Conheça o pilates e descubra os seus benefícios

  • Os benefícios da prática regular
  • Postura corporal é apenas um dos benefícios
  • Se interessou pelo pilates? Veja como praticar

Nos últimos anos o Brasil viu um significativo crescimento no número de estabelecimentos que oferecem a modalidade de pilates. Segundo dados de um fabricantes de artigos para esta modalidade há no país cerca de quarenta e cinco mil estúdios que oferecem a prática para os mais diferentes grupos.

Leia mais

Dicas para perder barriga e emagrecer com saúde

Castração: esclareça as principais dúvidas sobre o tema

Não podemos negar que de fato há muitos benefícios em sua prática, tantos benefícios no que diz respeito à saúde mental quanto a saúde do próprio corpo. Sabendo que a prática pode ser extremamente benéfica para os mais diferentes grupos, tanto adultos, crianças, bailarinas, atletas, idosos, reunimos aqui algumas informações e principalmente os benefícios de se adicionar esta atividade ao seu dia-a-dia.

Conhecendo o pilates

pilates

O pilates foi criando em meados dos anos de 1900 por Joseph Pilates. E podemos sintetizá-lo como um exercício que busca o controle muscular. De acordo com estudos realizados há realmente comprovações de que as posições propostas pela modalidade de fato auxiliam na prevenção de problemas na coluna vertebral. Mas este não é o único benefício, muito pelo contrário. Segundo pesquisas realizadas a prática regular auxiliaria no refinamento do equilíbrio em pessoas idosas. O que seria fundamental para a prevenção de quedas e outros acidentes. Outra pesquisa realizada envolvendo a prática se utilizou de uma amostragem de mulheres sedentárias e hipertensas. Deste grupo foi possível constatar que a prática regular diminuiu significativamente os riscos de AVC bem como de doenças renais crônicas.

De acordo com profissionais do pilates os benefícios do exercício estariam em melhorar o controle e a consciência muscular tão como corrigir a postura, por exemplo.

Entendendo os princípios do pilates

pilates

Se você entender os princípios do pilates saberá porque a prática é tão benéfica. Desta forma vamos aos seus princípios.

Um dos mais importantes princípios do pilates diz respeito a concentração. Não dá para praticá-lo em meio a uma conversa. Isso porque um dos objetivos da atividade é deixar a mente no controle dos movimentos corporais. O que cria no praticante a consciência corporal.

A centralização é outros dos princípios do pilates e busca colocar a força vinda do centro para as extremidades.

Não poderíamos esquecer da respiração que é crucial em todos os movimentos e auxilia na intensificação da prática. Precisão e fluidez para a execução correta dos movimento também é importante essencialmente para evitar lesões. Na prática o indivíduo trabalha tanto força quanto equilíbrio e flexibilização com a respiração coordenada. Todos estes estímulos favorecem a musculatura mais profunda que ao ser trabalhada pode evitar diversos dados a coluna.

Talvez o pilates seja ideal para você

pilates

Pelos benefícios, o pilates deveria ser indicado para todos os mais diversos grupos tanto crianças, adolescentes, adultos, mulheres grávidas, idosos.

Com instrumentação própria que foge um pouco das utilizadas nas academias, os estúdios de pilates podem ser uma opção para quem não gosta do ambiente das academias.

Com molas, magic circle, e movimentos no próprio tablado temos o pilates tradicional. Mas a depender das suas necessidades é possível a prática do pilates contemporâneo que consiste na modalidade com a utilização de equipamentos adjacentes como bolas e outros.

Para mulheres grávidas é indispensável autorização médica para a realização da atividade, tendo certeza que não prejudicará o bebê desta forma.

Se você se interessou pelo pilates recomendamos que você assista a um aula em um estúdio que tenha lhe chamado atenção. Isso antes de fechar um contrato de serviço. Esta atitude é importante porque alguns locais a fim de baratear os custos podem acabar colocando mais alunos do que o professor humanamente consegue assistir durante a aula. Também é possível que a infraestrutura do local seja prejudicada para baratear os custos. Por isso você deve levar estes pontos em consideração.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Conheça o pilates e descubra os seus benefícios

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Uma resposta para “Conheça o pilates e descubra os seus benefícios”

  1. […] Conheça o pilates e descubra os seus benefícios […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *