Cross training: Conheça e veja os benefícios da prática

  • Conhecendo o cross training
  • Veja os benefícios da prática
  • As lesões e o cross

O cuidado com o corpo tem sido uma tendência crescente. Cada vez mais nos preocupamos em como estamos. Felizmente ou não este “como estamos” acaba muitas vezes sobre a nossa aparência física. Muitas dietas milagrosas e procedimentos estéticos acabam sendo lançados com a promessa de melhorar a nossa aparência e a relação que temos com o nosso corpo.

Leia mais

Vendas on-line: como eu posso começar?

Sua saúde: Conheça os principais tipos de depressão

Nesta onda de meios para chegar ao corpo perfeito, você certamente já deve ter ouvido falar sobre o crossfit. O crossfit acabou se tornando o queridinho do momento, principalmente de quem sonha em emagrecer justamente por promover uma rápida queima de gordura e a eliminação dos quilinhos a mais.

Crossfit certamente é mais conhecido do que o cross training, nosso tema de hoje. Apresentaremos para você o conceito do cross training e os benefícios que a prática pode trazer, isso quando feita de maneira constante.

Cross training: uma nova forma de se exercitar

Em tese o conceito de cross training se assemelha e muito ao conceito do crossfit e consiste em um estilo de treino que intercala e mistura atividades. Em outras palavras é um tipo de treino que intercala um ou mais esportes com o objetivo de melhorar o corpo do praticante como um todo. É esperado pelos adeptos do cross training uma definição muscular natural e o ganho de um condicionamento físico progressivamente melhor.

Entre os equipamentos que podem ser utilizados podemos citar por exemplo bolas, cordas, pesos, pneus, caixas, barras, dentre inúmeros outros.

Os treinos feitos no cross training são puxados e quanto maior for a intensidade mais rápido os resultados serão alcançados. Podemos dizer que o cross training é indicado para quem busca ganhar força muscular.

Agora que você já sabe o que vem a ser essa nova modalidade de treino, agora vamos aos benefícios desta prática. Os benefícios aqui são alcançados com a pratica constante desta modalidade de treino.

Evita o risco de lesões possíveis em outras atividades

cross training

Um dos grandes benefícios do cross training é auxiliar na prevenção de lesões para atletas que praticam outras atividades. Por exemplo, corredores podem acabar sofrendo devido ao impacto da pisada sobre o solo, com o cross há o fortalecimento da musculatura dos membros inferiores que ajuda na estabilização do impacto sofrido, o que auxilia na prevenção de lesão. Também pode auxiliar na recuperação pós fratura. Mas lembre-se, nada de praticar atividade física lesionada sem acompanhamento médico e ou autorização de um profissional habilitado.

Outro importante benefício do cross training…

cross training

Embora promover o rápido emagrecimento seja o carro chefe da publicidade dada ao cross training esta modalidade de atividade permite que o seu praticante alcance benefícios também em relação a sua saúde mental. A prática dos exercícios propostos pelo cross garante a liberação de hormônios relacionados ao bem-estar. Podemos citar dentre eles  a conhecida serotonina, a ocitocina e também a dopamina.

O cross training treina todo o corpo

cross training

Uma das mais interessantes vantagens desta modalidade de treino é o fato do cross trabalhar todo o corpo. Quando um praticante de musculação realiza os seus treinos tende a trabalhar isoladamente alguns grupos musculares. Quando no training a prática dos exercícios estimula o desenvolvimento de todos os músculos do corpo. Como resultado os praticantes dessa modalidade esportiva tem um ganho de musculatura, a chamada massa magra, mais rapidamente. O seu condicionamento físico tende a melhorar em um tempo menor. Além do condicionamento físico os praticantes do cross training tem igualmente uma rápida definição da musculatura a olhos vistos, como diriam.

Comentários

Uma resposta para “Cross training: Conheça e veja os benefícios da prática”

  1. […] Cross training: Conheça e veja os benefícios da prática […]