Como ganhar dinheiro fazendo essências e óleos naturais

É possível lucrar a partir da fabricação de óleos e essências naturais. É o que descobriu a equipe de especialistas do Sebrae. Os profissionais desvendaram os segredos da arte de ganhar dinheiro a partir da elaboração destes produtos.

Confira agora algumas dicas apresentadas no site oficial do Sebrae:

Os óleos essenciais são substâncias que evaporam com facilidade e extraídas de plantas aromáticas, constituindo matérias-primas de grande importância para as indústrias medicinal, cosmética, farmacêutica e alimentícia. Essas substâncias orgânicas, puras e extremamente potentes são consideradas a alma da planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas medicinais e aromáticas.

O interesse pelos óleos essenciais está baseado na possibilidade da obtenção de compostos aromáticos, os quais, de uma forma ou de outra, fazem parte do nosso dia a dia. Muitos desses compostos são atualmente obtidos sinteticamente, por razões econômicas, por dificuldades na continuidade na obtenção das plantas produtoras, bem como pelo interesse na obtenção de novos componentes aromáticos. Contudo, a busca pelo naturalismo tem feito crescer a demanda pelos produtos originais obtidos diretamente das plantas.

Processo de Produção dicas e curiosidades:

  • Para obtenção dos óleos, os profissionais da química usam técnicas de separação diferentes, de acordo com o material do qual se pretende extrair a essência. O mais antigo é a destilação, que pode ser simples ou por arraste de vapor, uma técnica que permite melhores resultados.
  •  A prensagem, também conhecida como extração por espremedura, é ideal para extrair o óleo essencial armazenado em cascas de frutas cítricas. Já o processo de enfloragem, que se baseia na propriedade das gorduras e dos óleos de absorver e reter princípios aromáticos sem alterá-los, é usado para obter essências a partir das flores.
  •  Outra técnica é a maceração, que consiste em submeter um corpo sólido qualquer à ação de um líquido (água ou álcool etílico) com o qual se deixa em contato durante um tempo mais ou menos prolongado a fim de que ele dissolva alguns princípios aromáticos do corpo sólido. Esse processo é utilizado para obter várias matérias-primas importantes para a indústria de perfumes, como os bálsamos, as gomas e os óleos-resinas, produtos que geralmente possuem odores agradáveis, suaves e persistentes.
  •  Atualmente, utilizando técnicas sofisticadas de separação de misturas, é possível identificar todos os componentes de um óleo essencial, mesmo aqueles que estão presentes em quantidades muito pequenas. Uma vez identificados os componentes, é possível fabricar o óleo essencial sintético que é geralmente mais barato e, muitas vezes, mais fácil de se obter.

Dicas gerais:

  • Antes de se iniciar o cultivo de plantas medicinais e aromáticas em escala comercial, faz-se necessário conhecer o comportamento da espécie em relação às características climáticas da região de plantio, aos tratos culturais e aos fatores bióticos que são responsáveis pelo desenvolvimento da planta.
  • A obtenção de informações claras sobra à demanda de mercado devem ser buscadas antes da implementação da fábrica de óleos essenciais. Em situações onde se queiram destilar pequenas quantidades de óleo, o mercado de varejo é mais tranquilo porque os investimentos são menores. Nesse caso, empreendedores agrícolas podem utilizar-se de áreas próprias e adquirir uma pequena destilaria para começar o empreendimento.
  • É essencial avaliar a disponibilidade, produção e fornecimento da planta utilizada como insumo básico e dimensionar o conjunto de instalações, investimentos e mercado para a produção do óleo essencial, comparando suas expectativas de geração de receitas com os custos e processos envolvidos.
  • A qualidade do óleo essencial é considerada um fator básico a ser vinculada a sua obtenção, fazendo com que a realização de análises constantes sejam necessárias para avaliação de suas características e, desta forma, evitados problemas em sua comercialização.
  • Os óleos essenciais são solventes e inflamáveis, portanto devem ser conservados longe do fogo, plástico e madeira;
  • A adequada seleção da matéria-prima e treinamento dos trabalhadores envolvidos na produção de óleos essenciais são requisitos importantes para garantir a qualidade do produto.

floral de bach

Mais informações [Sebrae]