Pontas duplas: o que causa e como acabar com o problema

  • Conhecendo a estrutura dos fios
  • Fontes de calor são extremamente prejudiciais
  • Aposte em finalizadores que podem trazer um resultado imediato

Como sabemos um cabelo bem cuidado diz muito sobre nós. Diz sobre a nossa personalidade, age sobre a nossa autoestima e pode até mesmo expressar a nossa saúde. Então quaisquer eventuais problemas podem minar inúmeras áreas de nossa vida. A autoestima é a primeira a sofrer e nós mulheres sabemos muito bem disso.

Leia mais

Por que os cofres tem o formato de porquinho?

A joelheira Arimo é boa?

E por falar em questões que nós mulheres sabemos bem, o que mais afeta os nossos cabelos são as pontas duplas. Deixam os cabelos fracos, quebradiços e com aspecto e textura desagradáveis. Mas você sabe o que causa o problema e principalmente como evitá-lo? É sobre isso que falaremos no post de hoje.

A estrutura dos fios e as pontas duplas

pontas duplas

O fio dos nossos cabelos é composta por duas estruturas diferentes. Uma delas é o córtex que diz respeito a área interna e é o que garante força aos fios. A cutícula por sua vez é responsável pela distribuição dos nutrientes. Essa é a área mais afetada pelos danos ocasionados aos fios. Como você deve supor, é na cutícula que as pontas duplas ocorrem.

A cutícula é composta primordialmente de lipídios. Quando expomos o nosso cabelo a agentes externos dos mais diversos prejudicamos os fios. Podemos colocar como agentes externos a poluição, a exposição a fontes de calor como chapinhas, secador, escovas e ademais.

Os cabelos cacheados são os que mais sofrem com o problema. Isso acontece porque o formato do próprio cabelo dificulta com que os nutrientes cheguem até as pontas o que favorece o enfraquecimento e consequentemente a quebra e o aspecto que conhecemos bem.

E como evitar o chato problema das pontas duplas?

Se você quer evitar o problema das pontas duplas a maneira mais simples é por meio de uma alimentação saudável. Além da alimentação saudável que é capaz de fornecer todos os nutrientes, vitaminas e minerais para a saúde dos seus fios use sempre protetor térmico. Este uso deve ser adotado antes de expor os seus fios as fontes de calor.

A temperatura do banho também pode ser ajustada para evitar desgastes no fio. Escolha sempre a água morna.

Uma outra dica nossa que pode te ajudar a evitar as terríveis pontas duplas é permitir que o seu cabelo seque naturalmente ao menos duas vezes por semana.

Como resolver?

Mas às vezes caso o seu cabelo já tenha sido comprometido severamente pelas pontas duplas talvez estas soluções já não sejam mais válidas para você. Caso você precise resolver o problema o mais fácil acaba sendo o corte das pontas. Retirando, desta forma, todas as pontas queimadas, fracas, quebradas e duplas. E engana-se quem pensa que o corte das pontas sacrifica muito dos fios, muito pelo contrário. Há inúmeras opções de corte que garantem que você diga adeus as pontas duplas sem perder muito o comprimento das madeixas.

A hidratação também é fundamental para resolver o problema, ou ao menos ajuda atuando para preveni-lá. O cabelo seco, sem umidificação tem propensão a adquirir o aspecto seco e desagradável além de favorecer as pontas duplas igualmente. Recomendamos que você invista em cremes potentes para hidratações semanais.

Está com as pontas duplas e está cuidando para que o problema seja minimizado? Apostar em finalizadores e leave-ins pode te ajudar uma vez que estes produtos atuam como um tipo de maquiagem para os nossos fios. Mas lembre-se, atuam apenas como coadjuvantes para ações de tratamento mais abrangentes e completas. Em outras palavras estes produtos mantêm a aparência saudável dos fios durante o tratamento.

Comentários

Uma resposta para “Pontas duplas: o que causa e como acabar com o problema”

  1. […] Como acabar com o problema das pontas duplas […]