Traição: perdoar ou não perdoar? O que fazer?

  • Como superar uma traição
  • Entendo os motivos que podem levar o traidor a trair
  • Sonhou com traição? Saiba o que isso pode indicar

Pensar em ambas as perguntas tema deste post pode ser um tanto difícil para qualquer um de nós. Principalmente para quem já passou por uma traição. Mas antes de mais nada, queremos com o texto de hoje mostrar que embora uma traição seja de fato um momento extremamente delicado para quem é traído é possível dar a volta por cima. Isso com ou sem o parceiro(a). E o melhor, é possível recuperar a sua autoestima.

Leia mais

Dicas de Saúde: Alimentos para uma mente ansiosa

Você já ouviu falar de feiura imaginaria? Conheça o transtorno

Você disse traição?

traição

A traição nada mais é do que uma situação em que o outro, seja dentro de um relacionamento amoroso ou não quebra um acordo estabelecido. Este acordo estabelecido é estabelecido antes que o relacionamento começasse a ser desenhado. Com a traição o outro quebra este acordo, frustrando nossas expectativas quanto ao que esperávamos dele, ou dela.

É uma atitude, mesmo em relacionamentos afetivos não amorosos, em que o outro nos decepciona. Sendo um momento doloroso para aquele que é traído.

A traição pode gerar sentimentos dos mais diversos. Dentre eles, muitos sentimentos negativos como por exemplo raiva, tristeza, culpa, sentimento de inferioridade e problemas na autoestima. Isso para citarmos apenas alguns.

Com o poder de provocar tantos sentimentos negativos, você deve estar se questionando se é possível perdoar uma traição. A resposta surpreendentemente é simples. É possível, para tanto é necessário que entendamos que perdoar é um processo que demanda tempo. Além de tempo é preciso acreditar que há futuro na relação e que tal ocorrência não irá novamente acontecer.

Lidando com uma traição

traição

Saber de uma traição do parceiro(a) não é uma experiência desejável a ninguém. Suportar uma traição também não é uma das melhores vivências que alguém tem na vida. Contudo, é possível suportar uma traição. Há casais que se aproximam e muito depois de um ocorrido desta natureza. Isso porque abertamente tanto traído quanto traidor se propõem a debater a relação a fundo. Ambos se propõem a mudar e a trabalhar aspectos que haviam negligenciado.

Não podemos mentir, isso tudo demanda tempo, mas acima disso demanda muito trabalho por parte do casal. Até que a confiança seja novamente restabelecida. Muitos casais buscam como meio para contornar uma situação de infidelidade a chamada terapia de casal. Metodologia que se mostra bem promissora quando há o real e verdadeiro envolvimento do par.

Por que a traição acontece?

traição

Essa sem dúvida é a questão mais recorrente quando falamos em infidelidade. Afinal, quem ama trai? Por que ocorre?

Normalmente a traição vem quando o relacionamento já está desgastado. O sentimento entre o casal está enfraquecido e ambos já não gastam com o outro tanto do seu dia como gastavam no início. O sentimento vai se esvaecendo e ninguém acaba percebendo por conta da rotina e também da conveniência. Não estamos aqui justificando o que leva uma pessoa a trair, mas estamos exemplificando o que poderia estar acontecendo para tal ato.

Diante deste cenário, acaba aparecendo alguém novo. Alguém que se preocupa constantemente com a sua vida e também com os seus problemas. É praticamente impossível resistir.

Sonhei com traição o que isso significa?

Muitas vezes acabamos nos sentindo inseguros e desconfortáveis em nosso relacionamento. Este comportamento pode acabar se manifestando em nosso sonho. Os significados para um sonho envolvendo traição muitas vezes diz respeito ao sentimento de não merecimento, tão como problemas de autoestima. Em outros casos, muitas vezes o sonhador sente que deve algo ao mundo e no sonho algo lhe é tirado em compensação.

Comentários

2 respostas para “Traição: perdoar ou não perdoar? O que fazer?”

  1. […] Traição: perdoar ou não perdoar? O que fazer? […]

  2. […] Traição: perdoar ou não perdoar? O que fazer? […]