Tênis de corrida: tudo o que você precisa saber para escolher

  • Benefícios da corrida
  • Qual o seu tipo de pisada?
  • Tênis de corrida: como escolher o seu?

A corrida é um dos melhores exercícios que você pode praticar. E o melhor de tudo é que se trata de algo totalmente democrático. Você não precisa de grandes investimentos para começar a correr. Tudo o que você vai precisar é de uma roupa confortável e um tênis adequado. Mas como escolher um tênis de corrida perfeito para você? Escolher um tênis de corrida que corresponda a sua pisada e atenda ao seu tipo de pé é crucial para evitar lesões durante a prática.

Leia mais

Traição: perdoar ou não perdoar? O que fazer?

Conheça a mitomania: transtorno é mais comum do que parece

Os benefícios de correr e a importância do tênis de corrida

corrida

A corrida é um excelente exercício que proporciona uma série de benefícios aos seus praticantes. Dentre eles, para citarmos apenas alguns, contribui para o emagrecimento, para o tônus muscular, para a melhora da capacidade cardio respiratória, e também atua sobre o fortalecimento dos ossos. Como se não bastasse ainda é possível concluir que correr melhora drasticamente o humor e combate os sintomas da ansiedade.

Mas antes que você conhece a correr por ai é necessário que você tenha um tênis adequado para corrida. Ao abrir um site para tal tarefa certamente você deve ter encontrado dificuldade em escolher. Isso acontece porque para a escolha do calçado ideal é necessário que você conheça a sua pisada. Mas como saber disso? Não se preocupe, nós te ajudamos. Há três tipos de pisada, pisada pronada, neutra e supinada.

Pisada pronada, neutra e supinada: Qual a sua?

A pisada neutra é a melhor para evitar lesões embora não proteja totalmente contra elas. Neste tipo de pisada o pé do corredor apresenta um arco perfeito mas pode favorecer casos de tendinite. Para este tipo de pisada o pé entra em contato com o chão de maneira igual e uniforme. No caso da pisada supinada o arco do pé é bastante demarcado e os músculos da perna podem ficar doloridos uma vez que estão sempre tensionados. Neste exemplo o corredor apoia primeiramente a lateral de fora do seu calcanhar. A pisada supinada é a mais rara e apenas cinco por cento das pessoas correm desta maneira. A tendinite também é muito costumeiro neste caso. Pisada pronada dá a impressão que os pés possui uma maior flexibilidade mas pode acabar sofrendo com fraturas advindas do estresse. Podemos neste caso dizer que a pisada pronada o corredor apoia as laterais do calcanhar primeiro.

Para que você descubra a sua pisada o mais indicado é consultar um médico ortopedista. Algumas lojas de artigos esportivos também possuem o teste de baropodometria que permite identificar o tipo de pisada bem como auxilia na identificação de problemas de postura.

Dicas para escolher o seu tênis de corrida

corrida

Agora que você já sabe o seu tipo de pisada fica mais fácil para que você possa comprar o seu tênis de corrida. Mas atenção, não é porque o tênis corresponde a sua pisada que já é perfeito para você. É preciso que você leve em consideração outros aspectos tais como a atividade para qual o tênis se destina. Cada atividade física necessita de um calçado específico por isso na hora da compra se atente para adquirir um calçado voltado para corrida e que atenda ao seu tipo de pisada.

Outra coisa que deve ser levada em consideração é o tamanho do tênis de corrida. É preciso que entre o dedão e o fim do calçado haja um dedo de tolerância para que você esteja confortável durante a prática. Se possível vá a loja comprar o seu tênis com a meia que você utiliza para correr, isso auxiliará ainda mais na escolha de um calçado confortável.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Tênis de corrida: tudo o que você precisa saber para escolher

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Uma resposta para “Tênis de corrida: tudo o que você precisa saber para escolher”

  1. […] Tênis de corrida: tudo o que você precisa saber para escolher […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *