Dicas de Saúde: Alimentos para uma mente ansiosa

  • Mundo moderno e a mente de um ansioso
  • Alimentação adequada para uma mente ansiosa
  • Entendendo a cabeça de um ansioso

A ansiedade já é considera o mal do século. Também pudera, vivemos em uma sociedade extremamente conectada. Estamos alimentados a todo instante por informações e o pensamento no futuro e no amanhã é uma constante.

Leia mais

Arteterapia: Conhecendo seu poder terapêutico

Você já ouviu falar de feiura imaginaria? Conheça o transtorno

Estamos cada vez mais ansiosos e isso é normal. Infelizmente visto o comportamento de nossa sociedade e as relações interpessoais que construímos.

Você sabia, entretanto, que é possível amenizar os sintomas da ansiedade com alimentação adequada?

Isso mesmo, apostando no grupo de alimentos certos é possível eliminar os sintomas ansiosos, a famosa mente ansiosa.

Para tanto é preciso investir em alimentos ricos em magnésio, ômega 3, fibras e também triptofano. Estes alimentos são responsáveis por regular a nossa flora intestinal, aumentar a produção de serotonina e consequentemente melhor a ansiedade e também o mau humor.

Mente ansiosa e os alimentos certos

Um dos grupos de alimentos que devem estar presente na alimentação de quem sofre com a mente ansiosa são os alimentos ricos em ômega 3. O ômega 3 é um tipo de gordura boa, ou seja, faz bem para o nosso corpo. Atuam melhorando o funcionamento do nosso cérebro e consequentemente reduzem os níveis de ansiedade. Esta ação sobre o cérebro ocorre porque o ômega 3 é rico em EPA e DHA, que são ácidos graxos.

Alimentos que apresentam bons níveis de ômega 3 são a chia, linhaça, castanhas, salmão e também a sardinha.

Adicione alimentos com magnésio em sua rotina

Outro nutriente que não pode faltar na alimentação daquele que sofre com ansiedade é o magnésio. Isso porque o consumo de alimentos ricos em magnésio melhoram o relaxamento de maneira significativa, melhora a circulação sanguínea e também o sono.

Os alimentos que são ricos em magnésio são chia, castanhas, bananas, alcachofra, espinafre e também aveia.

Alimentos ricos em triptofano para uma mente ansiosa nunca mais

ansiosa

Alimentos ricos em triptofano também são excelentes opções para que você possa controlar os sintomas ansiosos. Isso porque este aminoácido atua diretamente na produção de serotonina que é conhecido com o hormônio do bem estar. Com os níveis de serotonina elevados você tem uma resposta melhor ao quadro depressivo e também ansioso.

São boas opções de alimentos ricos em triptofano queijos, cacau, chocolate amargo, frango, ovos, banana e carnes em geral.

Vitaminas do complexo B são excelentes opções para pessoas ansiosas

ansiosa

As vitaminas do complexo B, em especial as vitaminas B6, ácido fólico e a B12 atuam diretamente em nosso sistema nervoso e assim sendo podem melhorar os sintomas presentes em pessoas ansiosas. Os melhores alimentos para quem deseja boas doses destas vitaminas são os grãos integrais, banana, espinafres e outros vegetais de cor verde. Pão integral e aveia também são ótimas opções.

Vai um suco de laranja ai?

ansiosa

As frutas cítricas tais como laranja, limão e abacaxi são alimentos antioxidantes. Como tal, atuam sobre os níveis de estresse e ansiedade, assim sendo, são boas opções para estarem no cardápio de pessoas que sofrem com ambos os problemas.

Mente ansiosa para não ansiosos

ansiosa

Para pessoas não ansiosas, surpreendentemente entender a mente de um ansiosa talvez não seja nada fácil. Um ansioso é aquele indivíduo que apresenta uma apreensão desagradável e exagerada em relação a um evento futuro. Normalmente esta apreensão é desproporcional a igualmente exigida pela situação.Ao contrário do que se pode pensar a ansiedade traz em si diversos sintomas ao seu portador. Dentre eles problemas de concentração, dor no peito e dores de cabeça. Sintomas psicológicos também são comuns.

Normalmente pessoas ansiosas tem urgência para resolver questões que demandam tempo. Curiosamente mulheres tem mais predisposição para desenvolver quadros ansiosos do que homens.

Comentários

Uma resposta para “Dicas de Saúde: Alimentos para uma mente ansiosa”

  1. […] Dicas de Saúde: Alimentos para uma mente ansiosa […]