Black Friday: Você sabe como a data surgiu?

  • Como tudo começou
  • A Black Friday no Brasil
  • Algumas dicas para suas compras

Você certamente deve estar contando os minutos para aproveitar a promoção daquele produto que você tanto espera.

De fato a Black Friday é uma data muito esperada por todos os consumidores que aguardam ansiosamente. Aguardam para poderem adquirir um produto com um bom desconto. Se você já tem a sua lista de compras para a famosa sexta-feira das promoções deve estar contando alegremente os minutos para a tão esperada data.

Leia mais

Traição: perdoar ou não perdoar? O que fazer?

Serotonina: o que é, funções e como aumentar

Este ano, a data cairá no próximo dia 29 de novembro. Mas você já parou para pensar como a ideia teria surgido? Qual a história por trás de uma das datas mais esperadas do comércio?

As especulações são as mais diversas e hoje traremos para você a mais aceita popularmente.

Black Friday: como tudo começou

black friday

De acordo com a crença mais aceitada ao redor do mundo, a Black Friday teria surgido em meados dos anos 60. O estado seria o da Pensilvânia na cidade da Filadélfia e tudo teria surgido de gírias de policiais. Ficou confusa? Calma, nós vamos te explicar.

Segundo esta teoria, a sexta-feira após o dia de Ação de Graça, o centro da cidade ficava extremamente movimentado. Isso porque era o período em que as pessoas se preparavam para as compras de Natal e por estar aparentemente distante da data festiva os produtos estavam significativamente mais baratos. Entre os policiais responsáveis pela segurança neste período começou a nomeá-lo desta forma, Black Friday. Com a repetição deste acaso, as empresas perceberam que está seria uma excelente oportunidade para venderem e finalmente saírem do vermelho. Assim nascia a Black Friday, ou sexta-feira negra oficialmente.

Para atrair ainda mais público para que concentrassem suas compras e assim aumentasse o lucros das lojas os descontos tornaram-se ainda mais expressivos. Atualmente é possível adquirir um produto neste dia com mais de setenta por cento de desconto.

A Black Friday no Brasil

black friday

A Black Friday no Brasil chegou em dois mil e dez e este ano será a sua nona edição. Ao contrário do que aconteceu especialmente na Filadélfia, onde as lojas a participarem se concentravam fisicamente, no Brasil este cenário foi diferente. A maior concentração de lojas a participarem inicialmente da campanha em nosso país foi as lojas virtuais. Cerca de cinquenta lojas participaram nos primeiros anos, atualmente praticamente todo o comércio se envolve com a data. Alguns e-commerce inclusive acabam realizando o chamado Black November, Novembro Negro. O Novembro Negro consiste na mesma pegada da Black Friday, entretanto, os descontos são válidos para todo o mês de novembro e não apenas para uma sexta-feira.

Dicas para arrasar na Black Friday

black friday

Separamos aqui um bônus com dicas importantes para que você compre seus produtos com descontos reais e aproveite de verdade esta tão importante data para o comércio. Um das mais importantes dicas é que você escolha lojas de confiança. Esta talvez seja a mais importante dica porque nesta época polvilham lojas aparentemente confiáveis mas que são fraudulentas.Pesquise sempre sobre a reputação da loja em sites de proteção ao consumidor como por exemplo o Reclame Aqui.

Outra dica interessante é determinar um limite de gastos. De nada adianta economizar na compra de determinados produtos e comprometer o seu orçamento mais do que deveria. O que seria uma solução pode acabar se tornando um verdadeiro problema.

Ah, é válido também fazer um lista por ordem de prioridade sobre o que você precisa e o que quer comprar. Isso pode te ajudar a limitar os gastos a depender do que de fato você precisa comprar. Tenha uma lista do que deseja comprar e também de produtos semelhantes que atendem as suas necessidades. Como bem sabemos às vezes diferentes marcas podem apresentar diferenças gigantescas de preço.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: