Quer Perfumar A Casa? Veja Dicas De Como Usar Óleos Essenciais

Os óleos essenciais, além deixarem o ambiente mais agradável, podem trazer diversos benefícios à saúde de quem os utiliza.

Sendo assim, o Arteblog trouxe Dicas de como usar Óleos Essenciais para perfumar a sua casa e para tornar os dias mais leves, através do benefícios desse tratamento alternativo.


Difusor para Óleos Essenciais

 

Aromatizador natural

Como ganhar dinheiro fazendo essências e óleos naturais

 

Atualmente, os especialistas estão cada vez mais reconhecendo o poder os óleos essenciais para tratamentos alternativos de saúde.

Seja para o tratamento de estresse ou até mesmo de depressão, a ação desses óleos  é um poderoso e natural auxílio ao bem estar de pacientes que sofrem de diversas doenças.

A forma mais segura de se usar os óleos essenciais é através de um difusor. Nele, não há contato com a pele, nem riscos de queimaduras, dependendo do que o óleo é feito.

Grávidas, crianças, idosos e pessoas com alergias fortes devem ter cuidado redobrado. Mesmo os óleos sendo originados de plantas, eles podem trazer malefícios para esse grupo de pessoas. É recomendado procurar um médico, nesse caso, antes de começar a utilizar os óleos essenciais em sua casa.


Como utilizar os Óleos Essenciais

 

Os óleos essenciais podem ser utilizados de três maneiras:

  • Como aromatizador: utilize difusor para dispersar o aroma no ambiente. Quando utilizados dessa maneiras, os óleos essenciais tiram as impurezas do ar, elevam o astral dos moradores da casa e desobstruem os canais respiratórios;
  • Uso na pele: pingue algumas gotas do óleo essencial em uma pequena quantidade de um óleo diluidor, como óleo de côco, de amêndoas ou de oliva. Aplique no local onde é necessário. Esteja atento ao rótulo e faça um teste alérgico em uma área pequena de sua pele (recomendado procurar um médico antes de começar fazer esse uso de óleos essenciais). Quando usados dessa forma, os óleos essenciais podem melhorar a imunidade e trazer alívio imediato para algumas enfermidades;
  • Uso oral: O rótulo de um óleo essencial que pode ser ingerido contém as informações nutricionais. Coloque algumas gotas em algum líquido e beba-o ou coloque o óleo diretamente na língua (recomendado procurar um médico antes de começar fazer esse uso de óleos essenciais). Quando utilizados dessa maneira, os óleos essenciais podem tirar as impurezas do corpo e melhorar a digestão.

Mas é importante ficar atento aos rótulos dos óleos essenciais! Somente compre um produto de marca confiável, com todos os certificados de pureza.

O site Saúde Abril adverte:

  • Grávidas, crianças com menos de 3 anos, idosos, epiléticos, cardíacos, pessoas com síndromes em geral e que tomam muitos remédios não devem recorrer aos óleos essenciais antes de passarem por uma avaliação criteriosa.
  • Para não arriscar, convém dialogar com um profissional de saúde antes de experimentar os óleos essenciais para fins terapêuticos. E nunca abandone a terapia convencional antes de se consultar.

Como utilizar os Óleos Essenciais para aromatizar a casa

(Via: Tudo por Email)

  • No Hall de entrada

Se você não possuir um Hall de entrada na sua casa, pode levar em conta qualquer ambiente de entrada: no cantinho perto da porta, uma varandinha ou até mesmo o corredor do seu apartamento. Por que não deixá-lo com um cheirinho gostoso? (Consulte seus vizinhos, afinal, esse espaço é de todos).

Para esse ambiente, os óleos essenciais recomendados são os de canela ou laranja.

Esses óleos que promovem ânimo e bem-estar,  trazendo um sorriso instantâneo na expressão das suas visitas. O óleo de laranja ainda reduz níveis de ansiedade, desacelera batimentos cardíacos e alivia o estresse.

  • Na sala de estar

A sala de estar pode ser um ambiente diverso: muitas vezes, utilizamos esse ambiente para relaxar, ver um filme com a família, ler um livro e, até mesmo, tirar um cochilo após um dia cansativo.

Já nos finais de semana, por exemplo, a sala de estar se torna um ambiente mais agitado. Muitas vezes há música, pessoas em reuniões familiares, uma festinha entre amigos etc.

Nos dias de calmaria, use óleo essencial de pinho. Ele irá te ajudar a relaxar e manter sua mente tranquila, enquanto está nesse ambiente da sua casa.

Nos dias de agitação, use o óleo essencial de alecrim. Ele irá  estimular a criatividade e fortalecer a memória.

  • Na cozinha e Sala de Jantar

A cozinha é um lugar que deve estar sempre com a limpeza em dia, afinal, é o local no qual preparamos as nossas refeições diariamente.

Sendo assim, o óleo essencial de limão é recomendado. Com um aroma fresco e cítrico, ele atua como estimulante e deixa o ambiente muito agradável.

Já se você quer tornar o ambiente da cozinha mais acolhedor, pode usar o óleo essencial de canela, que promove um estímulo prazeroso, pois o aroma da canela estimula diferentes sensações.

Além desses dois, na Sala de Jantar você pode optar pelo o óleo essencial de bergamota, pois seu incrível aroma estimula o apetite.

  • No banheiro

Nesse ambiente, você pode optar por dois tipos de óleos essenciais:

Os óleos de aromas leves, como  limão ou eucalipto, que proporcionam uma sensação de proximidade com a natureza.

Os óleos de aromas mais adocicados, como a lavanda, que proporciona uma sensação imediata de relaxamento.

  • No Quarto

O quarto é o ambiente mais íntimo da casa, pois é nele que passamos as nossas noites, recuperando as energias, e planejamos a nossa vida.

óleo essencial de olíbano é recomendado. Deixe-o no criado-mudo e você vai sentir os efeitos benéficos deste óleo de perfume incrível, que promove o bem-estar e a disposição ideal para que você comece o dia bem.

Para um quarto de casal, o  óleo essencial de jasmim é ótimo. Esse aroma floral estimula a intimidade e proximidade.

 

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Por: Arteblog - BellaEm: dezembro 14, 2017 | Em Geral  |

3 respostas para “Quer Perfumar A Casa? Veja Dicas De Como Usar Óleos Essenciais”

  1. […] Use óleos essenciais para perfumar a casa […]

  2. […] Quer Perfumar A Casa? Veja Dicas De Como Usar Óleos Essenciais […]

  3. […] Quer Perfumar A Casa? Veja Dicas De Como Usar Óleos Essenciais […]