mãos na linha. Vamos as nossas ideias para os seus retalhos.

Chaveiro de morango com retalho

Essa é a primeira opção e com certeza é uma das mais fáceis. Você só vai precisar de um pedaço de tecido pequeno, algodão e feltro.

Para começar, corte o tecido que representará o morango em formato de U, levemente arredondado (observe a imagem).

Feito isso, basta ligar todas as partes e preencher com algodão. Dobre o tecido ao meio e costure a parte inferior. Costure desde o lado esquerdo e vá caminhando até o direito. Deixe apenas um pequeno espaço na parte superior. Preencha com algodão.

Aperte bem o algodão para dentro para que fique fofo e bem preenchido. Costure o buraco deixado para colocar o algodão. O caule deve ser feito com feltro. Corte um X no pedaço de feltro verde. Costure de modo que ele fique levemente encurvado. Agora basta cola-lo ao morango com a cola universal para artesanato. Deixe uma pequena aresta da linha para que possa ser passado a argola que o ligará de fato como chaveiro.

Árvore colorida com galhos secos

Quanto mais retalhos diferentes você tiver, melhor. Para fazer esta árvore você pode investir pesado nas cores. Use e abuse dos pedaços de tecido coloridos que você tiver. Reúna alguns galhos secos e os disponha em um vaso.

Para maior durabilidade você pode envernizar os galhos. Feito isso vamos às folhas. Você pode desenha-las a mão ou recortá-las fazendo uso de moldes. O molde garante que todas saiam iguais. Depois de cortadas é hora de cola-las. Amarre fios de aço pelos galhos e cole as folhas com cola quente. As folhas devem envolver o ferro dos dois lados. Não o deixando amostra. Está pronto.

Porta copos

retalhos

Este certamente é uma das opções mais fáceis e demanda pedaços pequenos de retalhos. Para dar maior firmeza e evitar que escorregue, recorte os retalhos e cole-os no feltro ou no EVA. Você pode fazer porta copos de vários formatos. Basta apenas recortar com o uso de um molde. Outra opção interessante é recortar o molde no feltro e preencher com retalhos a imagem criada.

Marca página

retalhos

Este marca página segue a mesma confecção do porta copos. Mas ao invés de colar o retalho no feltro você pode usar papel Paraná que dará mais firmeza ao seu marcador. Escolha a arte ou o formato do seu marcador e recorte-o no papel Paraná. Envolva-o com retalhos de tecido deixando uma fenda. Para um melhor acabamento você pode colocar na base um pedaço de barbante colorido com acabamento em pedrarias.

Aparador de fios feito apenas com retalhos

retalhos de tecido

Não é recomendável deixar eletrodomésticos que não estão sendo usados plugados na tomada. Para que não fiquem soltos pelo chão que tal fazer este aparador?

Você não vai precisar de muito mais do um pedaço de elástico, um botão e retalhos de tecido. Para começar cole ou costure o elástico no retalho de tecido. Feito isso coloque outro retalho sobre o anterior, cobrindo a ligação do elástico. Costure o botão no extremo oposto de onde sai o elástico. Está pronto.


Publicado

em

por