Dicas simples para evitar a acne e ter

  • As espinhas surgem antes mesmo de nascerem como conhecemos
  • O cravo é o estágio inicial da acne
  • Condicionador pode dar acne, saiba como evitar

Quem não sonha em ter uma pele radiante, sem cravos ou espinhas não é mesmo? Certamente este é o sonho de muitas de nós. Entretanto se você também sofre com o problema das espinhas você acaba de chegar ao lugar certo.

Leia mais

Conheça o pilates e descubra os seus benefícios

Castração: esclareça as principais dúvidas sobre o tema

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a tratá-las da forma mais assertiva possível, evitando que apareçam.
Embora tenhamos a impressão de que a acne simplesmente surja de um dia para o outro não é bem assim. Tanto é que para evitar o seu surgimento o mais indicado são os cuidados permanentes.

Evitar a acne começa antes que elas surjam

Você foi dormir com o rosto impecável. Sem o mínimo sinal de que teria uma surpresa ao acordar. Quando você abre os olhos e se depara com o reflexo no espelho lá estão elas por toda a parte. No rosto, no peito, nas costas. Mas como? Como elas simplesmente surgiram?

Embora pareçam ter surgido de uma hora para outra, de um dia para o outro, as espinhas surgem bem antes da indesejável surpresa vir a tona.

As espinhas como conhecemos antes de saírem em nossa pele como uma espinha, se formam primeiro os cravos. Os cravos são o estágio inicial da acne. Por acne temos uma mistura de cravos, comedões e as terríveis espinhas propriamente ditas.

Os cravos por sua vez são resultado do entupimento dos poros com queratina. A queratina é naturalmente produzida pelo nosso corpo e serve para o fortalecimento de unhas e cabelos.

Com o entupimento dos poros com queratina o sebo produzido pelas glândulas sebáceas também não consegue ser expelido. O sebo produzido tem o intuito de evitar que a nossa pele fique seca ou ressecada. Muitas vezes por questões hormonais a gordura que é naturalmente produzida fica em excesso e não conseguimos expeli-la completamente.

Mulheres podem sofrer mais com a acne?

evitar a acne

Sim, infelizmente nós mulheres podemos ter mais problemas com a acne do que os homens. Como comentamos anteriormente as questões hormonais podem levar a uma maior produção de sebo. Estas desordens hormonais podem ocorrer naturalmente na adolescência e também durante a TPM ou a menstruação. Justamente por apresentar episódios maiores onde os hormônios podem se desestabilizar as mulheres estão mais propensas a sofrerem com a acne.

Apesar da adolescência ser a época marcada para o aparecimento destas indesejáveis, as espinhas podem nos acompanhar ao longo de toda a vida. Aparecendo em diferentes épocas.

Evitar a acne com dicas simples

evitar a acne

Para manter a pele sempre jovem e bonita surpreendentemente muitas mulheres utilizam os mais diversos produtos disponíveis no mercado. Cremes, pós, máscaras e todo o tipo de cosmético possível. Até aí não há nada de errado, contudo, muitas vezes parte destes produtos que são utilizados são ricos em óleos. Quando não tirados de maneira adequada estes produtos podem contribuir para o entupimento dos poros e consequentemente para o surgimento da acne. Sempre que optar por produtos cosméticos voltados para a sua pele, veja se não são ricos em óleos e atenha-se a correta remoção destes após o uso.

Uma outra coisa que pode contribuir para o surgimento da acne e que não nos damos conta muitas vezes é o condicionador. Isso mesmo, o condicionador que utilizamos para lavar os cabelos.

Muitas vezes deixamos os cabelos para serem lavados por último. Com a remoção do condicionador dos fios muitas vezes ele acaba não sendo removido corretamente das costas, bem como da testa. Neste caso pode contribuir para o surgindo das espinhas. A melhor maneira de evitar a acne neste caso é lavar o rosto por último, depois de lavar os cabelos. E no caso das costas remover adequadamente o condicionador que cai sobre a região.

Nada de pensar em evitar lavar os cabelos para contornar o problema viu? Não lavar os fios os deixa oleosos e este sebo acaba indo para a testa no caso de quem tem franja e para as costas no caso das meninas de cabelo comprido e geram igualmente o mesmo problema, a acne.