Gatos poderiam imitar o comportamento dos seus donos?

  • Gatos e o comportamento humano
  • Curiosidades que você desconhece sobre o seu gato
  • Outras informações interessantes

Os cães são conhecidos por serem tidos com os melhores amigos do homem. Ninguém discorda disso. Ninguém discorda também que estes animais ficam similares aos seus donos com o passar do tempo podendo apresentar comportamentos muito parecidos. Mas você acredita que isso também pode acontecer com os gatos? Eles podem ficar extremamente parecidos com seus donos? É sobre isso que falaremos neste post.

Leia mais

Black Friday: Você sabe como a data surgiu?

Conheça algumas parassonias e as formas de tratamento

Os gatos e os seus tutores são mesmo parecidos?

gatos

De acordo com um estudo recente divulgado na Plos One sim. Para chegar a essa conclusão os pesquisadores envolvidos na descoberta entrevistaram cerca de três mil cento e sessenta pessoas diferentes. Todas elas com a características comum de possuírem um bichano.

Cada um dos três mil participantes responderam a um questionário chamado de Big Five, ou teste dos Cinco Grandes Fatores. Em outras palavras é um teste que tem a intenção de determinar quais os traços da psicologia que mais estão presentes em um indivíduo. Dentre estes aspectos temos o neuroticismo que diz respeito a instabilidade emocional do indivíduo, a extroversão, a sociabilidade e também a escrupulosidade que neste caso diz respeito a sua autodisciplina. De cada um destes mais de três mil participantes os pesquisadores também estudaram o comportamento e o histórico de saúde dos seus gatos. Mas qual foram os resultados? Afinal, os gatos desenvolvem um tipo de comportamento a depender do comportamento dos seus donos?

Tal pai tal filho afinal

gatos

Ao final das pesquisas realizadas os pesquisadores concluíram que os gatos podem efetivamente estabelecer um padrão de comportamento a depender do seu tutor. Para se ter uma ideia, donos com estado emocional instável possuem gatos mais ansiosos, medrosos e por vezes até mesmo com comportamento agressivo. Também foi possível constatar que donos com padrão neurótico possuem animais obesos e com predisposição para o ganho de peso.

E como não poderia ser diferente aqueles tutores mais extrovertidos possuem os animais mais saideiros. Em outras palavras donos extrovertidos possuem os animais que saem mais de casa do que outros, por exemplo. Tutores com altos níveis de escrupulosidade por sua vez possuem os animais mais sociáveis a outros pet’s e seres humanos.

Curiosidades incríveis sobre os gatos que você não sabia

gatos

Além da capacidade de querendo ou não parecerem com seus tutores os gatos apresentam uma série de curiosidades incríveis. Uma delas diz respeito ao seu hábito de dormir. Os gatos parecem dormir bastante não é mesmo? E se te disséssemos que eles dormem cerca de dois terços da sua vida? Isso mesmo, os gatos dormem cerca de dois terços da sua vida. Um gato que tem aproximadamente três anos, passou cerca de dois dormindo.

Outra curiosidade interessante é que os gatos conseguem produzir cerca de cem sons diferentes enquanto os cachorros emitem apenas dez ruídos distintos entre sim.

As gatas costumeiramente são destras enquanto caracteristicamente os gatos machos são canhotos.

Se você já tentou perseguir um gato certamente deve ter percebido a dificuldade em capturá-lo. Isso acontece porque estes bichanos conseguem correr pequenas distâncias a uma velocidade de cerca de cinquenta quilômetros por hora.

Há registros de gatos que sobreviveram a quedas de mais de vinte metros de altura. Você consegue imaginar como eles conseguem esta proeza? Os gatos tem a chamada capacidade de endireitamento e por isso caem sempre em pé, o que evita traumas e lesões, dando chance de sobrevivência ao animal. Essa capacidade de endireitamento é possível graças aos seus órgãos internos, seus olhos e também o seu ouvido que o posiciona em relação ao espaço.

Comentários

Uma resposta para “Gatos poderiam imitar o comportamento dos seus donos?”

  1. […] Gatos poderiam imitar o comportamento dos seus donos? […]