Benefícios imediatos e surpreendentes da atividade física

  • Benefícios imediatos e a prática regular de exercícios físicos
  • Combate à diabetes
  • Benefícios a longo prazo

Que devemos praticar algum tipo de atividade física certamente isso não é novidade para nenhuma de nós. A recomendação de evitar o sedentarismo é universal e sempre que buscamos atendimento médico a recomendação é para que nos exercitemos mais. Mas também pudera, o exercício físico traz uma série de benefícios ao nosso corpo.

Leia mais

Jogos e aplicativos para o nosso cérebro são confiáveis?

Cross training: Conheça e veja os benefícios da prática

Dentre os mais comuns podemos citar auxiliar no processo de emagrecimento e na significativa melhora da nossa disposição.  Mas estes não são os únicos, há uma série de outros benefícios imediatos que a prática da atividade física proporciona.

A necessidade da atividade física é muito conhecida mas nem sempre os seus benefícios são lembrados. Para despertar a vontade de praticar em você que tal conhecermos estes benefícios imediatos que a atividade física proporciona?

Benefícios imediatos e a prática regular

benefícios

Não importa qual seja o tipo de atividade física que você escolha praticar. Pode ser corrida, musculação, até mesmo dança ou ginástica. Na prática de um exercício físico há uma série de benefícios que sentimos imediatamente, mas estes benefícios são curtos e passageiros. Entretanto quando você adiciona este hábito a sua rotina os benefícios passam a ser duradouros. Com isso você tem uma melhora significativa na sua qualidade de vida.

Logo após ter finalizado a sua série de exercícios o que acontece com o seu corpo é uma espécie de transformação que se prologa por um determinado período. Este período pode demorar alguns bons minutos ou até mesmo horas a depender da intensidade da prática. Neste caso exercícios de alta intensidade são os mais indicados como o Crossfit e o crosstraining, por exemplo.

Esta transformação é resultado da produção e liberação de uma série de hormônios dentre eles o cortisol e também a adrenalina e a testosterona. Estes hormônios auxiliam no relaxamento o que proporciona controle dos sintomas da ansiedade e concomitante do estresse. Estes hormônios podem inclusive melhorar o seu humor.

A prevenção ao diabetes

benefícios

Cerca de trinta minutos após a prática da atividade é comum que você sinta uma imensa onda de bem estar. Esta onda também ocasionada pelos hormônios que comentamos anteriormente.

Quando a prática se torna constante e de maneira regular o que se pode perceber é que o seu corpo se acostuma a estes compostos e a sensação de prolonga por mais tempo.

Um outro benefício que podemos perceber com o passar do tempo é que os exercícios passam a atuar como um tipo de agente preventivo do diabetes. Mas por que? Você deve estar se perguntando, bom, vamos lá. Com a prática da atividade física o seu corpo começa a desenvolver a musculatura. Estes músculos gastam uma quantidade maior de açúcar. Este açúcar é tirado da corrente sanguínea fazendo o nosso pâncreas produzir uma quantidade significativamente menor de insulina e o nosso organismo não é resistente a ela.

Uma curiosidade interessante quanto aos benefícios do esporte é a questão da queima de gordura estocada. De acordo com alguns estudos o organismo passa a queimar os estoques de gordura cerca de três horas após o encerramento do treino.

A prática regular

Os benefícios da prática regular são ainda mais satisfatórios se você precisa de um pequeno impulso para começar a treinar. Com cerca de um mês de treino diariamente é possível que você perceba uma melhora no seu condicionamento físico como um todo. Em outras palavras além de se sentir disposta para estas atividades é como se você tivesse também energia para realizá-las. Você não se sentirá mais cansada apenas por ir ao supermercado ou realizar uma pequena caminhada.