Como superar o sentimento de frustração? 

  • O sentimento de frustração e sua complexividade em nossas vidas
  • É possível superar a frustração com dicas simples?
  • Qual a importância de terceiros neste processo?

Somos cobertos por sentimentos dos mais diversos. Sentimentos de dor, angústia, tristeza, euforia e também frustração. Sentimentos complexos muitas vezes de difícil compreensão.

Leia mais

Doenças comuns em crianças durante o inverno

Como controlar a vontade de comer doces?

Você planeja uma super festa e praticamente tudo dá errado. Você começa uma árdua dieta e os resultados não vem. Você tem uma série de atividades para fazer ao longo do dia e não dá conta de tudo. Habitualmente nos sentimos frustrados e o sentimento de frustração muitas vezes pode ser totalmente incapacitante. Isso porque é resultado de uma expectativa que você criou que por algum motivo não foi concretizada.

O sentimento de frustração

Quando voltamos para casa sem a conclusão de todos os nossos objetivos, comumente somos embargados pelo sentimento de frustração. Sentimento este que pode ser sintetizado como a não realização de algo esperado bem como a contrariedade que um indivíduo pode sofrer.

Mas e como superar e lidar com o sentimento de frustração? Para isso reunimos algumas dicas que te ajudarão a encarar estas situações da melhor forma possível.

O primeiro passo é racionalizar

Muitas das situações frustrantes que nos deparamos poderiam ser evitadas. Por isso melhor do que propriamente saber lidar com o sentimento de frustração poder evitá-lo é ainda melhor.

Para isso é necessário desenvolver um estado de blindagem com a capacidade de identificar possíveis situações com o risco de se transformar em frustração.

Se você precisa tomar decisões e fazer escolhas e acredita que uma delas pode ser desfavorável o primeiro passo é avaliar todas as suas opções. A partir de todas as suas opções avalie as suas consequências e desdobramentos. Diante disso tenha sempre um plano B a partir da sua escolha. Se algo não sair como o esperado você terá uma segunda opção e assim lidar com o que saiu errado será mais fácil.

Tenha os pés no chão e deixe a frustração para trás

Muito do que nos leva ao sentimento de frustração é resultado das nossas altas expectativas sobre determinada coisa. Isso acontece porque mesmo sabendo que nem sempre as coisas vão acontecer como esperamos colocamos nossas expectativas sobre a vida e sobre as outras pessoas. É aquilo que algumas pessoas chamam de construir castelos de areia. Então se você quer saber como lidar com a frustração mantenha os seus pés no chão e saiba sobre o que está ao seu alcance e aquilo que não está. Foque no que é real, palpável e possível, mantenha os pés nos chão.

Se você acredita que não consegue viver sem tamanha expectativa o indicado é investir em exercícios que trabalhem a sua paciência. Recomendamos que você invista em pilates, yoga, e até mesmo atividades físicas são excelentes para controlar a ansiedade e o constante pensamento no futuro.

Esteja cercado por pessoas das quais você gosta

sentimento de frustração

Essa pode parecer a dica mais boba de toda a nossa lista mas de fato pessoas que estão amparadas por aquelas que elas amam tem mais facilidade para superar frustrações e momentos difíceis. Isso acontece porque estamos mais emocionalmente estáveis e seguros. Fora que quando temos pessoas a nossa volta podemos pensar mais facilmente em estratégias e ideias de como contornar a situação que por algum motivo não saiu como esperávamos que saísse.

Da mesma forma, pessoas mais flexíveis estão mais naturalmente preparadas para situações frustrantes. Uma vez que estas pessoas não tem dificuldades em colocar em ação um plano B. Plano este que muitas vezes pode ter um resultado muito mais satisfatório que o plano inicialmente pensado.

 


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “Como superar o sentimento de frustração? ”

  1. […] Como superar o sentimento de frustração? […]

  2. […] Como superar o sentimento de frustração com dicas simples […]