Conheça a mitomania: transtorno é mais comum do que parece

 

  • O que a mitomania? Conheça este distúrbio que é mais comum do que imaginamos
  • O mitômano e suas principais características
  • Tratamentos possíveis

Quando foi a última vez que você precisou mentir? Seja para salvar a sua pele ou para salvar algum amigo? Mentir esporadicamente é algo comum e que muitas de nós certamente já fez alguma vez na vida. Talvez até hoje mesmo, ou esta semana. Mas você sabia que há um transtorno que leva o indivíduo a mentir copiosamente? Este é o chamado transtorno da mitomania e neste post conheceremos um pouco mais sobre suas fases.

Leia mais

Serotonina: o que é, funções e como aumentar

Vagina: Entenda o que acontece com ela durante o sexo

A mitomania e o mentiroso compulsivo

A mitomania, como é conhecido o distúrbio, também pode ser denominado de mentira obsessiva compulsiva. Trata-se de um distúrbio de personalidade em que o indivíduo, o mitômano tem uma tendência quase que inevitável pela mentira. É um mentiroso compulsivo e quase incontrolável.

Bom, como comentamos no início deste post, todos nós já mentimos alguma vez na vida por algum motivo. Mas então qual seria a diferença entre um mitômano e você por exemplo? A principal diferença entre um mentiroso compulsivo e um mentiroso esporádico é que sobretudo a frequência. Ao contrário de pessoas que não apresentam o distúrbio, o mitômano mente até mesmo em situações que não precisaria. O mitômano também tem dificuldades em admitir a verdade quando desmascarado. Não vendo necessidade alguma em desfazer os maus entendidos que a sua mentira possa ter causado. Qualquer um de nós quando desmascarado não hesita em contar a verdade.

Como identificar o transtorno de mitomania?

mitomania

Dado a gravidade do caso, você deve estar se perguntando como identificar um mitômano. A principal dica é que alguém com este distúrbio mente em pequenas coisas, desnecessariamente. Além disso outra característica que marca o transtorno é que embora sejam histórias imaginárias, seus detalhes são pensados cautelosamente para que todos acreditem na versão contada pelo mentiroso compulsivo.

Outra coisa que é característica neste distúrbio é que o mentiroso sabe que está mentindo, tendo plena consciência de suas artimanhas. Utiliza da mentira obsessiva para benefício próprio e insensivelmente.

Causa e tratamentos para a mitomania

mitomania

Ao que tudo indica não há como categorizarmos o que poderia desencadear, ou ainda, criar um mentiroso compulsivo. Sendo dados preliminares ao que tudo indica diversos problemas psicossociais podem estar envolvidos. Normalmente o problema pode ser diagnosticado por um médico psiquiatra após uma minuciosa avaliação.

O tratamento entretanto não é dos mais simples, não sendo um problema que assim como outros distúrbios pode ser tratado igualmente. Isso porque é um comportamento patológico, em outras palavras se torna um estilo de vida daquele indivíduo.

Mas para não dizermos que não há opções de tratamento, é possível investir em sessões psiquiátricas ou psicológicas tendo ambas bons resultados.

Além do acompanhamento médico profissional é necessário que o portador do distúrbio tenha a família ao lado. Trabalhar a autoestima, oferecer amor e zelo necessários são fundamentais para a recuperação de um mentiroso compulsivo. Podemos concluir que a mitomania tem cura, mas surpreendentemente demanda muito investimento tanto financeiro quanto de tempo para que resultados possam ser percebidos.

Problemas e riscos envolvidos na mentira

mitomania

Este tópico é especial para você que acredita que a mentira não apresenta riscos ou perigos. Embora possa parecer uma mentira de pequenas proporções e ingenua muitas vezes, nunca é apenas uma mentira. Isso acontece porque quem inventa uma mentira para contornar uma determinada situação mais cedo ou mais tarde terá que enfrentar a verdade. Caso não faça isso precisará de uma nova mentira para sustentar a anterior e se tornará sem querer um escravo das suas próprias mentiras.


Publicado

em

por

Tags: