Dicas de saúde: Saiba como evitar a dor do pós treino

  • Entenda o que caracteriza a dor do pós treino
  • Dicas para evitar estas dores
  • A importância do alongamento

Se você pensa em começar a se exercitar ou costuma passar alguns bons dias sem ir à academia deve pensar logo na dor do pós treino. Realmente a dor após os exercícios físicos é algo comum de acontecer e vamos explicar o porque disso acontecer e como evitar. Você também saberá o que é esta dor ocasionada no pós treino.

Leia mais

Cross training: Conheça e veja os benefícios da prática

Dicas de como não exagerar na comida e emagrecer com saúde

Entenda a dor do pós treino

dor do pós treino

Quando você fica alguns dias sem treinar ou acaba começando a treinar depois de muito tempo como uma pessoa sedentária as dores vão ocorrer naturalmente. Mas não se preocupe, você não precisará enfrentá-las sempre é vamos te mostrar como evitá-las. Mas antes disso, vamos entender o que ocorre.

O que você está sentindo no pós treino é chamado na verdade se DMIT. O DMIT é a sigla para dor muscular de início tardio. Em outras palavras essa dor do pós treino é na verdade uma pequena fratura, uma micro fratura no músculo que provoca uma resposta inflamatória. Esta resposta é a responsável pela sensação de dor que você acaba sentindo na manhã seguinte após aquele treino pesado.

Bom, agora que você já sabe o que é essa dor depois dos treinos vamos conhecer dicas para que você não tenha que enfrenta-las costumeiramente.  Imagina faltar alguns dias na academia e ainda sofrer com estas dores, com certeza isso não é um bom incentivo para ninguém não é mesmo?

Para você que já está com estas incomodas dores temos boas notícias. Elas tendem a desaparecer completamente em uma semana.

Aumente gradativamente as cargas e evite a dor do pós treino

dor do pós treino

Se você aumentar de um dia para o outro as cargas com as quais treina as dores serão inevitáveis. Para tanto, uma forma de evitá-las é considerar elevar gradativamente as cargas. Tornando o processo mais lento mas entretanto menos doloroso. Possivelmente você vai sentir um pouco com o aumento da carga mas a dor estará em níveis toleráveis.

Ouça o seu corpo e respeite os seus limites

Por mais que você queira terminar uma série, fazer um exercício difícil ou aguentar mais tempo correndo sem perder o fôlego o mais importante é que você saiba ouvir o seu corpo. Não importa o que as outras pessoas estão dizendo nem mesmo o que o seu personal está dizendo. Saiba ouvir o seu corpo e saiba limitar até onde pode chegar. Não importa se alguém levantou mais carga que você. Essa pessoas certamente não ficará dolorida com o exercício mas você certamente ficará.

Não pule o alongamento se quiser evitar a dor do pós treino

dor do pós treino

Embora você possa acreditar que o alongamento não é assim tão importante ele prepara os músculos para a bateria de exercícios que se seguirão. Desta maneira, nunca pule o alongamento que antecede o treino. Você verá que ele pode fazer toda a diferença no pós treino. E por falar em alongamento uma dica que você pode adotar é o uso de um rolo próprio para massagem principalmente nos grupos musculares que mais trabalharam durante o treino daquele dia. É uma atitude simples mas que também contribui para evitar as dores.

E por falar em alongamento alongar-se antes de dormir também pode auxiliar a minimizar as dores no dia seguinte. Isso acontece porque com o alongamento antes de deitar-se você melhora o fluxo sanguíneo e consequentemente facilita a entrega de nutrientes aos músculos danificados durante o treino.

Se você já está com dor…

dor do pós treino

Se você já está com dor a melhor dica que podemos dar é que você descanse estes grupos musculares que estão doloridos. Um músculo pode levar de quarenta e oito a setenta e duas horas para se recuperar plenamente. Desta forma, de este descanso antes de voltar a exercitar esta região. Se você pular este descanso as consequências podem afastá-la por um tempo significativamente maior. Respeite os limites do seu corpo.

Comentários

Uma resposta para “Dicas de saúde: Saiba como evitar a dor do pós treino”

  1. […] Dicas de saúde: Saiba como evitar a dor do pós treino […]