Doenças comuns em crianças durante o inverno

  • Os problemas mais comuns destas doenças são a tosse, a febre e a dificuldade para respirar
  • Os agentes podem ser virais, bacterianos ou fúngicos
  • Para a mais grave há vacina

Quem tem filhos sabe que os pequenos adoecem ou podem adoecer com certa facilidade. O que é uma preocupação constante para os papais de plantão. Você sabia, entretanto, que há doenças mais comuns especialmente nesta época do ano? O inverno? E é sobre isso que falaremos hoje.

Leia mais

Remédio manipulado e de laboratório: qual escolher?

Cuidados com o seus lábios no inverno

O que o inverno traz consigo?

doenças comuns

Basta apenas que o termômetro caia alguns pontos e voá-la, estamos com algum resfriado ou gripe. É praticamente impossível alguém que consiga passar a estação mais fria do ano sem um nariz entupido ou ainda uma tosse chata. E quando pensamos nisso as crianças são as mais propensas a sofrem com as tais doenças comuns de inverno.

Uma das doenças mais comuns de acontecerem durante o inverno é a chamada bronquiolite. É uma doença de caráter viral que pode ser ocasionada pelo vírus sincicial respiratório. Esse vírus pode entrar em contato com o nosso organismo por meio do ar que pode estar contaminado bem como por meio de objetos expostos ao vírus.

Esta é uma das doenças de inverno mais comuns de acometerem bebês e crianças com menos de dois anos. Os seus sintomas não costumam ser graves e vão desde coriza, congestão nasal a dificuldades para respirar. A partir do quinto ao sexto dia os sintomas se divergem do início. Sendo manifesto com uma maior produção de secreção, cansaço e chiado na garganta. No tratamento há algumas opções ou frentes de atuação que podem ser a inalação e também a lavagem nasal. Em caso de internação o tratamento se concentra na oxigenoterapia. Apesar de não ser uma doença aparentemente assim tão grave se não tratada corretamente pode causar infecções e ainda insuficiência respiratória. Mas essa é só uma das doenças comuns de inverno em nossos pequenos.

A gripe e o resfriado são doenças comuns

Outra doença totalmente comum nesta época do ano, como comentamos no início deste post são as gripes e os resfriados. Doenças comuns que acometem a todos nós não apenas as nossas crianças. A gripe é causada por um vírus mais comumente pelo vírus do tipo influenza. Esse vírus ao se instalar em nosso corpo apresenta um tempo de incubação de cerca de cinco dias.

Passado este período as crianças (e isso vale para nós também como adultos) começamos com os sintomas iniciais que são falta de ar, vermelhidão nas mucosas, obstrução nasal, mal-estar e ainda falta de ar. Como bem sabemos a resposta do nosso corpo a exposição ao vírus bem como os seus poderes dentro de nosso organismo depende e muito de nossa imunidade. No caso da gripe e dos resfriados os medicamentos a priori para o tratamento são similares e envolvem desde xaropes expectorantes, antitérmicos, analgésicos e também broncodilatadores.

A pneumonia é uma doença comum nesta época

A pneumonia é uma doença comum nesta época do ano. Entretanto é preciso que você saiba que é possível de se contrair em qualquer período e se trata de uma doença severa. Sumariamente é desencadeada por bactérias, sendo a sua principal forma de contagio. Todavia, pode ser causada também por fungos e bactérias. Como adiantamos é uma doença severa e os seus sintomas vão desde dificuldades para respirar, tosse, febre e dor no tórax.

Quanto ao tratamento a pneumonia é tratada diretamente com antibióticos e em casos mais severos de internação o medicamento pode ser manipulado de maneira intravenosa no paciente.

Apesar de ser uma doença comum no inverno há vacinas que podem auxiliar na sua prevenção. Além dos cuidados necessários que toda doença respiratória exige a pneumonia possui tais vacinas que são ministradas na infância e atuam combatendo as bactérias que a desencadeia.

Comentários

Uma resposta para “Doenças comuns em crianças durante o inverno”

  1. […] Doenças comuns em crianças durante o inverno […]