Por que os jovens tem cabelos brancos? É possível evitar?

  • Entenda como os fios brancos surgem
  • Qual a idade para o aparecimento dos primeiros fios?
  • É possível evitar os cabelos brancos?

O cabelo pode mexer seriamente com a nossa autoestima. E quando os primeiros fios brancos começam a aparecer dificilmente não corremos ao cabeleireiro dispostas a dar uma verdadeira mão de tinta, por assim dizer. Tentando, assim, a todo o custo esconder estes indesejáveis cabelos brancos.

Leia mais

Possíveis temas de redação do Enem 2019

Benefícios imediatos e surpreendentes da atividade física

Quando o problema é o surgimento solitário de um único cabelo branco muitas mulheres acabam arrancando-o e torcendo para que o problema demore alguns anos para reaparecer. Embora os cabelos brancos sejam algo comum a partir dos trinta anos, sendo inclusive mais comum com quem passou dos quarenta, muitos jovens podem sofrer com os fios brancos.

Recentemente a cantora Marília Mendonça compartilhou o surgimento de seu primeiro fio branco. Embora a cantora não sofra com os cabelos brancos, um único fio com certeza assusta. Marília, tem apenas vinte e quatro anos, desta forma, podemos concluir que os jovens também possuem fios brancos. Mas você saberia dizer por que?

Cabelos brancos ou canície

cabelos brancos

Os cabelos brancos também recebem o nome de canície e podem ser desenvolvidos por uma série de fatores. Quem apresenta os cabelos brancos, mesmo que em pequena quantidade antes dos trinta anos podemos dizer que apresenta a canície precoce. Com o passar dos anos nossos cabelos vão ficando naturalmente grisalhos mas para quem sofre com o problema estes fios são severamente afetados. Saindo, desta forma, muito antes do previsto, dando ao seu portador cabelos fortemente grisalhos.

Dentre os fatores que podemos citar como contribuintes para o surgimento dos fios brancos são as condições genéticas. Outras características que podem levar a este quadro são mais preocupantes como por exemplo a deficiência de B12 que compromete a síntese de melanina. A melanina é a substância responsável pela manutenção da cor dos nossos fios. Problemas na síntese de melanina pode desencadear sérios problemas, no caso dos cabelos o surgimento de fios brancos.

Como os cabelos brancos surgem?

Essa é uma pergunta que certamente você deve ter se feito em algum momento da vida. E bom, não há nenhum segredo em como os fios brancos surgem. Em cada folículo piloso, ou em outras palavras, em cada saída do fio de cabelo há o chamado melanócito que produz melanina. De acordo com a quantidade de melanina produzida temos a tonalidade da cor de cabelo. Com o passar do anos estes melanócitos envelhecem e consequentemente a produção diminui. Com esta diminuição, como esperado, os fios começam a apresentar a coloração mais clara que a de costume. Este cenário se desenrola até que os fios passem a nascer sem nenhuma coloração.

Início dos cabelos brancos e o que pode ser feito?

A idade natural com que os cabelos brancos aparecem é diferente em cada pessoa. Caucasianos, por exemplo, podem apresentar os primeiros fios por volta dos trinta e cinco a quarenta e cinco anos. Os orientais por sua vez podem apresentar cabelos brancos apenas a partir dos quarenta e cinco anos, dos quarenta e cinco anos aos cinquenta e cinco anos. A população negra, entretanto, pode apresentar os primeiros cabelos brancos somente a partir dos cinquenta e cinco anos.

Você deve estar se perguntando se é possível evitar o surgimento dos fios brancos e a resposta é depende. Se os cabelos brancos forem causados por ordens genéticas não há muito o que possa ser feito. Para fatores externos como o tabagismo, ou o estresse, por exemplo, a melhor maneira de evitar o problema é largando o vício e investindo em atividades de lazer. Atividades de lazer para minimizar a onda de estresse. Os fios brancos também podem ser originados por deficiência de B12, como comentamos e neste caso o melhor é investir em alimentos ricos neste nutriente.

Comentários

Uma resposta para “Por que os jovens tem cabelos brancos? É possível evitar?”

  1. […] Por que os jovens tem cabelos brancos? É possível evitar? […]