Possíveis temas de redação do Enem 2019

  • A importância da redação do Enem
  • Como se sair bem
  • Temas de redação Enem 2019

Falta cerca de um mês e meio para a tão esperada prova do Enem. Mais de cinco milhões de estudantes realizarão a prova este ano em nosso país. Como não poderia ser diferente a redação é sem dúvida alguma a parte mais esperada de toda a prova pelos candidatos. Isso porque uma nota zero na redação pode tirar o estudante de programas importantes como o Fies, o Sisu e também o Prouni. Uma boa nota em contrapartida pode garantir uma vaga em uma boa faculdade.

Leia mais

Conheça os benefícios do abacate e adicione-o ao seu cardápio

É possível vencer a ansiedade sem medicamento?

A temida redação é tão importante para o candidato porque somente ela vale mil pontos. O que pode acabar ajudando quem não foi tão bem em alguma outra prova. Compensando, por assim dizer, o rendimento do estudante.

Temas de redação Enem 2019

Não é de hoje que se especula os temas de redação que podem ser abordados nas provas do Enem. Isso acontece porque um bom conhecimento prévio sobre o assunto pode determinar um bom desempenho na hora de escrever o seu texto. Entretanto, saber o que encontraremos ao abrir aquele caderno de prova é uma tarefa difícil. Mas há sempre especulações acerca da temática a ser abordada. Em 2015, por exemplo, professores de cursinhos a fora previram que o tema seria a violência contra a mulher e de fato acertaram. Mas não se deixe enganar às vezes os temas de redação podem ser completamente inimagináveis como em 2017, onde foi abordado a formação educacional para surdos.

Especulações é o que não faltam. E partindo do princípio de que os temas da redação são assuntos mais voltados as questões do nosso país e dificilmente abordam questões globais. E partindo também do princípio que quase sempre são abordadas questões que necessitam de intervenção, trouxemos aqui alguns possíveis temas de redação para o Enem 2019.

Vale lembrar que este ano o Ministério da Educação assegurou que o tema da redação este ano não será nada polêmico ou ideológico. Ou seja, não abordará questões diretamente relacionadas com movimentos sociais nem voltamos a sexualidade ou coisas do tipo.

Temas de redação: Tema 1 – Combate a depressão

temas de redação

Embora haja no Brasil ações que visam combater o avanço da depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil está entre os dez países com a maior taxa de suicídios. Segundo dados divulgados, em apenas dez anos o número de pessoas diagnosticadas com depressão subiu quase 20%. Caso seja o tema da redação este ano, o candidato será indagado sobre a progressão da doença tal como ações de políticas públicas para o seu combate.

Temas de redação: Tema 2 – Epidemias

temas de redação

Este ano tivemos no país a volta de algumas doenças que eram consideradas erradicadas em nosso país. Podemos citar como exemplo desta situação, o sarampo. Por conta disso, o tema de epidemias e a erradicação de doenças é um tema bem contado por educadores em todo o Brasil. Até mesmo por conta do chamado movimento anti-vacina. O candidato caso o tema seja este pode ser questionado sobre duas questões. As ações sociais e intervenções públicas que podem ser adotadas para a manutenção da saúde pública.

Temas de redação: Tema 3 – Controle parental

temas de redação

Este é um tema curioso que pode cair este ano na redação do Enem. A sociedade brasileira como um todo tem visto e sofrido os impactos da disseminação e do uso das tecnologias de informação. E este problema se estende também ao uso das mídias. Qual seria então o papel dos pais na educação para o uso destas ferramentas? Esta poderia ser a problemática proposta pelo MEC.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Possíveis temas de redação do Enem 2019”