Como retomar a vida sexual após a maternidade?

  • Respeite o tempo do seu corpo
  • Estabeleça momentos a dois como prioridade
  • A importância das preliminares

Você acabou de dar a luz ao seu primeiro filho. Você respeitou toda a recomendação médica para o pós parto e agora se pergunta como retomar a vida sexual após o nascimento do bebê? Nós podemos te ajudar.

Leia mais

Por que os cofres têm formato de porquinho?

Dicas para diminuir o sal do seu dia a dia

O que você precisa saber?

É preciso que antes de mais nada o companheiro saiba que é necessário um tempo para que o corpo da mulher volte ao normal após o nascimento do filho. É necessário que o útero diminuía e volte ao seu local natural. Também é necessário esperar que as estruturas internas concomitantemente voltem ao seu local.

Este prazo tem em média quarenta dias mas podem ocorrer oscilações. Desta forma, somente o seu médico de confiança poderá determinar quando a sua vida sexual poderá ser retomada. Este prazo deve ser conversado com o parceiro até mesmo antes do nascimento do bebê para evitar que haja cobranças em relação a vida sexual do casal.

Uma dica que podemos dar é que você inclua o papai em todas as atividades relacionadas aos cuidados com o bebê. Assim sendo, ele terá uma ideia de quanto esta rotina é cansativa e demanda muito da mulher. Amamentação, cuidados gerais com a criança, dentre outras coisas.

Outra dica para que vocês possam retomar a vida a dois é respeitar o tempo da mulher. O nascimento de um filho pesa muito mais para a mulher. O momento é marcado por uma baixa autoestima visto que o seu corpo ainda não voltou totalmente ao normal com o nascimento do filho. E não podemos nos esquecer de todas as cobranças em relação a maternidade que recaem sobre a mãe.

Começando a vida sexual após o nascimento

Passando por todos os “protocolos” que comentamos anteriormente o primeiro passo é começar aos poucos. Reserve um tempo só para o casal. Como o bebê ainda estará muito pequeno vocês nem mesmo precisam sair de casa. Com pouco mais de dois meses o recém nascido terá uma rotina de sono quase praticamente estabelecida.

Crie um ambiente favorável para que o casal esteja confortável. Assistir um filme ou algo do tipo é uma boa pedida. Um jantar especial também. Não precisa ser nada muito rebuscado, mas tenha os momentos a dois como algo prioritário para o casal. Se você não sabe o que poderia fazer simplesmente um banho juntos já serve para aproximar o casal.

Tenha bom humor

Esta pode não parecer uma dica interessante ou importante mas cá entre nós é fundamental. Veja, por conta do processo de amamentação os seus seios estarão cheios de leite. Leite este que pode acabar vazando no parceiro durante o sexo. Senso de humor para uma situação como esta é crucial, não é mesmo?

Você vai precisar de lubrificantes

Vocês nunca precisaram de lubrificantes para o momento de intimidade do casal? Pois bem, possivelmente vocês vão precisar do lubrificante durante um determinado tempo. Isso acontece porque por conta de mudanças hormonais que o corpo da mulher sofre com o nascimento do filho e o processo de amamentação o estrogênio diminui drasticamente. Com esta baixa deste hormônio a secura vaginal pode ocorrer, o que vai tornar a relação dolorosa, desconfortável e nada prazerosa.

Preliminares são fundamentais

vida sexual

Como sabemos o desejo da mulher é consistente diferente da do homem. Por isso investir em preliminares acaba sendo ainda mais importante. Muitos homens acabam se preocupando apenas com a penetração mas o sexo vai muito além disso e o prazer pode ser alcançado de diversas outras maneiras.


Publicado

em

por