Por que os cofres têm formato de porquinho?

  • A história mais surpreendente que você vai ler hoje
  • Pirly pigs e os porquinhos da vida real
  • Como manter o seu porquinho sempre cheio

Poupar nem sempre é uma tarefa fácil. Mas até mesmo para quem não consegue poupar sabe que os típicos cofres são representados em um formato de porquinho. Você saberia dizer por que os cofres onde depositamos nossas economias apresentam este peculiar formato?

Leia mais

Por que o cabelo cai durante o emagrecimento?

Dicas para diminuir o sal no dia-a-dia

Se você acredita que o motivo pelo qual os cofres tem esta forma seja um motivo incrível e fantástico, já avisamos. Você vai se surpreender.

Por que os cofres tem formato de porquinho?

porquinho

Não se sabe ao certo porque os cofres apresentam este formato mas a história mais aceitável é esta que vamos compartilhar com você. Segundo historiadores no norte do Reino Unido e também na Escócia, as peças produzidas exclusivamente para as camadas mais pobres da sociedade eram chamadas de pig, há muito tempo atrás.

Ao que tudo indica, entretanto, este conceito de pig não estava relacionado ao animal, ao porquinho, mas sim ao material com que estes produtos eram produzidos.

Com o passar do tempo foram sendo criados cofres deste mesmo material e como não poderia ser diferente estas peças também era genericamente chamadas de pig, ou piggs. Mas novamente não tinha nenhuma relação com o porquinho, o animal. Os cofres muitas vezes também eram chamados de pirly pig, que era junção do termo genérico empregado e o conceito usado para guardar moedas.

Passado um período de nossa história, os artesãos começam a produzir cofres com o formato do animal como uma curiosa forma de brincar com o trocadilho do pig. Como pig era usado genericamente os artesãos passaram a fazer cofres com este formato visto que todas as peças cerâmicas seriam denominadas desta forma, independente do que de fato fossem.

Bom, como nós dissemos, a história por trás dos formatos de nossos cofrinhos é curiosa. Mas aproveitamos este post para trazer algumas dicas de economia para você. Afinal, nada mais interessante do que ter fundos para depositar em seu porquinho, ou cofre.

Economizar é possível

porquinho

O primeiro erro que cometemos na hora de economizar é justamente não pensar que isso é possível. Estamos tão acostumados com determinados gastos que muitas vezes nem nos damos contas que podem ser enxugados e até mesmo cortados. Por que você insiste em pagar a mensalidade da academia que você não vai? Pagar a mensalidade não vai te fazer fitness. Então se você não tem tempo para frequentá-la por que não cortar este gasto? Mas a academia não é o único.

As refeições fora de casa podem ser minimizadas? Comer fora muitas vezes acaba sendo imprescindível em determinadas ocasiões, mas será que em todas? Veja quanto custa o seu almoço médio e veja quanto você tem gastado com isso.

Outra opção para que você consiga economizar é dar adeus ao cartão de crédito. Embora seja uma ferramenta muitas vezes crucial em nossas vidas pode trazer inúmeras dores de cabeça. Se você não possui dinheiro para uma compra a vista reavalie quantas vezes julgar necessário a relevância daquela aquisição. Qual o motivo desta compra? Eu posso viver sem isso agora? A compra é motivada apenas pelas questões sociais do produto? Caso seja este o caso evite.

Compras impulsivas no cartão de crédito podem comprometer severamente o seu orçamento para o próximo mês. O que acaba limitando o seu poder de compra e aumentando ainda mais as chances de você acabar por necessidade recorrendo novamente ao cartão. Temos desta maneira um ciclo vicioso difícil de ser quebrado. Dê férias ao seu cartão de crédito e estabeleça um limite de compras.

 

Comentários

2 respostas para “Por que os cofres têm formato de porquinho?”

  1. […] Por que os cofres têm formato de porquinho? […]

  2. […] Por que os cofres tem o formato de porquinho? […]